O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Leticia Azambuja
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Paulo Tadeu Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613
Resumo: Verifica-se hoje uma forte tendência a utilizar as tecnologias digitais como subsídios nos processos de aprendizagens, visto a inserção e popularização destas tecnologias e o consumo de mídias digitais no nosso cotidiano. Assim, o desenvolvimento de jogos digitais voltados para a Educação vem construindo caminhos como estratégias de ensino. Especificamente o ensino de Biologia está atrelado a conceitos e fenômenos muitas vezes de difícil compreensão. Esta pesquisa busca diminuir estas dificuldades, propondo um jogo similar ao Pokémon GO, o Insekt GO, o qual pretende problematizar sobre a teoria da Evolução, desenvolvida equivocadamente pela franquia Pokémon, bem como outros aspectos ligados ao ensino de Biologia.
id UFRGS-7_7d47a4eab667f2b217717cc757b2864b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/79613
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de BiologiaEnsino de Biologia. Evolução. Biodiversidade. Tecnologias Digitais. Pokémon GO.Verifica-se hoje uma forte tendência a utilizar as tecnologias digitais como subsídios nos processos de aprendizagens, visto a inserção e popularização destas tecnologias e o consumo de mídias digitais no nosso cotidiano. Assim, o desenvolvimento de jogos digitais voltados para a Educação vem construindo caminhos como estratégias de ensino. Especificamente o ensino de Biologia está atrelado a conceitos e fenômenos muitas vezes de difícil compreensão. Esta pesquisa busca diminuir estas dificuldades, propondo um jogo similar ao Pokémon GO, o Insekt GO, o qual pretende problematizar sobre a teoria da Evolução, desenvolvida equivocadamente pela franquia Pokémon, bem como outros aspectos ligados ao ensino de Biologia.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7961310.22456/1982-1654.79613Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃOInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613/47237Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Leticia AzambujaLopes, Paulo Tadeu Campos2022-01-06T18:35:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/79613Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:35:11Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia
title O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia
spellingShingle O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia
Lopes, Leticia Azambuja
Ensino de Biologia. Evolução. Biodiversidade. Tecnologias Digitais. Pokémon GO.
title_short O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia
title_full O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia
title_fullStr O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia
title_full_unstemmed O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia
title_sort O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia
author Lopes, Leticia Azambuja
author_facet Lopes, Leticia Azambuja
Lopes, Paulo Tadeu Campos
author_role author
author2 Lopes, Paulo Tadeu Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Leticia Azambuja
Lopes, Paulo Tadeu Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia. Evolução. Biodiversidade. Tecnologias Digitais. Pokémon GO.
topic Ensino de Biologia. Evolução. Biodiversidade. Tecnologias Digitais. Pokémon GO.
description Verifica-se hoje uma forte tendência a utilizar as tecnologias digitais como subsídios nos processos de aprendizagens, visto a inserção e popularização destas tecnologias e o consumo de mídias digitais no nosso cotidiano. Assim, o desenvolvimento de jogos digitais voltados para a Educação vem construindo caminhos como estratégias de ensino. Especificamente o ensino de Biologia está atrelado a conceitos e fenômenos muitas vezes de difícil compreensão. Esta pesquisa busca diminuir estas dificuldades, propondo um jogo similar ao Pokémon GO, o Insekt GO, o qual pretende problematizar sobre a teoria da Evolução, desenvolvida equivocadamente pela franquia Pokémon, bem como outros aspectos ligados ao ensino de Biologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613
10.22456/1982-1654.79613
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.79613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613/47237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183551959040