Análise da produção dos congressos brasileiros de comunicação suplementar e/ou alternativa: tendências e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43180 |
Resumo: | A Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) encontra-se em expansão no Brasil, sendo ainda, pouco documentada. Este trabalho trata-se da análise documental dos anais e livros dos quatro primeiros congressos brasileiros de CSA, com o objetivo de mapear e conhecer a produção científica para levantar e identificar perspectivas e lacunas. Foram analisados 323 trabalhos, nas categorias: área do trabalho, tipo de instituição, população-alvo e ciclos de vida dos usuários. Os resultados mostram maior variedade nas categorias ao longo dos anos, evidenciando tendência de ampliação da CSA além da Saúde e Educação, abrangendo as áreas de Arte e Tecnologia; diversos ciclos de vida; outros interlocutores, como educadores e graduandos e outros ambientes além do aumento entre as parcerias de Centros especializados e Universidades. As mudanças abrem perspectivas de um novo olhar da CSA no país, abrangendo questões de funcionalidade, participação e inclusão em consonância com as políticas públicas de Saúde e Educação. |
id |
UFRGS-7_a2a0f8cb41a1b738d48f7d1d081a97ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/43180 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da produção dos congressos brasileiros de comunicação suplementar e/ou alternativa: tendências e perspectivasComunicação Suplementar e AlternativaRevisão sistemáticaClassificação Internacional de FuncionalidadeIncapacidade e Saúdecomunicação suplementar e alternativarevisãoA Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) encontra-se em expansão no Brasil, sendo ainda, pouco documentada. Este trabalho trata-se da análise documental dos anais e livros dos quatro primeiros congressos brasileiros de CSA, com o objetivo de mapear e conhecer a produção científica para levantar e identificar perspectivas e lacunas. Foram analisados 323 trabalhos, nas categorias: área do trabalho, tipo de instituição, população-alvo e ciclos de vida dos usuários. Os resultados mostram maior variedade nas categorias ao longo dos anos, evidenciando tendência de ampliação da CSA além da Saúde e Educação, abrangendo as áreas de Arte e Tecnologia; diversos ciclos de vida; outros interlocutores, como educadores e graduandos e outros ambientes além do aumento entre as parcerias de Centros especializados e Universidades. As mudanças abrem perspectivas de um novo olhar da CSA no país, abrangendo questões de funcionalidade, participação e inclusão em consonância com as políticas públicas de Saúde e Educação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4318010.22456/1982-1654.43180Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43180/28002Chun, Regina Yu ShonMoreira, Eliana CristinaDallaqua, Graziela BatistaSantana, Maria Tereza Maynardinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/43180Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:55Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da produção dos congressos brasileiros de comunicação suplementar e/ou alternativa: tendências e perspectivas |
title |
Análise da produção dos congressos brasileiros de comunicação suplementar e/ou alternativa: tendências e perspectivas |
spellingShingle |
Análise da produção dos congressos brasileiros de comunicação suplementar e/ou alternativa: tendências e perspectivas Chun, Regina Yu Shon Comunicação Suplementar e Alternativa Revisão sistemática Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde comunicação suplementar e alternativa revisão |
title_short |
Análise da produção dos congressos brasileiros de comunicação suplementar e/ou alternativa: tendências e perspectivas |
title_full |
Análise da produção dos congressos brasileiros de comunicação suplementar e/ou alternativa: tendências e perspectivas |
title_fullStr |
Análise da produção dos congressos brasileiros de comunicação suplementar e/ou alternativa: tendências e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Análise da produção dos congressos brasileiros de comunicação suplementar e/ou alternativa: tendências e perspectivas |
title_sort |
Análise da produção dos congressos brasileiros de comunicação suplementar e/ou alternativa: tendências e perspectivas |
author |
Chun, Regina Yu Shon |
author_facet |
Chun, Regina Yu Shon Moreira, Eliana Cristina Dallaqua, Graziela Batista Santana, Maria Tereza Maynard |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Eliana Cristina Dallaqua, Graziela Batista Santana, Maria Tereza Maynard |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chun, Regina Yu Shon Moreira, Eliana Cristina Dallaqua, Graziela Batista Santana, Maria Tereza Maynard |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Suplementar e Alternativa Revisão sistemática Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde comunicação suplementar e alternativa revisão |
topic |
Comunicação Suplementar e Alternativa Revisão sistemática Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde comunicação suplementar e alternativa revisão |
description |
A Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) encontra-se em expansão no Brasil, sendo ainda, pouco documentada. Este trabalho trata-se da análise documental dos anais e livros dos quatro primeiros congressos brasileiros de CSA, com o objetivo de mapear e conhecer a produção científica para levantar e identificar perspectivas e lacunas. Foram analisados 323 trabalhos, nas categorias: área do trabalho, tipo de instituição, população-alvo e ciclos de vida dos usuários. Os resultados mostram maior variedade nas categorias ao longo dos anos, evidenciando tendência de ampliação da CSA além da Saúde e Educação, abrangendo as áreas de Arte e Tecnologia; diversos ciclos de vida; outros interlocutores, como educadores e graduandos e outros ambientes além do aumento entre as parcerias de Centros especializados e Universidades. As mudanças abrem perspectivas de um novo olhar da CSA no país, abrangendo questões de funcionalidade, participação e inclusão em consonância com as políticas públicas de Saúde e Educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43180 10.22456/1982-1654.43180 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43180 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.43180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43180/28002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183076954112 |