O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stahnke, Heitor Alberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Medina, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771
Resumo: O presente artigo aborda a formação de professores e os impactos do ensino remoto na prática docente, tendo como referência uma escola de educação básica de Palmas, Tocantins, Brasil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com enfoque fenomenológico, que visa revelar a percepção dos professores diante da experiência vivida na pandemia. O estudo traz uma breve descrição do cenário educacional durante a pandemia no Tocantins, investiga a formação docente quanto ao conhecimento, acesso e uso de tecnologias digitais como ferramentas de ensino, e destaca impactos do ensino remoto na perspectiva dos professores. Dentre os resultados estão a identificação do nível de letramento digital dos professores e a aquisição de novos saberes para a inovação educacional a partir da pandemia.
id UFRGS-7_555602fae12484accc1c17c1d60f806c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/121771
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professoresFormação docente. Tecnologias digitais na educação. Pandemia.Formação docente e tecnologias digitais na educaçãoO presente artigo aborda a formação de professores e os impactos do ensino remoto na prática docente, tendo como referência uma escola de educação básica de Palmas, Tocantins, Brasil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com enfoque fenomenológico, que visa revelar a percepção dos professores diante da experiência vivida na pandemia. O estudo traz uma breve descrição do cenário educacional durante a pandemia no Tocantins, investiga a formação docente quanto ao conhecimento, acesso e uso de tecnologias digitais como ferramentas de ensino, e destaca impactos do ensino remoto na perspectiva dos professores. Dentre os resultados estão a identificação do nível de letramento digital dos professores e a aquisição de novos saberes para a inovação educacional a partir da pandemia.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFenomenologia hermenêuticaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12177110.22456/1982-1654.121771Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 42-51Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 42-511982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771/87122Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessStahnke, Heitor AlbertoMedina, Patrícia2022-12-08T01:34:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/121771Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-12-08T01:34:37Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores
title O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores
spellingShingle O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores
Stahnke, Heitor Alberto
Formação docente. Tecnologias digitais na educação. Pandemia.
Formação docente e tecnologias digitais na educação
title_short O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores
title_full O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores
title_fullStr O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores
title_full_unstemmed O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores
title_sort O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores
author Stahnke, Heitor Alberto
author_facet Stahnke, Heitor Alberto
Medina, Patrícia
author_role author
author2 Medina, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stahnke, Heitor Alberto
Medina, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Tecnologias digitais na educação. Pandemia.
Formação docente e tecnologias digitais na educação
topic Formação docente. Tecnologias digitais na educação. Pandemia.
Formação docente e tecnologias digitais na educação
description O presente artigo aborda a formação de professores e os impactos do ensino remoto na prática docente, tendo como referência uma escola de educação básica de Palmas, Tocantins, Brasil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com enfoque fenomenológico, que visa revelar a percepção dos professores diante da experiência vivida na pandemia. O estudo traz uma breve descrição do cenário educacional durante a pandemia no Tocantins, investiga a formação docente quanto ao conhecimento, acesso e uso de tecnologias digitais como ferramentas de ensino, e destaca impactos do ensino remoto na perspectiva dos professores. Dentre os resultados estão a identificação do nível de letramento digital dos professores e a aquisição de novos saberes para a inovação educacional a partir da pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Fenomenologia hermenêutica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771
10.22456/1982-1654.121771
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.121771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771/87122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 42-51
Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 42-51
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184249262080