Análise do Uso de um Software Educacional no Ensino do Modelo de Oferta e Demanda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92937 |
Resumo: | A inserção de tecnologias no ambiente educacional tem proporcionado recursos para dinamizar o ensino e torná-lo cada vez mais atrativo. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de uma ferramenta educacional no ensino e aprendizagem de um conteúdo pertinente à microeconomia: o Modelo de Oferta e Demanda. Para isso, o software foi utilizado por um total de 75 indivíduos, sendo estes 65 alunos de graduação que cursam uma disciplina de introdução à Economia na Universidade Federal de Alfenas, e os outros 10 são pessoas de qualquer grau de ensino sem restrições prévias. Os participantes responderam um questionário contendo três seções, com o intuito de avaliar o aprendizado após o uso do software, a eficiência como material didático e questões técnicas de usabilidade. Como resultado, a utilização do software contribuiu no processo de ensino e aprendizagem do modelo de Oferta e Demanda. |
id |
UFRGS-7_abe6d45d45b165459b8a3309e428aea7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/92937 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do Uso de um Software Educacional no Ensino do Modelo de Oferta e DemandaSoftware educacional. Oferta e Demanda. Aprendizagem.Software educacionalA inserção de tecnologias no ambiente educacional tem proporcionado recursos para dinamizar o ensino e torná-lo cada vez mais atrativo. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de uma ferramenta educacional no ensino e aprendizagem de um conteúdo pertinente à microeconomia: o Modelo de Oferta e Demanda. Para isso, o software foi utilizado por um total de 75 indivíduos, sendo estes 65 alunos de graduação que cursam uma disciplina de introdução à Economia na Universidade Federal de Alfenas, e os outros 10 são pessoas de qualquer grau de ensino sem restrições prévias. Os participantes responderam um questionário contendo três seções, com o intuito de avaliar o aprendizado após o uso do software, a eficiência como material didático e questões técnicas de usabilidade. Como resultado, a utilização do software contribuiu no processo de ensino e aprendizagem do modelo de Oferta e Demanda.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação de softwareapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9293710.22456/1982-1654.92937Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92937/54540Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Romário da SilvaRezende, Marcelo Lacerda2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/92937Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do Uso de um Software Educacional no Ensino do Modelo de Oferta e Demanda |
title |
Análise do Uso de um Software Educacional no Ensino do Modelo de Oferta e Demanda |
spellingShingle |
Análise do Uso de um Software Educacional no Ensino do Modelo de Oferta e Demanda Borges, Romário da Silva Software educacional. Oferta e Demanda. Aprendizagem. Software educacional |
title_short |
Análise do Uso de um Software Educacional no Ensino do Modelo de Oferta e Demanda |
title_full |
Análise do Uso de um Software Educacional no Ensino do Modelo de Oferta e Demanda |
title_fullStr |
Análise do Uso de um Software Educacional no Ensino do Modelo de Oferta e Demanda |
title_full_unstemmed |
Análise do Uso de um Software Educacional no Ensino do Modelo de Oferta e Demanda |
title_sort |
Análise do Uso de um Software Educacional no Ensino do Modelo de Oferta e Demanda |
author |
Borges, Romário da Silva |
author_facet |
Borges, Romário da Silva Rezende, Marcelo Lacerda |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Marcelo Lacerda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Romário da Silva Rezende, Marcelo Lacerda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educacional. Oferta e Demanda. Aprendizagem. Software educacional |
topic |
Software educacional. Oferta e Demanda. Aprendizagem. Software educacional |
description |
A inserção de tecnologias no ambiente educacional tem proporcionado recursos para dinamizar o ensino e torná-lo cada vez mais atrativo. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de uma ferramenta educacional no ensino e aprendizagem de um conteúdo pertinente à microeconomia: o Modelo de Oferta e Demanda. Para isso, o software foi utilizado por um total de 75 indivíduos, sendo estes 65 alunos de graduação que cursam uma disciplina de introdução à Economia na Universidade Federal de Alfenas, e os outros 10 são pessoas de qualquer grau de ensino sem restrições prévias. Os participantes responderam um questionário contendo três seções, com o intuito de avaliar o aprendizado após o uso do software, a eficiência como material didático e questões técnicas de usabilidade. Como resultado, a utilização do software contribuiu no processo de ensino e aprendizagem do modelo de Oferta e Demanda. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação de software |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92937 10.22456/1982-1654.92937 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92937 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.92937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92937/54540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184134967296 |