PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201905 |
Resumo: | Este artigo apresenta como tema a estruturação de um plano para desenvolvimento de competências de coordenadores de curso de graduação, a partir da experiência do Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa foi a observação da necessidade de desenvolvimento de competências administrativas para os coordenadores de cursos eleitos para exercer as atividades que lhe são atribuídas ao assumir a nova função. Este trabalho tem como objetivo sugerir trilhas de aprendizagem para os coordenadores de curso por meio da estruturação de um Plano Instrucional. Para isso, foram realizadas entrevistas com o antigo e a atual coordenadora do Curso, bem como com os responsáveis pelas políticas de capacitação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e Pró-Reitoria de Graduação da UFSC. O levantamento teórico foi realizado com base em resoluções, normativas institucionais, artigos e literatura específica. Como resultado, foi construído o Plano Instrucional estruturado que busca desenvolver as competências de coordenadores de cursos de graduação, visando o aprimoramento de seus desempenhos e tornando-os capazes de gerar resultados positivos para a organização. |
id |
UFSC_ca1bba9f5c1bc92483ed02e1e7ca57fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201905 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃOEste artigo apresenta como tema a estruturação de um plano para desenvolvimento de competências de coordenadores de curso de graduação, a partir da experiência do Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa foi a observação da necessidade de desenvolvimento de competências administrativas para os coordenadores de cursos eleitos para exercer as atividades que lhe são atribuídas ao assumir a nova função. Este trabalho tem como objetivo sugerir trilhas de aprendizagem para os coordenadores de curso por meio da estruturação de um Plano Instrucional. Para isso, foram realizadas entrevistas com o antigo e a atual coordenadora do Curso, bem como com os responsáveis pelas políticas de capacitação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e Pró-Reitoria de Graduação da UFSC. O levantamento teórico foi realizado com base em resoluções, normativas institucionais, artigos e literatura específica. Como resultado, foi construído o Plano Instrucional estruturado que busca desenvolver as competências de coordenadores de cursos de graduação, visando o aprimoramento de seus desempenhos e tornando-os capazes de gerar resultados positivos para a organização.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:54:13Z2019-11-26T14:54:13Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201905BELLETTINI, MAYARA TEODOROSOUZA, IRINEU MANOEL DEMOREIRA, KATIA DENISESOUZA, STEFANI DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:54:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201905Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:54:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO |
title |
PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO |
spellingShingle |
PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO BELLETTINI, MAYARA TEODORO |
title_short |
PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO |
title_full |
PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO |
title_fullStr |
PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO |
title_sort |
PROPOSIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PARA COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO |
author |
BELLETTINI, MAYARA TEODORO |
author_facet |
BELLETTINI, MAYARA TEODORO SOUZA, IRINEU MANOEL DE MOREIRA, KATIA DENISE SOUZA, STEFANI DE |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, IRINEU MANOEL DE MOREIRA, KATIA DENISE SOUZA, STEFANI DE |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BELLETTINI, MAYARA TEODORO SOUZA, IRINEU MANOEL DE MOREIRA, KATIA DENISE SOUZA, STEFANI DE |
description |
Este artigo apresenta como tema a estruturação de um plano para desenvolvimento de competências de coordenadores de curso de graduação, a partir da experiência do Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa foi a observação da necessidade de desenvolvimento de competências administrativas para os coordenadores de cursos eleitos para exercer as atividades que lhe são atribuídas ao assumir a nova função. Este trabalho tem como objetivo sugerir trilhas de aprendizagem para os coordenadores de curso por meio da estruturação de um Plano Instrucional. Para isso, foram realizadas entrevistas com o antigo e a atual coordenadora do Curso, bem como com os responsáveis pelas políticas de capacitação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e Pró-Reitoria de Graduação da UFSC. O levantamento teórico foi realizado com base em resoluções, normativas institucionais, artigos e literatura específica. Como resultado, foi construído o Plano Instrucional estruturado que busca desenvolver as competências de coordenadores de cursos de graduação, visando o aprimoramento de seus desempenhos e tornando-os capazes de gerar resultados positivos para a organização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T14:54:13Z 2019-11-26T14:54:13Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201905 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652324250320896 |