UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Milene Rocha de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bertomeu, Joao Vicente Cegato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54897
Resumo: Concebido em 1990, pelo psicólogo cognitivo Donald Norman, o termo User Experience (UX) tem como objetivoabranger todos os elementos que envolvem a experiência do usuário com um produto ou uma empresa, conforme afirma Norman (apud BULEY, 2013). Já sua área de atuação, denominadaUser Experience Design(UX Design),segundoUnger e Chandler (2010), estuda como a criação e sincronização desses elementos pode afetar a experiência do usuáriode modo a influenciar suas percepções e comportamento.Tendo em vista a grande concorrência, o alto grau de exigência dos usuários na busca pela extrema qualidade e satisfação que os produtos devem lhe proporcionar, bem como a complexidade do processo e metodologias que envolvem as etapas do UX, A finalidade desse artigo é discutir e demonstrar as possíveis possibilidadesque envolvem a criação, a construçãoe o desenvolvimentodo UX Design em todaa extensãode um projetoatravés da descrição de três metodologias que possuem em comum a aplicação dodesign centrado no usuário.Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica visando discutir e compreender as etapas dos processos que envolvem as questões projetuais na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais e a complexidade que estas etapas e metodologias buscam solucionar nas amplas e ainda recentes discussões que abrangem o UX Design,fazendo o uso de autores conceituados na área de UX como Garrett (2011), Unger e Chandler (2010) e também na área de usabilidade, como Morville (2004) e Nielsen; Loranger(2007).
id UFRGS-7_7601703e3ee9c7456896e0142a82b716
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/54897
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitaisuser experienceaplicativos digitaisdesignUX DesignConcebido em 1990, pelo psicólogo cognitivo Donald Norman, o termo User Experience (UX) tem como objetivoabranger todos os elementos que envolvem a experiência do usuário com um produto ou uma empresa, conforme afirma Norman (apud BULEY, 2013). Já sua área de atuação, denominadaUser Experience Design(UX Design),segundoUnger e Chandler (2010), estuda como a criação e sincronização desses elementos pode afetar a experiência do usuáriode modo a influenciar suas percepções e comportamento.Tendo em vista a grande concorrência, o alto grau de exigência dos usuários na busca pela extrema qualidade e satisfação que os produtos devem lhe proporcionar, bem como a complexidade do processo e metodologias que envolvem as etapas do UX, A finalidade desse artigo é discutir e demonstrar as possíveis possibilidadesque envolvem a criação, a construçãoe o desenvolvimentodo UX Design em todaa extensãode um projetoatravés da descrição de três metodologias que possuem em comum a aplicação dodesign centrado no usuário.Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica visando discutir e compreender as etapas dos processos que envolvem as questões projetuais na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais e a complexidade que estas etapas e metodologias buscam solucionar nas amplas e ainda recentes discussões que abrangem o UX Design,fazendo o uso de autores conceituados na área de UX como Garrett (2011), Unger e Chandler (2010) e também na área de usabilidade, como Morville (2004) e Nielsen; Loranger(2007).Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise teóricaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5489710.22456/1982-1654.54897Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54897/36451Sousa, Milene Rocha deBertomeu, Joao Vicente Cegatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/54897Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais
title UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais
spellingShingle UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais
Sousa, Milene Rocha de
user experience
aplicativos digitais
design
UX Design
title_short UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais
title_full UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais
title_fullStr UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais
title_full_unstemmed UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais
title_sort UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais
author Sousa, Milene Rocha de
author_facet Sousa, Milene Rocha de
Bertomeu, Joao Vicente Cegato
author_role author
author2 Bertomeu, Joao Vicente Cegato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Milene Rocha de
Bertomeu, Joao Vicente Cegato
dc.subject.por.fl_str_mv user experience
aplicativos digitais
design
UX Design
topic user experience
aplicativos digitais
design
UX Design
description Concebido em 1990, pelo psicólogo cognitivo Donald Norman, o termo User Experience (UX) tem como objetivoabranger todos os elementos que envolvem a experiência do usuário com um produto ou uma empresa, conforme afirma Norman (apud BULEY, 2013). Já sua área de atuação, denominadaUser Experience Design(UX Design),segundoUnger e Chandler (2010), estuda como a criação e sincronização desses elementos pode afetar a experiência do usuáriode modo a influenciar suas percepções e comportamento.Tendo em vista a grande concorrência, o alto grau de exigência dos usuários na busca pela extrema qualidade e satisfação que os produtos devem lhe proporcionar, bem como a complexidade do processo e metodologias que envolvem as etapas do UX, A finalidade desse artigo é discutir e demonstrar as possíveis possibilidadesque envolvem a criação, a construçãoe o desenvolvimentodo UX Design em todaa extensãode um projetoatravés da descrição de três metodologias que possuem em comum a aplicação dodesign centrado no usuário.Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica visando discutir e compreender as etapas dos processos que envolvem as questões projetuais na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais e a complexidade que estas etapas e metodologias buscam solucionar nas amplas e ainda recentes discussões que abrangem o UX Design,fazendo o uso de autores conceituados na área de UX como Garrett (2011), Unger e Chandler (2010) e também na área de usabilidade, como Morville (2004) e Nielsen; Loranger(2007).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
análise teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54897
10.22456/1982-1654.54897
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54897
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.54897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54897/36451
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183137771520