PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELLETTINI, MAYARA TEODORO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SOUZA, IRINEU MANOEL DE, MOREIRA, KATIA DENISE, SOUZA, STEFANI DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201905
Resumo: Este artigo apresenta como tema a estruturação de um plano para desenvolvimento de competências de coordenadores de curso de graduação, a partir da experiência do Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa foi a observação da necessidade de desenvolvimento de competências administrativas para os coordenadores de cursos eleitos para exercer as atividades que lhe são atribuídas ao assumir a nova função. Este trabalho tem como objetivo sugerir trilhas de aprendizagem para os coordenadores de curso por meio da estruturação de um Plano Instrucional. Para isso, foram realizadas entrevistas com o antigo e a atual coordenadora do Curso, bem como com os responsáveis pelas políticas de capacitação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e Pró-Reitoria de Graduação da UFSC. O levantamento teórico foi realizado com base em resoluções, normativas institucionais, artigos e literatura específica. Como resultado, foi construído o Plano Instrucional estruturado que busca desenvolver as competências de coordenadores de cursos de graduação, visando o aprimoramento de seus desempenhos e tornando-os capazes de gerar resultados positivos para a organização.
id UFSC_ca1bba9f5c1bc92483ed02e1e7ca57fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201905
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃOEste artigo apresenta como tema a estruturação de um plano para desenvolvimento de competências de coordenadores de curso de graduação, a partir da experiência do Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa foi a observação da necessidade de desenvolvimento de competências administrativas para os coordenadores de cursos eleitos para exercer as atividades que lhe são atribuídas ao assumir a nova função. Este trabalho tem como objetivo sugerir trilhas de aprendizagem para os coordenadores de curso por meio da estruturação de um Plano Instrucional. Para isso, foram realizadas entrevistas com o antigo e a atual coordenadora do Curso, bem como com os responsáveis pelas políticas de capacitação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e Pró-Reitoria de Graduação da UFSC. O levantamento teórico foi realizado com base em resoluções, normativas institucionais, artigos e literatura específica. Como resultado, foi construído o Plano Instrucional estruturado que busca desenvolver as competências de coordenadores de cursos de graduação, visando o aprimoramento de seus desempenhos e tornando-os capazes de gerar resultados positivos para a organização.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:54:13Z2019-11-26T14:54:13Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201905BELLETTINI, MAYARA TEODOROSOUZA, IRINEU MANOEL DEMOREIRA, KATIA DENISESOUZA, STEFANI DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:54:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201905Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:54:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO
title PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO
spellingShingle PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO
BELLETTINI, MAYARA TEODORO
title_short PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO
title_full PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO
title_fullStr PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO
title_sort PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO
author BELLETTINI, MAYARA TEODORO
author_facet BELLETTINI, MAYARA TEODORO
SOUZA, IRINEU MANOEL DE
MOREIRA, KATIA DENISE
SOUZA, STEFANI DE
author_role author
author2 SOUZA, IRINEU MANOEL DE
MOREIRA, KATIA DENISE
SOUZA, STEFANI DE
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BELLETTINI, MAYARA TEODORO
SOUZA, IRINEU MANOEL DE
MOREIRA, KATIA DENISE
SOUZA, STEFANI DE
description Este artigo apresenta como tema a estruturação de um plano para desenvolvimento de competências de coordenadores de curso de graduação, a partir da experiência do Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa foi a observação da necessidade de desenvolvimento de competências administrativas para os coordenadores de cursos eleitos para exercer as atividades que lhe são atribuídas ao assumir a nova função. Este trabalho tem como objetivo sugerir trilhas de aprendizagem para os coordenadores de curso por meio da estruturação de um Plano Instrucional. Para isso, foram realizadas entrevistas com o antigo e a atual coordenadora do Curso, bem como com os responsáveis pelas políticas de capacitação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e Pró-Reitoria de Graduação da UFSC. O levantamento teórico foi realizado com base em resoluções, normativas institucionais, artigos e literatura específica. Como resultado, foi construído o Plano Instrucional estruturado que busca desenvolver as competências de coordenadores de cursos de graduação, visando o aprimoramento de seus desempenhos e tornando-os capazes de gerar resultados positivos para a organização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:54:13Z
2019-11-26T14:54:13Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201905
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652324250320896