Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Patrícia Fernanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Menezes, Crédine Silva de, Fagundes, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617
Resumo: A avaliação é um aspecto central em processos de aprendizagem e por isso mesmo, objetos de muitas discussões e pesquisas. Apesar de na prática escolar ainda se observar um destaque maior para o desgastante momento de decidir se um aluno será aprovado ou não, acreditamos que o papel principal da avaliação é apoiar o estudante na sua busca pela construção de conhecimento. Neste caminho, temos trabalhado com desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem, uma abordagem pedagógica construtivista, que oferece muitas oportunidades avaliativas com foco no apoio à aprendizagem. Relatamos neste artigo a experiência de uso de Projetos de Aprendizagem, com destaque para a avaliação processual, no contexto de formação de professores.
id UFRGS-7_ba8db86b42b041e80c8e9bb71bc793c8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/70617
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Avaliação processual no Contexto de Projetos de AprendizagemAvaliação continuada. Projetos de Aprendizagem. Ambientes digitais. Graduação.Avaliação continuadaA avaliação é um aspecto central em processos de aprendizagem e por isso mesmo, objetos de muitas discussões e pesquisas. Apesar de na prática escolar ainda se observar um destaque maior para o desgastante momento de decidir se um aluno será aprovado ou não, acreditamos que o papel principal da avaliação é apoiar o estudante na sua busca pela construção de conhecimento. Neste caminho, temos trabalhado com desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem, uma abordagem pedagógica construtivista, que oferece muitas oportunidades avaliativas com foco no apoio à aprendizagem. Relatamos neste artigo a experiência de uso de Projetos de Aprendizagem, com destaque para a avaliação processual, no contexto de formação de professores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionxapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7061710.22456/1982-1654.70617Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617/41070Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Patrícia FernandaMenezes, Crédine Silva deFagundes, Léa da Cruz2017-12-13T18:04:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/70617Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:04:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem
title Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem
spellingShingle Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem
da Silva, Patrícia Fernanda
Avaliação continuada. Projetos de Aprendizagem. Ambientes digitais. Graduação.
Avaliação continuada
title_short Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem
title_full Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem
title_fullStr Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem
title_sort Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem
author da Silva, Patrícia Fernanda
author_facet da Silva, Patrícia Fernanda
Menezes, Crédine Silva de
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Menezes, Crédine Silva de
Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Patrícia Fernanda
Menezes, Crédine Silva de
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação continuada. Projetos de Aprendizagem. Ambientes digitais. Graduação.
Avaliação continuada
topic Avaliação continuada. Projetos de Aprendizagem. Ambientes digitais. Graduação.
Avaliação continuada
description A avaliação é um aspecto central em processos de aprendizagem e por isso mesmo, objetos de muitas discussões e pesquisas. Apesar de na prática escolar ainda se observar um destaque maior para o desgastante momento de decidir se um aluno será aprovado ou não, acreditamos que o papel principal da avaliação é apoiar o estudante na sua busca pela construção de conhecimento. Neste caminho, temos trabalhado com desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem, uma abordagem pedagógica construtivista, que oferece muitas oportunidades avaliativas com foco no apoio à aprendizagem. Relatamos neste artigo a experiência de uso de Projetos de Aprendizagem, com destaque para a avaliação processual, no contexto de formação de professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
x
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617
10.22456/1982-1654.70617
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.70617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70617/41070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183505821696