Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crocetta, Tania Brusque
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Liz, Carla Maria de, Guarnieri, Regiani, Thiesen, Argeu Carlos, Andrade, Alexandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60675
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever o relato de uma experiência utilizando recursos de videoconferência com software livre para fins de defesa de mestrado em um programa de pós-graduação. A solução apresentada inclui um tablet, celular com câmera e sistema Android e os softwares freeware: Skype, DroidCam, PowerPoint OpenOffice Remote e LibreOffice Impress, além de outros recursos necessários à apresentação propriamente dita (projetor multimídia, computador, som, microfone, além de outros). O uso do software livre para a videoconferência mostrou-se uma ótima maneira de apoiar a formação de bancas de defesa à distância permitindo a integração no processo de formação de estudantes.
id UFRGS-7_63db5a6b189b148ea1367e9ab8a731ee
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/60675
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livreVideoconferência. Inovação. Software livre. Tecnologia da informação.O objetivo deste estudo foi descrever o relato de uma experiência utilizando recursos de videoconferência com software livre para fins de defesa de mestrado em um programa de pós-graduação. A solução apresentada inclui um tablet, celular com câmera e sistema Android e os softwares freeware: Skype, DroidCam, PowerPoint OpenOffice Remote e LibreOffice Impress, além de outros recursos necessários à apresentação propriamente dita (projetor multimídia, computador, som, microfone, além de outros). O uso do software livre para a videoconferência mostrou-se uma ótima maneira de apoiar a formação de bancas de defesa à distância permitindo a integração no processo de formação de estudantes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6067510.22456/1982-1654.60675Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60675/41101Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCrocetta, Tania BrusqueLiz, Carla Maria deGuarnieri, RegianiThiesen, Argeu CarlosAndrade, Alexandro2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/60675Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre
title Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre
spellingShingle Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre
Crocetta, Tania Brusque
Videoconferência. Inovação. Software livre. Tecnologia da informação.
title_short Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre
title_full Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre
title_fullStr Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre
title_full_unstemmed Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre
title_sort Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre
author Crocetta, Tania Brusque
author_facet Crocetta, Tania Brusque
Liz, Carla Maria de
Guarnieri, Regiani
Thiesen, Argeu Carlos
Andrade, Alexandro
author_role author
author2 Liz, Carla Maria de
Guarnieri, Regiani
Thiesen, Argeu Carlos
Andrade, Alexandro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crocetta, Tania Brusque
Liz, Carla Maria de
Guarnieri, Regiani
Thiesen, Argeu Carlos
Andrade, Alexandro
dc.subject.por.fl_str_mv Videoconferência. Inovação. Software livre. Tecnologia da informação.
topic Videoconferência. Inovação. Software livre. Tecnologia da informação.
description O objetivo deste estudo foi descrever o relato de uma experiência utilizando recursos de videoconferência com software livre para fins de defesa de mestrado em um programa de pós-graduação. A solução apresentada inclui um tablet, celular com câmera e sistema Android e os softwares freeware: Skype, DroidCam, PowerPoint OpenOffice Remote e LibreOffice Impress, além de outros recursos necessários à apresentação propriamente dita (projetor multimídia, computador, som, microfone, além de outros). O uso do software livre para a videoconferência mostrou-se uma ótima maneira de apoiar a formação de bancas de defesa à distância permitindo a integração no processo de formação de estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60675
10.22456/1982-1654.60675
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60675
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.60675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60675/41101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183180763136