O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613 |
Resumo: | Verifica-se hoje uma forte tendência a utilizar as tecnologias digitais como subsídios nos processos de aprendizagens, visto a inserção e popularização destas tecnologias e o consumo de mídias digitais no nosso cotidiano. Assim, o desenvolvimento de jogos digitais voltados para a Educação vem construindo caminhos como estratégias de ensino. Especificamente o ensino de Biologia está atrelado a conceitos e fenômenos muitas vezes de difícil compreensão. Esta pesquisa busca diminuir estas dificuldades, propondo um jogo similar ao Pokémon GO, o Insekt GO, o qual pretende problematizar sobre a teoria da Evolução, desenvolvida equivocadamente pela franquia Pokémon, bem como outros aspectos ligados ao ensino de Biologia. |
id |
UFRGS-7_7d47a4eab667f2b217717cc757b2864b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/79613 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de BiologiaEnsino de Biologia. Evolução. Biodiversidade. Tecnologias Digitais. Pokémon GO.Verifica-se hoje uma forte tendência a utilizar as tecnologias digitais como subsídios nos processos de aprendizagens, visto a inserção e popularização destas tecnologias e o consumo de mídias digitais no nosso cotidiano. Assim, o desenvolvimento de jogos digitais voltados para a Educação vem construindo caminhos como estratégias de ensino. Especificamente o ensino de Biologia está atrelado a conceitos e fenômenos muitas vezes de difícil compreensão. Esta pesquisa busca diminuir estas dificuldades, propondo um jogo similar ao Pokémon GO, o Insekt GO, o qual pretende problematizar sobre a teoria da Evolução, desenvolvida equivocadamente pela franquia Pokémon, bem como outros aspectos ligados ao ensino de Biologia.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7961310.22456/1982-1654.79613Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃOInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613/47237Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Leticia AzambujaLopes, Paulo Tadeu Campos2022-01-06T18:35:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/79613Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:35:11Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia |
title |
O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia |
spellingShingle |
O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia Lopes, Leticia Azambuja Ensino de Biologia. Evolução. Biodiversidade. Tecnologias Digitais. Pokémon GO. |
title_short |
O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia |
title_full |
O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia |
title_fullStr |
O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia |
title_sort |
O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia |
author |
Lopes, Leticia Azambuja |
author_facet |
Lopes, Leticia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Paulo Tadeu Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Leticia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia. Evolução. Biodiversidade. Tecnologias Digitais. Pokémon GO. |
topic |
Ensino de Biologia. Evolução. Biodiversidade. Tecnologias Digitais. Pokémon GO. |
description |
Verifica-se hoje uma forte tendência a utilizar as tecnologias digitais como subsídios nos processos de aprendizagens, visto a inserção e popularização destas tecnologias e o consumo de mídias digitais no nosso cotidiano. Assim, o desenvolvimento de jogos digitais voltados para a Educação vem construindo caminhos como estratégias de ensino. Especificamente o ensino de Biologia está atrelado a conceitos e fenômenos muitas vezes de difícil compreensão. Esta pesquisa busca diminuir estas dificuldades, propondo um jogo similar ao Pokémon GO, o Insekt GO, o qual pretende problematizar sobre a teoria da Evolução, desenvolvida equivocadamente pela franquia Pokémon, bem como outros aspectos ligados ao ensino de Biologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613 10.22456/1982-1654.79613 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.79613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79613/47237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183551959040 |