Estado da Arte da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa: análise dos primeiros congressos brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23196 |
Resumo: | A Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) vem se expandindo no Brasil, porém, se constitui de prática ainda pouco difundida. Não há uma versão oficial do termo em português. Os trabalhos brasileiros pioneiros datam de 1970. Atualmente, a CSA se expandiu além do âmbito de clínicas e instituições especializadas, configurando-se como uma área clínico-educacional. Foram realizados 4 Congressos Brasileiros de 2005 a 2011, que possibilitam estabelecer um panorama da prática da CSA no país. De modo que assume importância conhecer o estado da arte da CSA no Brasil. O objetivo é analisar a produção científica da CSA a partir dos primeiros Congressos Brasileiros. Para tanto, foram analisados os trabalhos publicados nos anais dos três primeiros congressos. O quarto não foi incluído, pois não havia ocorrido na época de coleta de dados. Um total de 182 trabalhos (pôsteres e temas livres) foi analisado. Os resultados refletem o desenvolvimento da CSA no país. |
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Estado da Arte da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa: análise dos primeiros congressos brasileirosEstudos de LinguagemSistemas de Comunicação Alternativos e AumentativosRevisão SistemáticaEducação Especial.Comunicação Suplementar e ou AlternativaA Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) vem se expandindo no Brasil, porém, se constitui de prática ainda pouco difundida. Não há uma versão oficial do termo em português. Os trabalhos brasileiros pioneiros datam de 1970. Atualmente, a CSA se expandiu além do âmbito de clínicas e instituições especializadas, configurando-se como uma área clínico-educacional. Foram realizados 4 Congressos Brasileiros de 2005 a 2011, que possibilitam estabelecer um panorama da prática da CSA no país. De modo que assume importância conhecer o estado da arte da CSA no Brasil. O objetivo é analisar a produção científica da CSA a partir dos primeiros Congressos Brasileiros. Para tanto, foram analisados os trabalhos publicados nos anais dos três primeiros congressos. O quarto não foi incluído, pois não havia ocorrido na época de coleta de dados. Um total de 182 trabalhos (pôsteres e temas livres) foi analisado. Os resultados refletem o desenvolvimento da CSA no país.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2319610.22456/1982-1654.23196Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23196/23700Chun, Regina Yu ShonMoreira, Eliana CristinaDellaqua, Graziellainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-01T13:52:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/23196Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-01-01T13:52:13Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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