Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388 |
Resumo: | Resumo Parte-se, neste artigo de dois documentos chave para discutir discursos curriculares de arte educação na Europa: o Relatório europeu da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency de 2009 e o Parecer do Conselho Nacional da Educação de Portugal, emitido em 2013 sobre a educação para os mídia. O cerne da discussão aponta para o crescente desinteresse pela educação crítica apelando para um discurso mais comprometido sobre o papel da arte educação no curriculum das escolas públicas para uma oferta educativa verdadeiramente democrática. |
id |
UFRGS-7_9de71a1a08082a160fd4cd857c8329f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/50388 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europaarte educaçãocurrículoeducação para a cidadaniademocracialiteracia digital.Arte EducaçãoResumo Parte-se, neste artigo de dois documentos chave para discutir discursos curriculares de arte educação na Europa: o Relatório europeu da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency de 2009 e o Parecer do Conselho Nacional da Educação de Portugal, emitido em 2013 sobre a educação para os mídia. O cerne da discussão aponta para o crescente desinteresse pela educação crítica apelando para um discurso mais comprometido sobre o papel da arte educação no curriculum das escolas públicas para uma oferta educativa verdadeiramente democrática.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontexto reflexivoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5038810.22456/1982-1654.50388Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOSInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388/37562Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Eça, Teresa Torres2016-06-03T02:34:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/50388Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa |
title |
Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa |
spellingShingle |
Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa de Eça, Teresa Torres arte educação currículo educação para a cidadania democracia literacia digital. Arte Educação |
title_short |
Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa |
title_full |
Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa |
title_fullStr |
Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa |
title_full_unstemmed |
Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa |
title_sort |
Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa |
author |
de Eça, Teresa Torres |
author_facet |
de Eça, Teresa Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Eça, Teresa Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arte educação currículo educação para a cidadania democracia literacia digital. Arte Educação |
topic |
arte educação currículo educação para a cidadania democracia literacia digital. Arte Educação |
description |
Resumo Parte-se, neste artigo de dois documentos chave para discutir discursos curriculares de arte educação na Europa: o Relatório europeu da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency de 2009 e o Parecer do Conselho Nacional da Educação de Portugal, emitido em 2013 sobre a educação para os mídia. O cerne da discussão aponta para o crescente desinteresse pela educação crítica apelando para um discurso mais comprometido sobre o papel da arte educação no curriculum das escolas públicas para uma oferta educativa verdadeiramente democrática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto reflexivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388 10.22456/1982-1654.50388 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.50388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388/37562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183113654272 |