Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carlos Tadeu Queiroz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Franco, Sérgio Roberto K.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso utilizando alertas e recomendações possivelmente adapta- tivos para alunos e professores aplicados ao ensino me- diado por computador. O estudo contempla apoiar o aluno de maneira simples e objetivo no monitoramento das suas ações tomadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A base teórica desta pesquisa está centrada no conceito de turmas heterogêneas, levando em consideração o perfil dos alunos, formação acadêmica, diferentes níveis de conhe- cimento, estratégias de ensino e sistemas de recomenda- ções. Para tanto, o material didático é preparado prevendo atividades que são disponibilizados através de AVA, tais como MOODLE e TELEDUC. Enfim, utilizou-se técnicas de recomendações para identificar os alunos com baixas inte- rações, medir os níveis de participação e conhecimento dos mesmos, viabilizando a adaptação a construção de grupos potencializados a cooperação, e como resultado se propôs um modelo de recomendação, cuja arquitetura agrega as áreas de pesquisa de tecnologia da informação e da edu- cação.
id UFRGS-7_ba96349e4ec4274737dbe51d0a98d25b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/22245
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas HeterogêneasEnsino a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sistema de Recomendação.Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso utilizando alertas e recomendações possivelmente adapta- tivos para alunos e professores aplicados ao ensino me- diado por computador. O estudo contempla apoiar o aluno de maneira simples e objetivo no monitoramento das suas ações tomadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A base teórica desta pesquisa está centrada no conceito de turmas heterogêneas, levando em consideração o perfil dos alunos, formação acadêmica, diferentes níveis de conhe- cimento, estratégias de ensino e sistemas de recomenda- ções. Para tanto, o material didático é preparado prevendo atividades que são disponibilizados através de AVA, tais como MOODLE e TELEDUC. Enfim, utilizou-se técnicas de recomendações para identificar os alunos com baixas inte- rações, medir os níveis de participação e conhecimento dos mesmos, viabilizando a adaptação a construção de grupos potencializados a cooperação, e como resultado se propôs um modelo de recomendação, cuja arquitetura agrega as áreas de pesquisa de tecnologia da informação e da edu- cação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2224510.22456/1982-1654.22245Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 2 (2011): Data Mining, Distance Learning and Educational InterfacesInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 2 (2011): Mineração de Dados, Ensino a Distância e Interfaces Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245/16844Morais, Carlos Tadeu QueirozFranco, Sérgio Roberto K.info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-03T17:23:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/22245Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-05-03T17:23:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas
title Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas
spellingShingle Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas
Morais, Carlos Tadeu Queiroz
Ensino a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sistema de Recomendação.
title_short Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas
title_full Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas
title_fullStr Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas
title_full_unstemmed Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas
title_sort Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas
author Morais, Carlos Tadeu Queiroz
author_facet Morais, Carlos Tadeu Queiroz
Franco, Sérgio Roberto K.
author_role author
author2 Franco, Sérgio Roberto K.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Carlos Tadeu Queiroz
Franco, Sérgio Roberto K.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sistema de Recomendação.
topic Ensino a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sistema de Recomendação.
description Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso utilizando alertas e recomendações possivelmente adapta- tivos para alunos e professores aplicados ao ensino me- diado por computador. O estudo contempla apoiar o aluno de maneira simples e objetivo no monitoramento das suas ações tomadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A base teórica desta pesquisa está centrada no conceito de turmas heterogêneas, levando em consideração o perfil dos alunos, formação acadêmica, diferentes níveis de conhe- cimento, estratégias de ensino e sistemas de recomenda- ções. Para tanto, o material didático é preparado prevendo atividades que são disponibilizados através de AVA, tais como MOODLE e TELEDUC. Enfim, utilizou-se técnicas de recomendações para identificar os alunos com baixas inte- rações, medir os níveis de participação e conhecimento dos mesmos, viabilizando a adaptação a construção de grupos potencializados a cooperação, e como resultado se propôs um modelo de recomendação, cuja arquitetura agrega as áreas de pesquisa de tecnologia da informação e da edu- cação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245
10.22456/1982-1654.22245
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.22245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245/16844
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 2 (2011): Data Mining, Distance Learning and Educational Interfaces
Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 2 (2011): Mineração de Dados, Ensino a Distância e Interfaces Educacionais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182621872128