As mídias sociais no contexto da educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646 |
Resumo: | A pesquisa aqui relatada analisou ferramentas para suporte educacional com potencial para promover práticas colaborativas e interativas e traçou um panorama quantitativo sobre as principais mídias sociais utilizadas por professores e estudantes de nível superior da macrorregião de Bauru. Este trabalho também objetivou compreender o valor e a apropriação de tais mídias no contexto educacional dos envolvidos. Para tanto, foi aplicado um Survey entre professores e estudantes do ensino superior que permitisse conhecer as preferências em relação às mídias sociais utilizadas por este público. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes acredita que as mídias poderiam ser utilizadas como recurso didático-pedagógico (59,3%) e que são excelentes ferramentas para troca de informações entre os envolvidos no processo educacional (61,1%). |
id |
UFRGS-7_90ed7471ee614b4db7494f70acc83235 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/91646 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
As mídias sociais no contexto da educação superiorTecnologia educacional. Educação pela mídia. Ensino superior.Educação superior na sociedade da informaçãoA pesquisa aqui relatada analisou ferramentas para suporte educacional com potencial para promover práticas colaborativas e interativas e traçou um panorama quantitativo sobre as principais mídias sociais utilizadas por professores e estudantes de nível superior da macrorregião de Bauru. Este trabalho também objetivou compreender o valor e a apropriação de tais mídias no contexto educacional dos envolvidos. Para tanto, foi aplicado um Survey entre professores e estudantes do ensino superior que permitisse conhecer as preferências em relação às mídias sociais utilizadas por este público. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes acredita que as mídias poderiam ser utilizadas como recurso didático-pedagógico (59,3%) e que são excelentes ferramentas para troca de informações entre os envolvidos no processo educacional (61,1%).Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAplicação de Surveyapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9164610.22456/1982-1654.91646Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646/54539Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCelestino, Marcelo SalvadorColloca, Nicolas Antonio Messias dos SantosAnanias Junior, Luiz FranciscoAlbino, João PedroValente, Vânia Cristina Pires Nogueira2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/91646Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mídias sociais no contexto da educação superior |
title |
As mídias sociais no contexto da educação superior |
spellingShingle |
As mídias sociais no contexto da educação superior Celestino, Marcelo Salvador Tecnologia educacional. Educação pela mídia. Ensino superior. Educação superior na sociedade da informação |
title_short |
As mídias sociais no contexto da educação superior |
title_full |
As mídias sociais no contexto da educação superior |
title_fullStr |
As mídias sociais no contexto da educação superior |
title_full_unstemmed |
As mídias sociais no contexto da educação superior |
title_sort |
As mídias sociais no contexto da educação superior |
author |
Celestino, Marcelo Salvador |
author_facet |
Celestino, Marcelo Salvador Colloca, Nicolas Antonio Messias dos Santos Ananias Junior, Luiz Francisco Albino, João Pedro Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Colloca, Nicolas Antonio Messias dos Santos Ananias Junior, Luiz Francisco Albino, João Pedro Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celestino, Marcelo Salvador Colloca, Nicolas Antonio Messias dos Santos Ananias Junior, Luiz Francisco Albino, João Pedro Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional. Educação pela mídia. Ensino superior. Educação superior na sociedade da informação |
topic |
Tecnologia educacional. Educação pela mídia. Ensino superior. Educação superior na sociedade da informação |
description |
A pesquisa aqui relatada analisou ferramentas para suporte educacional com potencial para promover práticas colaborativas e interativas e traçou um panorama quantitativo sobre as principais mídias sociais utilizadas por professores e estudantes de nível superior da macrorregião de Bauru. Este trabalho também objetivou compreender o valor e a apropriação de tais mídias no contexto educacional dos envolvidos. Para tanto, foi aplicado um Survey entre professores e estudantes do ensino superior que permitisse conhecer as preferências em relação às mídias sociais utilizadas por este público. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes acredita que as mídias poderiam ser utilizadas como recurso didático-pedagógico (59,3%) e que são excelentes ferramentas para troca de informações entre os envolvidos no processo educacional (61,1%). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Aplicação de Survey |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646 10.22456/1982-1654.91646 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.91646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646/54539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184129724416 |