Instituições Eletrônicas no Desenvolvimento de Jogos de Empresas Para o Treinamento de Coordenadores de Cursos de Graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Giliane
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12188
Resumo: A gestão de cursos de graduação, no âmbito da coordenação de curso, está relacionada à exe- cução de práticas que visam à melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, o que se observa, na maioria dos casos, é que os gestores não apresentam conhecimento aprofunda- do sobre os processos que estão sob sua responsabilidade, no que se refere ao fluxo de atividades e informações, devido, usualmente, a pouca qualificação ao assumirem cargos administrativos, ocorrendo uma necessidade de profissionalização da gestão. Esta tese propõe o treinamento de coordenadores de cursos de graduação, no que concerne aos seus processos de negócio, através da utilização de Jogos de Empresa. A mesma apresenta o jogo Simulador de Processos Organiza- cionais baseado em Instituições Eletrônicas (SPOIE), que pretende auxiliar o coordenador de curso a conhecer melhor o fluxo dos processos, os participantes envolvidos em cada processo, bem como as interações que devem ocorrer durante sua realização. A abordagem de Instituições Eletrônicas e Agentes de Software é utilizada de forma a prover mecanismos de representação das diversas interações existentes nos processos institucionais. Por fim, é apresentada uma análise da apli- cação do SPOIE à coordenadores de cursos de graduação de diferentes Instituições de Educação Superior. Com a implementação da ferramenta e a aplicação realizada, percebe-se que é possível desenvolver um treinamento autônomo dos coordenadores de curso de graduação, no que concer- ne aos seus processos administrativos, com a abordagem supracitada.
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