Paisagens Informação: o efeito das tecnologias digitais na arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spohr, Fúlvia da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Biazus, Maria Cristina Villanova
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/28043
Resumo: Este artigo elabora alguns questionamentos sobre a produção de subjetividade contemporânea na interface das tecnologias digitais a partir da discussão dos modos pelos quais tais tecnologias têm sido apropriadas pelo campo da arte. Assistindo a processos de intervenção em arte cada vez mais tecnológicos e inusitados é possível analisar sob esse pano de fundo a criação estética e seus desdobramentos nos modos de produção de subjetividade que surgem em reformulações referentes ao corpo, ao sujeito e a consciência colocando em xeque tais noções forjadas na modernidade. Na emergência da relação com as tecnologias digitais, os indivíduos cada vez mais experimentam a si mesmos a partir de fluxos heterogêneos, efeito do engendramento sensório-motor envolvendo experiências audiovisuais especialmente. Para operar tal análise produzimos um diálogo com o pensamento de Gilbert Simondon, tomando como condutor seu conceito de Informação, o qual o autor concebe como sendo um modo de organização, nunca relativo a uma realidade única e homogênea. Deste modo, ao pensarmos novas bases para o problema do sujeito contemporâneo Simondon nos auxilia a construir uma noção de processo de produção de subjetividade aonde as percepções de mundo, entendidas aqui como paisagens, são sempre parciais e mutáveis sujeitas ao encontro que estabelecem, neste caso, com as tecnologias adotadas pelo campo da arte tecnológica multimídia digital e eletrônica
id UFRGS-7_4dc7273eb22e2a21199e226617f876b3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/28043
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Paisagens Informação: o efeito das tecnologias digitais na arte contemporâneaartetecnologiainformaçãosubjetividadeindividuação.Imagem e produção de subjetividadeEste artigo elabora alguns questionamentos sobre a produção de subjetividade contemporânea na interface das tecnologias digitais a partir da discussão dos modos pelos quais tais tecnologias têm sido apropriadas pelo campo da arte. Assistindo a processos de intervenção em arte cada vez mais tecnológicos e inusitados é possível analisar sob esse pano de fundo a criação estética e seus desdobramentos nos modos de produção de subjetividade que surgem em reformulações referentes ao corpo, ao sujeito e a consciência colocando em xeque tais noções forjadas na modernidade. Na emergência da relação com as tecnologias digitais, os indivíduos cada vez mais experimentam a si mesmos a partir de fluxos heterogêneos, efeito do engendramento sensório-motor envolvendo experiências audiovisuais especialmente. Para operar tal análise produzimos um diálogo com o pensamento de Gilbert Simondon, tomando como condutor seu conceito de Informação, o qual o autor concebe como sendo um modo de organização, nunca relativo a uma realidade única e homogênea. Deste modo, ao pensarmos novas bases para o problema do sujeito contemporâneo Simondon nos auxilia a construir uma noção de processo de produção de subjetividade aonde as percepções de mundo, entendidas aqui como paisagens, são sempre parciais e mutáveis sujeitas ao encontro que estabelecem, neste caso, com as tecnologias adotadas pelo campo da arte tecnológica multimídia digital e eletrônicaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioncartografiaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2804310.22456/1982-1654.28043Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/28043/29973Spohr, Fúlvia da SilvaBiazus, Maria Cristina Villanovainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/28043Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Paisagens Informação: o efeito das tecnologias digitais na arte contemporânea
title Paisagens Informação: o efeito das tecnologias digitais na arte contemporânea
spellingShingle Paisagens Informação: o efeito das tecnologias digitais na arte contemporânea
Spohr, Fúlvia da Silva
arte
tecnologia
informação
subjetividade
individuação.
Imagem e produção de subjetividade
title_short Paisagens Informação: o efeito das tecnologias digitais na arte contemporânea
title_full Paisagens Informação: o efeito das tecnologias digitais na arte contemporânea
title_fullStr Paisagens Informação: o efeito das tecnologias digitais na arte contemporânea
title_full_unstemmed Paisagens Informação: o efeito das tecnologias digitais na arte contemporânea
title_sort Paisagens Informação: o efeito das tecnologias digitais na arte contemporânea
author Spohr, Fúlvia da Silva
author_facet Spohr, Fúlvia da Silva
Biazus, Maria Cristina Villanova
author_role author
author2 Biazus, Maria Cristina Villanova
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spohr, Fúlvia da Silva
Biazus, Maria Cristina Villanova
dc.subject.por.fl_str_mv arte
tecnologia
informação
subjetividade
individuação.
Imagem e produção de subjetividade
topic arte
tecnologia
informação
subjetividade
individuação.
Imagem e produção de subjetividade
description Este artigo elabora alguns questionamentos sobre a produção de subjetividade contemporânea na interface das tecnologias digitais a partir da discussão dos modos pelos quais tais tecnologias têm sido apropriadas pelo campo da arte. Assistindo a processos de intervenção em arte cada vez mais tecnológicos e inusitados é possível analisar sob esse pano de fundo a criação estética e seus desdobramentos nos modos de produção de subjetividade que surgem em reformulações referentes ao corpo, ao sujeito e a consciência colocando em xeque tais noções forjadas na modernidade. Na emergência da relação com as tecnologias digitais, os indivíduos cada vez mais experimentam a si mesmos a partir de fluxos heterogêneos, efeito do engendramento sensório-motor envolvendo experiências audiovisuais especialmente. Para operar tal análise produzimos um diálogo com o pensamento de Gilbert Simondon, tomando como condutor seu conceito de Informação, o qual o autor concebe como sendo um modo de organização, nunca relativo a uma realidade única e homogênea. Deste modo, ao pensarmos novas bases para o problema do sujeito contemporâneo Simondon nos auxilia a construir uma noção de processo de produção de subjetividade aonde as percepções de mundo, entendidas aqui como paisagens, são sempre parciais e mutáveis sujeitas ao encontro que estabelecem, neste caso, com as tecnologias adotadas pelo campo da arte tecnológica multimídia digital e eletrônica
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
cartografia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/28043
10.22456/1982-1654.28043
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/28043
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.28043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/28043/29973
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182694223872