Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Kennedy Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Lynn Rosalina Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850
Resumo: A participação de Pessoas com Deficiência - PcDs tem crescido no mercado de trabalho, pelo fato das empresas adotarem a responsabilidade social, mas principalmente pela obrigatoriedade imposta pela lei nº 8.213 que estabelece um percentual mínimo de empregabilidade destas pessoas. Contudo, a inserção desse grupo no mercado ainda é baixa, devido a falta de qualificação para atuar nos campos de trabalho. Nesse contexto, foi realizada a uma investigação de base qualitativa que objetivou identificar as tecnologias digitais e assistivas utilizadas pelos docentes dos cursos de aprendizagem profissional, através de questionário online respondido por 42 professores que atuam neste segmento. Os resultados foram sistematizados para fornecer um panorama das tecnologias utilizadas com PcDs, apontando os artefatos mais utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem contemplando a singularidade de cada tipo de deficiência, além de subsidiar a concepção de uma plataforma colaborativa que visa socializar práticas e tecnologias utilizadas pelos docentes.
id UFRGS-7_6ef7a22b40658350d8066959c825ec27
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/75850
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunoseducação inclusivatecnologia assistivaensino profissionalizanteA participação de Pessoas com Deficiência - PcDs tem crescido no mercado de trabalho, pelo fato das empresas adotarem a responsabilidade social, mas principalmente pela obrigatoriedade imposta pela lei nº 8.213 que estabelece um percentual mínimo de empregabilidade destas pessoas. Contudo, a inserção desse grupo no mercado ainda é baixa, devido a falta de qualificação para atuar nos campos de trabalho. Nesse contexto, foi realizada a uma investigação de base qualitativa que objetivou identificar as tecnologias digitais e assistivas utilizadas pelos docentes dos cursos de aprendizagem profissional, através de questionário online respondido por 42 professores que atuam neste segmento. Os resultados foram sistematizados para fornecer um panorama das tecnologias utilizadas com PcDs, apontando os artefatos mais utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem contemplando a singularidade de cada tipo de deficiência, além de subsidiar a concepção de uma plataforma colaborativa que visa socializar práticas e tecnologias utilizadas pelos docentes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7585010.22456/1982-1654.75850Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850/45384Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Kennedy FerreiraAlves, Lynn Rosalina Gama2017-12-31T09:16:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/75850Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:16:22Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos
title Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos
spellingShingle Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos
Araújo, Kennedy Ferreira
educação inclusiva
tecnologia assistiva
ensino profissionalizante
title_short Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos
title_full Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos
title_fullStr Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos
title_full_unstemmed Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos
title_sort Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos
author Araújo, Kennedy Ferreira
author_facet Araújo, Kennedy Ferreira
Alves, Lynn Rosalina Gama
author_role author
author2 Alves, Lynn Rosalina Gama
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Kennedy Ferreira
Alves, Lynn Rosalina Gama
dc.subject.por.fl_str_mv educação inclusiva
tecnologia assistiva
ensino profissionalizante
topic educação inclusiva
tecnologia assistiva
ensino profissionalizante
description A participação de Pessoas com Deficiência - PcDs tem crescido no mercado de trabalho, pelo fato das empresas adotarem a responsabilidade social, mas principalmente pela obrigatoriedade imposta pela lei nº 8.213 que estabelece um percentual mínimo de empregabilidade destas pessoas. Contudo, a inserção desse grupo no mercado ainda é baixa, devido a falta de qualificação para atuar nos campos de trabalho. Nesse contexto, foi realizada a uma investigação de base qualitativa que objetivou identificar as tecnologias digitais e assistivas utilizadas pelos docentes dos cursos de aprendizagem profissional, através de questionário online respondido por 42 professores que atuam neste segmento. Os resultados foram sistematizados para fornecer um panorama das tecnologias utilizadas com PcDs, apontando os artefatos mais utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem contemplando a singularidade de cada tipo de deficiência, além de subsidiar a concepção de uma plataforma colaborativa que visa socializar práticas e tecnologias utilizadas pelos docentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850
10.22456/1982-1654.75850
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.75850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850/45384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183515258880