Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/108240 |
Resumo: | A literatura tem evidenciado que os docentes, ao ensinar programação, têm obtido menos êxito do que deveriam e precisariam ter. Nessa direção, considerando que pelo menos uma parte das dificuldades relativas ao processo de ensino-aprendizagem de programação pode estar relacionada à formação pedagógica ou à ausência dela pelos docentes, objetivou-se, neste estudo, por meio de duas diferentes abordagens investigar uma possível relação entre a formação pedagógica e o ensino-aprendizagem de programação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Por intermédio da análise dos dados coletados, observou-se que os docentes com formação pedagógica possuem uma percepção positiva da preparação fornecida pelo ensino superior para exercer a docência, quando em comparação aos docentes que não possuem essa formação. Ademais, pode-se verificar que não há diferenças significativas no que tange aos índices de aprovação entre os docentes com e sem formação pedagógica. |
id |
UFRGS-7_8018b9d24214de617e78790415d82999 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/108240 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminarProgramação de computadoresEnsino-aprendizagemFormação pedagógicaRelação entre a Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação de ComputadoresA literatura tem evidenciado que os docentes, ao ensinar programação, têm obtido menos êxito do que deveriam e precisariam ter. Nessa direção, considerando que pelo menos uma parte das dificuldades relativas ao processo de ensino-aprendizagem de programação pode estar relacionada à formação pedagógica ou à ausência dela pelos docentes, objetivou-se, neste estudo, por meio de duas diferentes abordagens investigar uma possível relação entre a formação pedagógica e o ensino-aprendizagem de programação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Por intermédio da análise dos dados coletados, observou-se que os docentes com formação pedagógica possuem uma percepção positiva da preparação fornecida pelo ensino superior para exercer a docência, quando em comparação aos docentes que não possuem essa formação. Ademais, pode-se verificar que não há diferenças significativas no que tange aos índices de aprovação entre os docentes com e sem formação pedagógica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratória; Estudo de casoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10824010.22456/1982-1654.108240Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, SimulaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/108240/62047Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBerssanette, João Henriquede Francisco, Antonio Carlos2021-06-11T20:11:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/108240Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-06-11T20:11:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar |
title |
Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar |
spellingShingle |
Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar Berssanette, João Henrique Programação de computadores Ensino-aprendizagem Formação pedagógica Relação entre a Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação de Computadores |
title_short |
Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar |
title_full |
Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar |
title_fullStr |
Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar |
title_full_unstemmed |
Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar |
title_sort |
Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar |
author |
Berssanette, João Henrique |
author_facet |
Berssanette, João Henrique de Francisco, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
de Francisco, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berssanette, João Henrique de Francisco, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação de computadores Ensino-aprendizagem Formação pedagógica Relação entre a Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação de Computadores |
topic |
Programação de computadores Ensino-aprendizagem Formação pedagógica Relação entre a Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação de Computadores |
description |
A literatura tem evidenciado que os docentes, ao ensinar programação, têm obtido menos êxito do que deveriam e precisariam ter. Nessa direção, considerando que pelo menos uma parte das dificuldades relativas ao processo de ensino-aprendizagem de programação pode estar relacionada à formação pedagógica ou à ausência dela pelos docentes, objetivou-se, neste estudo, por meio de duas diferentes abordagens investigar uma possível relação entre a formação pedagógica e o ensino-aprendizagem de programação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Por intermédio da análise dos dados coletados, observou-se que os docentes com formação pedagógica possuem uma percepção positiva da preparação fornecida pelo ensino superior para exercer a docência, quando em comparação aos docentes que não possuem essa formação. Ademais, pode-se verificar que não há diferenças significativas no que tange aos índices de aprovação entre os docentes com e sem formação pedagógica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa exploratória; Estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/108240 10.22456/1982-1654.108240 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/108240 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.108240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/108240/62047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184205221888 |