Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Eça, Teresa Torres
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388
Resumo: Resumo Parte-se, neste artigo de dois documentos chave para discutir discursos curriculares de arte educação na Europa: o Relatório europeu da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency de 2009 e o Parecer do Conselho Nacional da Educação de Portugal, emitido em 2013 sobre a educação para os mídia. O cerne da discussão aponta para o crescente desinteresse pela educação crítica apelando para um discurso mais comprometido sobre o papel da arte educação no curriculum das escolas públicas para uma oferta educativa verdadeiramente democrática.
id UFRGS-7_9de71a1a08082a160fd4cd857c8329f1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/50388
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europaarte educaçãocurrículoeducação para a cidadaniademocracialiteracia digital.Arte EducaçãoResumo Parte-se, neste artigo de dois documentos chave para discutir discursos curriculares de arte educação na Europa: o Relatório europeu da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency de 2009 e o Parecer do Conselho Nacional da Educação de Portugal, emitido em 2013 sobre a educação para os mídia. O cerne da discussão aponta para o crescente desinteresse pela educação crítica apelando para um discurso mais comprometido sobre o papel da arte educação no curriculum das escolas públicas para uma oferta educativa verdadeiramente democrática.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontexto reflexivoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5038810.22456/1982-1654.50388Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOSInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388/37562Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Eça, Teresa Torres2016-06-03T02:34:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/50388Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa
title Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa
spellingShingle Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa
de Eça, Teresa Torres
arte educação
currículo
educação para a cidadania
democracia
literacia digital.
Arte Educação
title_short Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa
title_full Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa
title_fullStr Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa
title_full_unstemmed Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa
title_sort Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa
author de Eça, Teresa Torres
author_facet de Eça, Teresa Torres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Eça, Teresa Torres
dc.subject.por.fl_str_mv arte educação
currículo
educação para a cidadania
democracia
literacia digital.
Arte Educação
topic arte educação
currículo
educação para a cidadania
democracia
literacia digital.
Arte Educação
description Resumo Parte-se, neste artigo de dois documentos chave para discutir discursos curriculares de arte educação na Europa: o Relatório europeu da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency de 2009 e o Parecer do Conselho Nacional da Educação de Portugal, emitido em 2013 sobre a educação para os mídia. O cerne da discussão aponta para o crescente desinteresse pela educação crítica apelando para um discurso mais comprometido sobre o papel da arte educação no curriculum das escolas públicas para uma oferta educativa verdadeiramente democrática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto reflexivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388
10.22456/1982-1654.50388
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.50388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388/37562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183113654272