APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOS SANTOS BRITO, AÍDA TERESA
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MARQUES FORTES LUSTOSA, ANA VALÉRIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1370
Resumo: Entender a inclusão na escola é trabalhar com a realidade de que todas as pessoas têm direito a um espaço para desenvolver oportunidades condizentes com suas habilidades e necessidades. Nesse sentido, pesquisadores estão preocupados em investigar outros recursos que possam ser alternativos e/ou suplementares à fala com o objetivo de possibilitar aos alunos com severos distúrbios na comunicação oral a inclusão social e escolar. O objetivo deste trabalho foi analisar as implicações do uso de Sistemas Suplementares e ou Alternativos de Comunicação (SSAC) como instrumentos de um processo de inclusão de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento em uma escola regular da rede particular de ensino, para tal foi realizada uma pesquisa ação, na qual as atividades foram realizadas com 05 professoras de uma escola regular, visando compreender de maneira específica o fenômeno da transformação do ambiente escolar em um contexto que promova inclusão dessas crianças, a produção de um material em cooperação com as professoras que possibilite uma ampliação e transformação de suas práticas vigentes e analisar a participação efetiva das professoras na sua formação como propulsora de novos conhecimentos. Entre os resultados encontrados obteve-se a ampliação do processo comunicativo dos alunos nas situações de ensino e aprendizagem, por meio de um percurso que selecionou, implementou e adequou recursos comunicativos. Como eixo central desta pesquisa está a abordagem histórico-cultural de Vigotsky (1984, 1994, 1998 e 2000) e os conceitos decorrentes dessa teoria, em especial a Zona de Desenvolvimento Proximal e o de mediação, assim como as idéias de Bakhtin (1992), Luria (1987), Perrenoud (1997), Reily (2004), Pereira (2001), Almirall, Soro-Camats e Bultó (2003), Leboyer (1995), entre outros.
id UFPI-5_28b12fd00b2a06b252f15af5b3a797bf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1370
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTOInclusãoSistemas SuplementaresAlternativos de ComunicaçãoTGDEntender a inclusão na escola é trabalhar com a realidade de que todas as pessoas têm direito a um espaço para desenvolver oportunidades condizentes com suas habilidades e necessidades. Nesse sentido, pesquisadores estão preocupados em investigar outros recursos que possam ser alternativos e/ou suplementares à fala com o objetivo de possibilitar aos alunos com severos distúrbios na comunicação oral a inclusão social e escolar. O objetivo deste trabalho foi analisar as implicações do uso de Sistemas Suplementares e ou Alternativos de Comunicação (SSAC) como instrumentos de um processo de inclusão de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento em uma escola regular da rede particular de ensino, para tal foi realizada uma pesquisa ação, na qual as atividades foram realizadas com 05 professoras de uma escola regular, visando compreender de maneira específica o fenômeno da transformação do ambiente escolar em um contexto que promova inclusão dessas crianças, a produção de um material em cooperação com as professoras que possibilite uma ampliação e transformação de suas práticas vigentes e analisar a participação efetiva das professoras na sua formação como propulsora de novos conhecimentos. Entre os resultados encontrados obteve-se a ampliação do processo comunicativo dos alunos nas situações de ensino e aprendizagem, por meio de um percurso que selecionou, implementou e adequou recursos comunicativos. Como eixo central desta pesquisa está a abordagem histórico-cultural de Vigotsky (1984, 1994, 1998 e 2000) e os conceitos decorrentes dessa teoria, em especial a Zona de Desenvolvimento Proximal e o de mediação, assim como as idéias de Bakhtin (1992), Luria (1987), Perrenoud (1997), Reily (2004), Pereira (2001), Almirall, Soro-Camats e Bultó (2003), Leboyer (1995), entre outros.Universidade Federal do Piauí2013-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1370Languages, Education and Society; No. 28 (2013); 223-246Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 28 (2013); 223-246Linguagens, Educação e Sociedade; n. 28 (2013); 223-2462526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1370/1220Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS BRITO, AÍDA TERESA MARQUES FORTES LUSTOSA, ANA VALÉRIA 2022-02-02T18:38:02Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1370Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:38:02Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO
title APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO
spellingShingle APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO
DOS SANTOS BRITO, AÍDA TERESA
Inclusão
Sistemas Suplementares
Alternativos de Comunicação
TGD
title_short APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO
title_full APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO
title_fullStr APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO
title_sort APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO
author DOS SANTOS BRITO, AÍDA TERESA
author_facet DOS SANTOS BRITO, AÍDA TERESA
MARQUES FORTES LUSTOSA, ANA VALÉRIA
author_role author
author2 MARQUES FORTES LUSTOSA, ANA VALÉRIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOS SANTOS BRITO, AÍDA TERESA
MARQUES FORTES LUSTOSA, ANA VALÉRIA
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Sistemas Suplementares
Alternativos de Comunicação
TGD
topic Inclusão
Sistemas Suplementares
Alternativos de Comunicação
TGD
description Entender a inclusão na escola é trabalhar com a realidade de que todas as pessoas têm direito a um espaço para desenvolver oportunidades condizentes com suas habilidades e necessidades. Nesse sentido, pesquisadores estão preocupados em investigar outros recursos que possam ser alternativos e/ou suplementares à fala com o objetivo de possibilitar aos alunos com severos distúrbios na comunicação oral a inclusão social e escolar. O objetivo deste trabalho foi analisar as implicações do uso de Sistemas Suplementares e ou Alternativos de Comunicação (SSAC) como instrumentos de um processo de inclusão de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento em uma escola regular da rede particular de ensino, para tal foi realizada uma pesquisa ação, na qual as atividades foram realizadas com 05 professoras de uma escola regular, visando compreender de maneira específica o fenômeno da transformação do ambiente escolar em um contexto que promova inclusão dessas crianças, a produção de um material em cooperação com as professoras que possibilite uma ampliação e transformação de suas práticas vigentes e analisar a participação efetiva das professoras na sua formação como propulsora de novos conhecimentos. Entre os resultados encontrados obteve-se a ampliação do processo comunicativo dos alunos nas situações de ensino e aprendizagem, por meio de um percurso que selecionou, implementou e adequou recursos comunicativos. Como eixo central desta pesquisa está a abordagem histórico-cultural de Vigotsky (1984, 1994, 1998 e 2000) e os conceitos decorrentes dessa teoria, em especial a Zona de Desenvolvimento Proximal e o de mediação, assim como as idéias de Bakhtin (1992), Luria (1987), Perrenoud (1997), Reily (2004), Pereira (2001), Almirall, Soro-Camats e Bultó (2003), Leboyer (1995), entre outros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1370
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1370/1220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 28 (2013); 223-246
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 28 (2013); 223-246
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 28 (2013); 223-246
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443391619072