Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935 |
Resumo: | Este trabalho investiga como práticas empresariais de Gestão de Pessoas por Competências podem, enriquecidas com o embasamento teórico apropriado, ser transpostas para o mundo acadêmico com o objetivo de beneficiar a aprendizagem colaborativa a distância. O Modelo de Competências desenvolvido para o Ambiente AulaNet é apresentado como exemplo da infra-estrutura computacional necessária para o uso de práticas de gestão por competências no universo acadêmico. Em seguida, é divulgado um experimento que utilizou esta infra-estrutura para auxiliar a formação de grupos de trabalho em 3 turmas de graduação da PUCRio. Seus resultados demostraram que a formação de grupos por competências satisfez os aprendizes; que é possível estimar o desempenho de um grupo através das competências que ele reúne; e que comunicação, coordenação e cooperação, elementos imprescindíveis à colaboração, tem papel fundamental no resultado prático do trabalho dos grupos. |
id |
UFRGS-7_66d085ddbba1722f04c2975a1641c0a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/4935 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNetEste trabalho investiga como práticas empresariais de Gestão de Pessoas por Competências podem, enriquecidas com o embasamento teórico apropriado, ser transpostas para o mundo acadêmico com o objetivo de beneficiar a aprendizagem colaborativa a distância. O Modelo de Competências desenvolvido para o Ambiente AulaNet é apresentado como exemplo da infra-estrutura computacional necessária para o uso de práticas de gestão por competências no universo acadêmico. Em seguida, é divulgado um experimento que utilizou esta infra-estrutura para auxiliar a formação de grupos de trabalho em 3 turmas de graduação da PUCRio. Seus resultados demostraram que a formação de grupos por competências satisfez os aprendizes; que é possível estimar o desempenho de um grupo através das competências que ele reúne; e que comunicação, coordenação e cooperação, elementos imprescindíveis à colaboração, tem papel fundamental no resultado prático do trabalho dos grupos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/493510.22456/1982-1654.4935Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 2 (2004): Collaborative Knowledge Construction and Information Technology in EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 2 (2004): Construção Colaborativa do Conhecimento e Informática na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935/3341Mitchell, Luís Henrique Raja GabagliaFuks, Hugode Lucena, Carlos José Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:24:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/4935Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:24:19Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet |
title |
Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet |
spellingShingle |
Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet Mitchell, Luís Henrique Raja Gabaglia |
title_short |
Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet |
title_full |
Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet |
title_fullStr |
Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet |
title_full_unstemmed |
Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet |
title_sort |
Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet |
author |
Mitchell, Luís Henrique Raja Gabaglia |
author_facet |
Mitchell, Luís Henrique Raja Gabaglia Fuks, Hugo de Lucena, Carlos José Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Fuks, Hugo de Lucena, Carlos José Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mitchell, Luís Henrique Raja Gabaglia Fuks, Hugo de Lucena, Carlos José Pereira |
description |
Este trabalho investiga como práticas empresariais de Gestão de Pessoas por Competências podem, enriquecidas com o embasamento teórico apropriado, ser transpostas para o mundo acadêmico com o objetivo de beneficiar a aprendizagem colaborativa a distância. O Modelo de Competências desenvolvido para o Ambiente AulaNet é apresentado como exemplo da infra-estrutura computacional necessária para o uso de práticas de gestão por competências no universo acadêmico. Em seguida, é divulgado um experimento que utilizou esta infra-estrutura para auxiliar a formação de grupos de trabalho em 3 turmas de graduação da PUCRio. Seus resultados demostraram que a formação de grupos por competências satisfez os aprendizes; que é possível estimar o desempenho de um grupo através das competências que ele reúne; e que comunicação, coordenação e cooperação, elementos imprescindíveis à colaboração, tem papel fundamental no resultado prático do trabalho dos grupos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935 10.22456/1982-1654.4935 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.4935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935/3341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 2 (2004): Collaborative Knowledge Construction and Information Technology in Education Informática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 2 (2004): Construção Colaborativa do Conhecimento e Informática na Educação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181069979648 |