Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso utilizando alertas e recomendações possivelmente adapta- tivos para alunos e professores aplicados ao ensino me- diado por computador. O estudo contempla apoiar o aluno de maneira simples e objetivo no monitoramento das suas ações tomadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A base teórica desta pesquisa está centrada no conceito de turmas heterogêneas, levando em consideração o perfil dos alunos, formação acadêmica, diferentes níveis de conhe- cimento, estratégias de ensino e sistemas de recomenda- ções. Para tanto, o material didático é preparado prevendo atividades que são disponibilizados através de AVA, tais como MOODLE e TELEDUC. Enfim, utilizou-se técnicas de recomendações para identificar os alunos com baixas inte- rações, medir os níveis de participação e conhecimento dos mesmos, viabilizando a adaptação a construção de grupos potencializados a cooperação, e como resultado se propôs um modelo de recomendação, cuja arquitetura agrega as áreas de pesquisa de tecnologia da informação e da edu- cação. |
id |
UFRGS-7_ba96349e4ec4274737dbe51d0a98d25b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/22245 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas HeterogêneasEnsino a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sistema de Recomendação.Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso utilizando alertas e recomendações possivelmente adapta- tivos para alunos e professores aplicados ao ensino me- diado por computador. O estudo contempla apoiar o aluno de maneira simples e objetivo no monitoramento das suas ações tomadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A base teórica desta pesquisa está centrada no conceito de turmas heterogêneas, levando em consideração o perfil dos alunos, formação acadêmica, diferentes níveis de conhe- cimento, estratégias de ensino e sistemas de recomenda- ções. Para tanto, o material didático é preparado prevendo atividades que são disponibilizados através de AVA, tais como MOODLE e TELEDUC. Enfim, utilizou-se técnicas de recomendações para identificar os alunos com baixas inte- rações, medir os níveis de participação e conhecimento dos mesmos, viabilizando a adaptação a construção de grupos potencializados a cooperação, e como resultado se propôs um modelo de recomendação, cuja arquitetura agrega as áreas de pesquisa de tecnologia da informação e da edu- cação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2224510.22456/1982-1654.22245Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 2 (2011): Data Mining, Distance Learning and Educational InterfacesInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 2 (2011): Mineração de Dados, Ensino a Distância e Interfaces Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245/16844Morais, Carlos Tadeu QueirozFranco, Sérgio Roberto K.info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-03T17:23:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/22245Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-05-03T17:23:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas |
title |
Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas |
spellingShingle |
Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas Morais, Carlos Tadeu Queiroz Ensino a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sistema de Recomendação. |
title_short |
Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas |
title_full |
Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas |
title_fullStr |
Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas |
title_full_unstemmed |
Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas |
title_sort |
Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas |
author |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz |
author_facet |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz Franco, Sérgio Roberto K. |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Sérgio Roberto K. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz Franco, Sérgio Roberto K. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sistema de Recomendação. |
topic |
Ensino a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sistema de Recomendação. |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso utilizando alertas e recomendações possivelmente adapta- tivos para alunos e professores aplicados ao ensino me- diado por computador. O estudo contempla apoiar o aluno de maneira simples e objetivo no monitoramento das suas ações tomadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A base teórica desta pesquisa está centrada no conceito de turmas heterogêneas, levando em consideração o perfil dos alunos, formação acadêmica, diferentes níveis de conhe- cimento, estratégias de ensino e sistemas de recomenda- ções. Para tanto, o material didático é preparado prevendo atividades que são disponibilizados através de AVA, tais como MOODLE e TELEDUC. Enfim, utilizou-se técnicas de recomendações para identificar os alunos com baixas inte- rações, medir os níveis de participação e conhecimento dos mesmos, viabilizando a adaptação a construção de grupos potencializados a cooperação, e como resultado se propôs um modelo de recomendação, cuja arquitetura agrega as áreas de pesquisa de tecnologia da informação e da edu- cação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245 10.22456/1982-1654.22245 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.22245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245/16844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 2 (2011): Data Mining, Distance Learning and Educational Interfaces Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 2 (2011): Mineração de Dados, Ensino a Distância e Interfaces Educacionais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182621872128 |