O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuks, Hugo
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Gerosa, Marco AurÈlio, Raposo, Alberto Barbosa, Lucena, Carlos JosÈ Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4938
Resumo: O trabalho intelectualizado cada vez mais exigido na sociedade conectada demanda novas habilidades dos trabalhadores, que devem estar aptos a aprender continuamente e a trabalhar em grupo. Tendo em vista estas necessidades, o ambiente de aprendizagem AulaNet valoriza uma abordagem colaborativa. Neste artigo È apresentado o modelo de colaboraÁ„ o 3C que norteou e foi refinado a partir do desenvolvimento do AulaNet. Seus trÍs principais conceitos ñ comunicaÁ„o, coordenaÁ„o e cooperaÁ„o ñ s„o explorados a partir dos serviÁos disponÌveis no ambiente e exemplificados pela din‚mica de um curso on-line.
id UFRGS-7_765b6bea9de4b8ade3dba85d97f71819
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/4938
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNetO trabalho intelectualizado cada vez mais exigido na sociedade conectada demanda novas habilidades dos trabalhadores, que devem estar aptos a aprender continuamente e a trabalhar em grupo. Tendo em vista estas necessidades, o ambiente de aprendizagem AulaNet valoriza uma abordagem colaborativa. Neste artigo È apresentado o modelo de colaboraÁ„ o 3C que norteou e foi refinado a partir do desenvolvimento do AulaNet. Seus trÍs principais conceitos ñ comunicaÁ„o, coordenaÁ„o e cooperaÁ„o ñ s„o explorados a partir dos serviÁos disponÌveis no ambiente e exemplificados pela din‚mica de um curso on-line.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/493810.22456/1982-1654.4938Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 1 (2004): Digital Technology in EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 1 (2004): Tecnologia Digital na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4938/2941Fuks, HugoGerosa, Marco AurÈlioRaposo, Alberto BarbosaLucena, Carlos JosÈ Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:22:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/4938Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:22:33Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet
title O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet
spellingShingle O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet
Fuks, Hugo
title_short O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet
title_full O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet
title_fullStr O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet
title_full_unstemmed O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet
title_sort O modelo de colaboração 3C no ambiente AulaNet
author Fuks, Hugo
author_facet Fuks, Hugo
Gerosa, Marco AurÈlio
Raposo, Alberto Barbosa
Lucena, Carlos JosÈ Pereira de
author_role author
author2 Gerosa, Marco AurÈlio
Raposo, Alberto Barbosa
Lucena, Carlos JosÈ Pereira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuks, Hugo
Gerosa, Marco AurÈlio
Raposo, Alberto Barbosa
Lucena, Carlos JosÈ Pereira de
description O trabalho intelectualizado cada vez mais exigido na sociedade conectada demanda novas habilidades dos trabalhadores, que devem estar aptos a aprender continuamente e a trabalhar em grupo. Tendo em vista estas necessidades, o ambiente de aprendizagem AulaNet valoriza uma abordagem colaborativa. Neste artigo È apresentado o modelo de colaboraÁ„ o 3C que norteou e foi refinado a partir do desenvolvimento do AulaNet. Seus trÍs principais conceitos ñ comunicaÁ„o, coordenaÁ„o e cooperaÁ„o ñ s„o explorados a partir dos serviÁos disponÌveis no ambiente e exemplificados pela din‚mica de um curso on-line.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4938
10.22456/1982-1654.4938
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4938
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.4938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4938/2941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 1 (2004): Digital Technology in Education
Informática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 1 (2004): Tecnologia Digital na Educação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181074173952