Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850 |
Resumo: | A participação de Pessoas com Deficiência - PcDs tem crescido no mercado de trabalho, pelo fato das empresas adotarem a responsabilidade social, mas principalmente pela obrigatoriedade imposta pela lei nº 8.213 que estabelece um percentual mínimo de empregabilidade destas pessoas. Contudo, a inserção desse grupo no mercado ainda é baixa, devido a falta de qualificação para atuar nos campos de trabalho. Nesse contexto, foi realizada a uma investigação de base qualitativa que objetivou identificar as tecnologias digitais e assistivas utilizadas pelos docentes dos cursos de aprendizagem profissional, através de questionário online respondido por 42 professores que atuam neste segmento. Os resultados foram sistematizados para fornecer um panorama das tecnologias utilizadas com PcDs, apontando os artefatos mais utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem contemplando a singularidade de cada tipo de deficiência, além de subsidiar a concepção de uma plataforma colaborativa que visa socializar práticas e tecnologias utilizadas pelos docentes. |
id |
UFRGS-7_6ef7a22b40658350d8066959c825ec27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/75850 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunoseducação inclusivatecnologia assistivaensino profissionalizanteA participação de Pessoas com Deficiência - PcDs tem crescido no mercado de trabalho, pelo fato das empresas adotarem a responsabilidade social, mas principalmente pela obrigatoriedade imposta pela lei nº 8.213 que estabelece um percentual mínimo de empregabilidade destas pessoas. Contudo, a inserção desse grupo no mercado ainda é baixa, devido a falta de qualificação para atuar nos campos de trabalho. Nesse contexto, foi realizada a uma investigação de base qualitativa que objetivou identificar as tecnologias digitais e assistivas utilizadas pelos docentes dos cursos de aprendizagem profissional, através de questionário online respondido por 42 professores que atuam neste segmento. Os resultados foram sistematizados para fornecer um panorama das tecnologias utilizadas com PcDs, apontando os artefatos mais utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem contemplando a singularidade de cada tipo de deficiência, além de subsidiar a concepção de uma plataforma colaborativa que visa socializar práticas e tecnologias utilizadas pelos docentes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7585010.22456/1982-1654.75850Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850/45384Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Kennedy FerreiraAlves, Lynn Rosalina Gama2017-12-31T09:16:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/75850Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:16:22Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos |
title |
Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos |
spellingShingle |
Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos Araújo, Kennedy Ferreira educação inclusiva tecnologia assistiva ensino profissionalizante |
title_short |
Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos |
title_full |
Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos |
title_fullStr |
Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos |
title_sort |
Tecnologias digitais e assistivas: mediando o processo de aprendizagem profissional dos alunos |
author |
Araújo, Kennedy Ferreira |
author_facet |
Araújo, Kennedy Ferreira Alves, Lynn Rosalina Gama |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Lynn Rosalina Gama |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Kennedy Ferreira Alves, Lynn Rosalina Gama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação inclusiva tecnologia assistiva ensino profissionalizante |
topic |
educação inclusiva tecnologia assistiva ensino profissionalizante |
description |
A participação de Pessoas com Deficiência - PcDs tem crescido no mercado de trabalho, pelo fato das empresas adotarem a responsabilidade social, mas principalmente pela obrigatoriedade imposta pela lei nº 8.213 que estabelece um percentual mínimo de empregabilidade destas pessoas. Contudo, a inserção desse grupo no mercado ainda é baixa, devido a falta de qualificação para atuar nos campos de trabalho. Nesse contexto, foi realizada a uma investigação de base qualitativa que objetivou identificar as tecnologias digitais e assistivas utilizadas pelos docentes dos cursos de aprendizagem profissional, através de questionário online respondido por 42 professores que atuam neste segmento. Os resultados foram sistematizados para fornecer um panorama das tecnologias utilizadas com PcDs, apontando os artefatos mais utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem contemplando a singularidade de cada tipo de deficiência, além de subsidiar a concepção de uma plataforma colaborativa que visa socializar práticas e tecnologias utilizadas pelos docentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850 10.22456/1982-1654.75850 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.75850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/75850/45384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183515258880 |