Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769 |
Resumo: | Atualmente, muito se discuti sobre a situação da educação no Brasil e os caminhos que devem ser percorridos para alcançar uma educação de qualidade. Os índices gerados com base em avaliações que medem o nível de proficiência dos alunos não têm desenhado o melhor cenário para o processo de aprendizagem no Brasil. Quando o assunto é matemática, os resultados são caóticos. Porém, vários setores estão se empenhando para construir um painel diferente da educação no Brasil. Nesse contexto, a tecnologia tem sido colocada como uma aliada na tentativa de mudar esse cenário. Partindo dessas observações, o presente trabalho propõe o uso de uma solução tecnológica para dar suporte ao ensino de matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A Plataforma foi aplicada a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública e observou-se que ela é uma ferramenta eficiente na garantia de um aprendizado contextualizado. |
id |
UFRGS-7_856a562c1c3c40ef75a0f7af0410941a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/63769 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino FundamentalTecnologiaEducaçãoPlataforma de Aprendizagem.Aplicação de Plataforma de AprendizagemAtualmente, muito se discuti sobre a situação da educação no Brasil e os caminhos que devem ser percorridos para alcançar uma educação de qualidade. Os índices gerados com base em avaliações que medem o nível de proficiência dos alunos não têm desenhado o melhor cenário para o processo de aprendizagem no Brasil. Quando o assunto é matemática, os resultados são caóticos. Porém, vários setores estão se empenhando para construir um painel diferente da educação no Brasil. Nesse contexto, a tecnologia tem sido colocada como uma aliada na tentativa de mudar esse cenário. Partindo dessas observações, o presente trabalho propõe o uso de uma solução tecnológica para dar suporte ao ensino de matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A Plataforma foi aplicada a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública e observou-se que ela é uma ferramenta eficiente na garantia de um aprendizado contextualizado.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6376910.22456/1982-1654.63769Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769/43618Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, João Paulo PereiraJúnior, José Geraldo Ribeiro2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/63769Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Araújo, João Paulo Pereira Tecnologia Educação Plataforma de Aprendizagem. Aplicação de Plataforma de Aprendizagem |
title_short |
Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Araújo, João Paulo Pereira |
author_facet |
Araújo, João Paulo Pereira Júnior, José Geraldo Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, José Geraldo Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, João Paulo Pereira Júnior, José Geraldo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educação Plataforma de Aprendizagem. Aplicação de Plataforma de Aprendizagem |
topic |
Tecnologia Educação Plataforma de Aprendizagem. Aplicação de Plataforma de Aprendizagem |
description |
Atualmente, muito se discuti sobre a situação da educação no Brasil e os caminhos que devem ser percorridos para alcançar uma educação de qualidade. Os índices gerados com base em avaliações que medem o nível de proficiência dos alunos não têm desenhado o melhor cenário para o processo de aprendizagem no Brasil. Quando o assunto é matemática, os resultados são caóticos. Porém, vários setores estão se empenhando para construir um painel diferente da educação no Brasil. Nesse contexto, a tecnologia tem sido colocada como uma aliada na tentativa de mudar esse cenário. Partindo dessas observações, o presente trabalho propõe o uso de uma solução tecnológica para dar suporte ao ensino de matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A Plataforma foi aplicada a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública e observou-se que ela é uma ferramenta eficiente na garantia de um aprendizado contextualizado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769 10.22456/1982-1654.63769 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.63769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63769/43618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183208026112 |