Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, João Paulo Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Júnior, José Geraldo Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769
Resumo: Atualmente, muito se discuti sobre a situação da educação no Brasil e os caminhos que devem ser percorridos para alcançar uma educação de qualidade. Os índices gerados com base em avaliações que medem o nível de proficiência dos alunos não têm desenhado o melhor cenário para o processo de aprendizagem no Brasil. Quando o assunto é matemática, os resultados são caóticos. Porém, vários setores estão se empenhando para construir um painel diferente da educação no Brasil. Nesse contexto, a tecnologia tem sido colocada como uma aliada na tentativa de mudar esse cenário. Partindo dessas observações, o presente trabalho propõe o uso de uma solução tecnológica para dar suporte ao ensino de matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A Plataforma foi aplicada a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública e observou-se que ela é uma ferramenta eficiente na garantia de um aprendizado contextualizado.
id UFRGS-7_856a562c1c3c40ef75a0f7af0410941a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/63769
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino FundamentalTecnologiaEducaçãoPlataforma de Aprendizagem.Aplicação de Plataforma de AprendizagemAtualmente, muito se discuti sobre a situação da educação no Brasil e os caminhos que devem ser percorridos para alcançar uma educação de qualidade. Os índices gerados com base em avaliações que medem o nível de proficiência dos alunos não têm desenhado o melhor cenário para o processo de aprendizagem no Brasil. Quando o assunto é matemática, os resultados são caóticos. Porém, vários setores estão se empenhando para construir um painel diferente da educação no Brasil. Nesse contexto, a tecnologia tem sido colocada como uma aliada na tentativa de mudar esse cenário. Partindo dessas observações, o presente trabalho propõe o uso de uma solução tecnológica para dar suporte ao ensino de matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A Plataforma foi aplicada a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública e observou-se que ela é uma ferramenta eficiente na garantia de um aprendizado contextualizado.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6376910.22456/1982-1654.63769Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769/43618Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, João Paulo PereiraJúnior, José Geraldo Ribeiro2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/63769Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Araújo, João Paulo Pereira
Tecnologia
Educação
Plataforma de Aprendizagem.
Aplicação de Plataforma de Aprendizagem
title_short Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
author Araújo, João Paulo Pereira
author_facet Araújo, João Paulo Pereira
Júnior, José Geraldo Ribeiro
author_role author
author2 Júnior, José Geraldo Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, João Paulo Pereira
Júnior, José Geraldo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educação
Plataforma de Aprendizagem.
Aplicação de Plataforma de Aprendizagem
topic Tecnologia
Educação
Plataforma de Aprendizagem.
Aplicação de Plataforma de Aprendizagem
description Atualmente, muito se discuti sobre a situação da educação no Brasil e os caminhos que devem ser percorridos para alcançar uma educação de qualidade. Os índices gerados com base em avaliações que medem o nível de proficiência dos alunos não têm desenhado o melhor cenário para o processo de aprendizagem no Brasil. Quando o assunto é matemática, os resultados são caóticos. Porém, vários setores estão se empenhando para construir um painel diferente da educação no Brasil. Nesse contexto, a tecnologia tem sido colocada como uma aliada na tentativa de mudar esse cenário. Partindo dessas observações, o presente trabalho propõe o uso de uma solução tecnológica para dar suporte ao ensino de matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A Plataforma foi aplicada a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública e observou-se que ela é uma ferramenta eficiente na garantia de um aprendizado contextualizado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769
10.22456/1982-1654.63769
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.63769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769/43618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183208026112