Tecnologia Assistiva e processos educativos de estudantes com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wandscheer, Kassiê Talita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169758
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_847a0102b1a27e5be5cc2461c7a846d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169758
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tecnologia Assistiva e processos educativos de estudantes com deficiênciaEducação inclusivaTecnologia assistivaCultura digitalTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente trabalho tem por finalidade socializar as discussões e reflexões a cerca do uso das tecnologias aliada a educação inclusiva. A intencionalidade do tema, visou uma reflexão teórico metodológica sobre o campo de atuação da cultura digital, bem como, analisar diferentes aspectos presentes no cotidiano escolar propondo, então, situações metodológicas que favoreçam o processo de ensino aprendizagem. O objetivo central visa proposições teóricas metodológicas inclusivas, capaz de acolher todos os educandos, indiferente de suas condições, sejam elas definitivas ou não, físicas, psicológicas, todas as atividades possibilitavam aos educandos desenvolve-las dentro de suas limitações, contribuindo processo de ensino e aprendizagem aconteça. A partir dessas proposições ficou evidente que tais metodologias são aplicáveis e que possibilitam os alunos com deficiência testarem seus limites e assumirem-se como sujeitos responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem, além de desenvolver a consciência de que todos somos capazes de desenvolver qualquer ação, desde que com elas estejamos comprometidos, apontando do mesmo modo que a implantação de uma educação inclusiva é possível a partir do comprometimento e esclarecimento dos educadores, relacionando suas práticas pedagógicas a cultura digital.Florianópolis, SCVoos, Ivani CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaWandscheer, Kassiê Talita2016-10-19T19:38:57Z2016-10-19T19:38:57Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169758porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T19:38:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169758Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T19:38:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia Assistiva e processos educativos de estudantes com deficiência
title Tecnologia Assistiva e processos educativos de estudantes com deficiência
spellingShingle Tecnologia Assistiva e processos educativos de estudantes com deficiência
Wandscheer, Kassiê Talita
Educação inclusiva
Tecnologia assistiva
Cultura digital
title_short Tecnologia Assistiva e processos educativos de estudantes com deficiência
title_full Tecnologia Assistiva e processos educativos de estudantes com deficiência
title_fullStr Tecnologia Assistiva e processos educativos de estudantes com deficiência
title_full_unstemmed Tecnologia Assistiva e processos educativos de estudantes com deficiência
title_sort Tecnologia Assistiva e processos educativos de estudantes com deficiência
author Wandscheer, Kassiê Talita
author_facet Wandscheer, Kassiê Talita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Voos, Ivani Cristina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wandscheer, Kassiê Talita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Tecnologia assistiva
Cultura digital
topic Educação inclusiva
Tecnologia assistiva
Cultura digital
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-19T19:38:57Z
2016-10-19T19:38:57Z
2016-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169758
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652366560362496