A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Eduardo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: da Silva, Juliana Ferreira, Mourão, Karine Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12365
Resumo: O propósito desta pesquisa é analisar o uso de termos cognitivos pela Imunologia. Pretendemos discutir a legitimidade desta interface que observamos existir de fato, verificando se a utilização destes termos em Imunologia é acompanhada pela admissão de propriedades cognitivas no Sistema Imune. Foi aplicado um questionário aos professores/pesquisadores do Departamento de Imunologia da UFF. Com tais dados, discutimos a noção de cognição com que os professores/pesquisadores trabalham, identificando cinco posições quanto à proposta de interface. Uma posição nega uma interface de direito, enquanto duas posições intermediárias são contraditórias, sendo difícil apreender uma posição definida, e duas posições dialogam com a problemática cognitiva. Propomos uma discussão acerca do posicionamento dos profissionais, considerando os modelos teóricos a partir dos quais as noções cognitivas empregadas por eles adquirem especificidade.
id UFRGS-7_ab8dd11a3aa4a2e5898ba566e68d9d2b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12365
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFFCogniçãoImunologiaAutopoieseO propósito desta pesquisa é analisar o uso de termos cognitivos pela Imunologia. Pretendemos discutir a legitimidade desta interface que observamos existir de fato, verificando se a utilização destes termos em Imunologia é acompanhada pela admissão de propriedades cognitivas no Sistema Imune. Foi aplicado um questionário aos professores/pesquisadores do Departamento de Imunologia da UFF. Com tais dados, discutimos a noção de cognição com que os professores/pesquisadores trabalham, identificando cinco posições quanto à proposta de interface. Uma posição nega uma interface de direito, enquanto duas posições intermediárias são contraditórias, sendo difícil apreender uma posição definida, e duas posições dialogam com a problemática cognitiva. Propomos uma discussão acerca do posicionamento dos profissionais, considerando os modelos teóricos a partir dos quais as noções cognitivas empregadas por eles adquirem especificidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1236510.22456/1982-1654.12365Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 2 (2010): Deleuze, Machines and CyborgsInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 2 (2010): Deleuze, Máquinas e Cyborgues1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12365/13438Passos, Eduardoda Silva, Juliana FerreiraMourão, Karine Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-27T21:10:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/12365Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-09-27T21:10:09Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF
title A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF
spellingShingle A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF
Passos, Eduardo
Cognição
Imunologia
Autopoiese
title_short A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF
title_full A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF
title_fullStr A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF
title_full_unstemmed A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF
title_sort A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF
author Passos, Eduardo
author_facet Passos, Eduardo
da Silva, Juliana Ferreira
Mourão, Karine Neves
author_role author
author2 da Silva, Juliana Ferreira
Mourão, Karine Neves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Eduardo
da Silva, Juliana Ferreira
Mourão, Karine Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Imunologia
Autopoiese
topic Cognição
Imunologia
Autopoiese
description O propósito desta pesquisa é analisar o uso de termos cognitivos pela Imunologia. Pretendemos discutir a legitimidade desta interface que observamos existir de fato, verificando se a utilização destes termos em Imunologia é acompanhada pela admissão de propriedades cognitivas no Sistema Imune. Foi aplicado um questionário aos professores/pesquisadores do Departamento de Imunologia da UFF. Com tais dados, discutimos a noção de cognição com que os professores/pesquisadores trabalham, identificando cinco posições quanto à proposta de interface. Uma posição nega uma interface de direito, enquanto duas posições intermediárias são contraditórias, sendo difícil apreender uma posição definida, e duas posições dialogam com a problemática cognitiva. Propomos uma discussão acerca do posicionamento dos profissionais, considerando os modelos teóricos a partir dos quais as noções cognitivas empregadas por eles adquirem especificidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12365
10.22456/1982-1654.12365
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12365
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.12365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12365/13438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 2 (2010): Deleuze, Machines and Cyborgs
Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 2 (2010): Deleuze, Máquinas e Cyborgues
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182249627648