O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771 |
Resumo: | O presente artigo aborda a formação de professores e os impactos do ensino remoto na prática docente, tendo como referência uma escola de educação básica de Palmas, Tocantins, Brasil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com enfoque fenomenológico, que visa revelar a percepção dos professores diante da experiência vivida na pandemia. O estudo traz uma breve descrição do cenário educacional durante a pandemia no Tocantins, investiga a formação docente quanto ao conhecimento, acesso e uso de tecnologias digitais como ferramentas de ensino, e destaca impactos do ensino remoto na perspectiva dos professores. Dentre os resultados estão a identificação do nível de letramento digital dos professores e a aquisição de novos saberes para a inovação educacional a partir da pandemia. |
id |
UFRGS-7_555602fae12484accc1c17c1d60f806c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/121771 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professoresFormação docente. Tecnologias digitais na educação. Pandemia.Formação docente e tecnologias digitais na educaçãoO presente artigo aborda a formação de professores e os impactos do ensino remoto na prática docente, tendo como referência uma escola de educação básica de Palmas, Tocantins, Brasil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com enfoque fenomenológico, que visa revelar a percepção dos professores diante da experiência vivida na pandemia. O estudo traz uma breve descrição do cenário educacional durante a pandemia no Tocantins, investiga a formação docente quanto ao conhecimento, acesso e uso de tecnologias digitais como ferramentas de ensino, e destaca impactos do ensino remoto na perspectiva dos professores. Dentre os resultados estão a identificação do nível de letramento digital dos professores e a aquisição de novos saberes para a inovação educacional a partir da pandemia.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFenomenologia hermenêuticaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12177110.22456/1982-1654.121771Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 42-51Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 42-511982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771/87122Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessStahnke, Heitor AlbertoMedina, Patrícia2022-12-08T01:34:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/121771Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-12-08T01:34:37Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores |
title |
O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores |
spellingShingle |
O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores Stahnke, Heitor Alberto Formação docente. Tecnologias digitais na educação. Pandemia. Formação docente e tecnologias digitais na educação |
title_short |
O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores |
title_full |
O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores |
title_fullStr |
O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores |
title_full_unstemmed |
O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores |
title_sort |
O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores |
author |
Stahnke, Heitor Alberto |
author_facet |
Stahnke, Heitor Alberto Medina, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Medina, Patrícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stahnke, Heitor Alberto Medina, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Tecnologias digitais na educação. Pandemia. Formação docente e tecnologias digitais na educação |
topic |
Formação docente. Tecnologias digitais na educação. Pandemia. Formação docente e tecnologias digitais na educação |
description |
O presente artigo aborda a formação de professores e os impactos do ensino remoto na prática docente, tendo como referência uma escola de educação básica de Palmas, Tocantins, Brasil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com enfoque fenomenológico, que visa revelar a percepção dos professores diante da experiência vivida na pandemia. O estudo traz uma breve descrição do cenário educacional durante a pandemia no Tocantins, investiga a formação docente quanto ao conhecimento, acesso e uso de tecnologias digitais como ferramentas de ensino, e destaca impactos do ensino remoto na perspectiva dos professores. Dentre os resultados estão a identificação do nível de letramento digital dos professores e a aquisição de novos saberes para a inovação educacional a partir da pandemia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Fenomenologia hermenêutica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771 10.22456/1982-1654.121771 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.121771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771/87122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 42-51 Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 42-51 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184249262080 |