Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haas, Celia Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lopes, José Norberto Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de pesquisa finalizada em 2012 cujo propósito foi identificar os desafios apontados por professores na mudança da atuação docente do Ensino Presencial de Educação a Distância, bem como identificar as dificuldades reconhecidas pelos professores e como eles se adequaram a esse processo. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, apoiou-se num questionário respondido pelos professores de uma Instituição Privada de Educação Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo. Para a compreensão dos dados, contou-se com as reflexões de autores que tratam do tema em estudo. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a necessidade do conhecimento e domínio da tecnologia da informação, fator fundamental para a atuação docente no Ensino a Distância. Apontaram também que, a plataforma pouco amigável e a quantidade excessiva de alunos nas salas virtuais são as principais dificuldades para a docência bem-sucedida no EAD.
id UFRGS-7_7c4a9ae40e05c0857e9a3cdf8924fbb0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/47953
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professoresEducação a DistânciaPolíticas PúblicasDocência em EADTecnologia da Informação.Docência na Educação a DistânciaEste artigo apresenta os resultados de pesquisa finalizada em 2012 cujo propósito foi identificar os desafios apontados por professores na mudança da atuação docente do Ensino Presencial de Educação a Distância, bem como identificar as dificuldades reconhecidas pelos professores e como eles se adequaram a esse processo. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, apoiou-se num questionário respondido pelos professores de uma Instituição Privada de Educação Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo. Para a compreensão dos dados, contou-se com as reflexões de autores que tratam do tema em estudo. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a necessidade do conhecimento e domínio da tecnologia da informação, fator fundamental para a atuação docente no Ensino a Distância. Apontaram também que, a plataforma pouco amigável e a quantidade excessiva de alunos nas salas virtuais são as principais dificuldades para a docência bem-sucedida no EAD.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4795310.22456/1982-1654.47953Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953/32528Haas, Celia MariaLopes, José Norberto Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/47953Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
title Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
spellingShingle Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
Haas, Celia Maria
Educação a Distância
Políticas Públicas
Docência em EAD
Tecnologia da Informação.
Docência na Educação a Distância
title_short Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
title_full Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
title_fullStr Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
title_full_unstemmed Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
title_sort Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
author Haas, Celia Maria
author_facet Haas, Celia Maria
Lopes, José Norberto Souza
author_role author
author2 Lopes, José Norberto Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haas, Celia Maria
Lopes, José Norberto Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Políticas Públicas
Docência em EAD
Tecnologia da Informação.
Docência na Educação a Distância
topic Educação a Distância
Políticas Públicas
Docência em EAD
Tecnologia da Informação.
Docência na Educação a Distância
description Este artigo apresenta os resultados de pesquisa finalizada em 2012 cujo propósito foi identificar os desafios apontados por professores na mudança da atuação docente do Ensino Presencial de Educação a Distância, bem como identificar as dificuldades reconhecidas pelos professores e como eles se adequaram a esse processo. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, apoiou-se num questionário respondido pelos professores de uma Instituição Privada de Educação Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo. Para a compreensão dos dados, contou-se com as reflexões de autores que tratam do tema em estudo. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a necessidade do conhecimento e domínio da tecnologia da informação, fator fundamental para a atuação docente no Ensino a Distância. Apontaram também que, a plataforma pouco amigável e a quantidade excessiva de alunos nas salas virtuais são as principais dificuldades para a docência bem-sucedida no EAD.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953
10.22456/1982-1654.47953
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.47953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953/32528
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183107362816