Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617 |
Resumo: | A avaliação é um aspecto central em processos de aprendizagem e por isso mesmo, objetos de muitas discussões e pesquisas. Apesar de na prática escolar ainda se observar um destaque maior para o desgastante momento de decidir se um aluno será aprovado ou não, acreditamos que o papel principal da avaliação é apoiar o estudante na sua busca pela construção de conhecimento. Neste caminho, temos trabalhado com desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem, uma abordagem pedagógica construtivista, que oferece muitas oportunidades avaliativas com foco no apoio à aprendizagem. Relatamos neste artigo a experiência de uso de Projetos de Aprendizagem, com destaque para a avaliação processual, no contexto de formação de professores. |
id |
UFRGS-7_ba8db86b42b041e80c8e9bb71bc793c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/70617 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação processual no Contexto de Projetos de AprendizagemAvaliação continuada. Projetos de Aprendizagem. Ambientes digitais. Graduação.Avaliação continuadaA avaliação é um aspecto central em processos de aprendizagem e por isso mesmo, objetos de muitas discussões e pesquisas. Apesar de na prática escolar ainda se observar um destaque maior para o desgastante momento de decidir se um aluno será aprovado ou não, acreditamos que o papel principal da avaliação é apoiar o estudante na sua busca pela construção de conhecimento. Neste caminho, temos trabalhado com desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem, uma abordagem pedagógica construtivista, que oferece muitas oportunidades avaliativas com foco no apoio à aprendizagem. Relatamos neste artigo a experiência de uso de Projetos de Aprendizagem, com destaque para a avaliação processual, no contexto de formação de professores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionxapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7061710.22456/1982-1654.70617Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617/41070Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Patrícia FernandaMenezes, Crédine Silva deFagundes, Léa da Cruz2017-12-13T18:04:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/70617Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:04:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem |
title |
Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem da Silva, Patrícia Fernanda Avaliação continuada. Projetos de Aprendizagem. Ambientes digitais. Graduação. Avaliação continuada |
title_short |
Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem |
title_full |
Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem |
title_sort |
Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem |
author |
da Silva, Patrícia Fernanda |
author_facet |
da Silva, Patrícia Fernanda Menezes, Crédine Silva de Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Crédine Silva de Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Patrícia Fernanda Menezes, Crédine Silva de Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação continuada. Projetos de Aprendizagem. Ambientes digitais. Graduação. Avaliação continuada |
topic |
Avaliação continuada. Projetos de Aprendizagem. Ambientes digitais. Graduação. Avaliação continuada |
description |
A avaliação é um aspecto central em processos de aprendizagem e por isso mesmo, objetos de muitas discussões e pesquisas. Apesar de na prática escolar ainda se observar um destaque maior para o desgastante momento de decidir se um aluno será aprovado ou não, acreditamos que o papel principal da avaliação é apoiar o estudante na sua busca pela construção de conhecimento. Neste caminho, temos trabalhado com desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem, uma abordagem pedagógica construtivista, que oferece muitas oportunidades avaliativas com foco no apoio à aprendizagem. Relatamos neste artigo a experiência de uso de Projetos de Aprendizagem, com destaque para a avaliação processual, no contexto de formação de professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion x |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617 10.22456/1982-1654.70617 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.70617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617/41070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183505821696 |