Perceptions of mothers of children with autism or intellectual disabilities on the use of a framework educational
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/127906 |
Resumo: | O ano de 2020 foi marcado pela pandemia de Covid-19, que levou muitas famílias a ficarem em isolamento social. Esta situação demandou a reorganização da oferta dos serviços educacionais especializados, por meio do uso de ferramentas digitais. O objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções de mães de estudantes com autismo ou deficiência intelectual que já realizavam intervenção comportamental e que passaram então, a utilizar um framework computacional, denominado de SEIA, para a aplicação de atividades educacionais remotas. Participaram da pesquisa, cinco mães que responderam um questionário sobre intervenções durante o isolamento e avaliação do framework para aplicação de objetivos de ensino. Profissionais interdisciplinares que aplicavam a intervenção comportamental antes da pandemia elaboraram diferentes atividades para os cinco filhos, enquanto suas mães reaplicavam essas atividades em casa. Após a avaliação, as mães declararam que o framework foi uma ferramenta viável para aplicar atividades educacionais remotas. |
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Perceptions of mothers of children with autism or intellectual disabilities on the use of a framework educationalPercepções de mães de filhos com autismo ou deficiência intelectual sobre uso de framework educacional O ano de 2020 foi marcado pela pandemia de Covid-19, que levou muitas famílias a ficarem em isolamento social. Esta situação demandou a reorganização da oferta dos serviços educacionais especializados, por meio do uso de ferramentas digitais. O objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções de mães de estudantes com autismo ou deficiência intelectual que já realizavam intervenção comportamental e que passaram então, a utilizar um framework computacional, denominado de SEIA, para a aplicação de atividades educacionais remotas. Participaram da pesquisa, cinco mães que responderam um questionário sobre intervenções durante o isolamento e avaliação do framework para aplicação de objetivos de ensino. Profissionais interdisciplinares que aplicavam a intervenção comportamental antes da pandemia elaboraram diferentes atividades para os cinco filhos, enquanto suas mães reaplicavam essas atividades em casa. Após a avaliação, as mães declararam que o framework foi uma ferramenta viável para aplicar atividades educacionais remotas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/127906Computers in education: theory & practice; Vol. 26 No. 1 (2023): Informática na Educação: teoria e prática; 64-72Informática na educação: teoria & prática; v. 26 n. 1 (2023): Informática na Educação: teoria e prática; 64-721982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/127906/90446http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernanda Aparecida Barbosa de AraujoPriscila BenitezDiogo Fernando TrevisanDA ROCHA, LUIZ RENATO MARTINSJoão Paulo Gois2023-11-28T11:45:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/127906Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2023-11-28T11:45:39Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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