Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de pesquisa finalizada em 2012 cujo propósito foi identificar os desafios apontados por professores na mudança da atuação docente do Ensino Presencial de Educação a Distância, bem como identificar as dificuldades reconhecidas pelos professores e como eles se adequaram a esse processo. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, apoiou-se num questionário respondido pelos professores de uma Instituição Privada de Educação Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo. Para a compreensão dos dados, contou-se com as reflexões de autores que tratam do tema em estudo. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a necessidade do conhecimento e domínio da tecnologia da informação, fator fundamental para a atuação docente no Ensino a Distância. Apontaram também que, a plataforma pouco amigável e a quantidade excessiva de alunos nas salas virtuais são as principais dificuldades para a docência bem-sucedida no EAD. |
id |
UFRGS-7_7c4a9ae40e05c0857e9a3cdf8924fbb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/47953 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professoresEducação a DistânciaPolíticas PúblicasDocência em EADTecnologia da Informação.Docência na Educação a DistânciaEste artigo apresenta os resultados de pesquisa finalizada em 2012 cujo propósito foi identificar os desafios apontados por professores na mudança da atuação docente do Ensino Presencial de Educação a Distância, bem como identificar as dificuldades reconhecidas pelos professores e como eles se adequaram a esse processo. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, apoiou-se num questionário respondido pelos professores de uma Instituição Privada de Educação Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo. Para a compreensão dos dados, contou-se com as reflexões de autores que tratam do tema em estudo. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a necessidade do conhecimento e domínio da tecnologia da informação, fator fundamental para a atuação docente no Ensino a Distância. Apontaram também que, a plataforma pouco amigável e a quantidade excessiva de alunos nas salas virtuais são as principais dificuldades para a docência bem-sucedida no EAD.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4795310.22456/1982-1654.47953Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953/32528Haas, Celia MariaLopes, José Norberto Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/47953Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores |
title |
Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores |
spellingShingle |
Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores Haas, Celia Maria Educação a Distância Políticas Públicas Docência em EAD Tecnologia da Informação. Docência na Educação a Distância |
title_short |
Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores |
title_full |
Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores |
title_fullStr |
Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores |
title_full_unstemmed |
Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores |
title_sort |
Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores |
author |
Haas, Celia Maria |
author_facet |
Haas, Celia Maria Lopes, José Norberto Souza |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, José Norberto Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haas, Celia Maria Lopes, José Norberto Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Políticas Públicas Docência em EAD Tecnologia da Informação. Docência na Educação a Distância |
topic |
Educação a Distância Políticas Públicas Docência em EAD Tecnologia da Informação. Docência na Educação a Distância |
description |
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa finalizada em 2012 cujo propósito foi identificar os desafios apontados por professores na mudança da atuação docente do Ensino Presencial de Educação a Distância, bem como identificar as dificuldades reconhecidas pelos professores e como eles se adequaram a esse processo. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, apoiou-se num questionário respondido pelos professores de uma Instituição Privada de Educação Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo. Para a compreensão dos dados, contou-se com as reflexões de autores que tratam do tema em estudo. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a necessidade do conhecimento e domínio da tecnologia da informação, fator fundamental para a atuação docente no Ensino a Distância. Apontaram também que, a plataforma pouco amigável e a quantidade excessiva de alunos nas salas virtuais são as principais dificuldades para a docência bem-sucedida no EAD. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953 10.22456/1982-1654.47953 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.47953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953/32528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183107362816 |