Por um conceito de vivacidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragon, Luis Ponciano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20785
Resumo: Neste trabalho procuramos elaborar um conceito de vivacidade do ser utilizando intuições teóricas e clínicas encontradas principalmente nas obras do filósofo Gilbert Simondon e do psicanalista Donald Winnicott. A constituição deste conceito responde à necessidade de pensar uma clínica para os nossos dias, nos quais o plano de engendramento das sensações se configura como o próprio território ético e político do qual se produzem formas do sentir e pensar, bem como formas de adoecer.
id UFRGS-7_bdd44fe9942482a79522ba4cdf89d287
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/20785
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Por um conceito de vivacidadeVivacidadeindividuaçãotopologiaSimondonWinnicottVivacidadeNeste trabalho procuramos elaborar um conceito de vivacidade do ser utilizando intuições teóricas e clínicas encontradas principalmente nas obras do filósofo Gilbert Simondon e do psicanalista Donald Winnicott. A constituição deste conceito responde à necessidade de pensar uma clínica para os nossos dias, nos quais o plano de engendramento das sensações se configura como o próprio território ético e político do qual se produzem formas do sentir e pensar, bem como formas de adoecer.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionargumentação teóricaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2078510.22456/1982-1654.20785Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 1 (2012): Gilbert Simondon, Individuation Process, Technical CultureInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 1 (2012): Gilbert Simondon, Processo de Individuação e Cultura Técnica1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20785/19323Aragon, Luis Poncianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-06T00:43:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/20785Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-08-06T00:43:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Por um conceito de vivacidade
title Por um conceito de vivacidade
spellingShingle Por um conceito de vivacidade
Aragon, Luis Ponciano
Vivacidade
individuação
topologia
Simondon
Winnicott
Vivacidade
title_short Por um conceito de vivacidade
title_full Por um conceito de vivacidade
title_fullStr Por um conceito de vivacidade
title_full_unstemmed Por um conceito de vivacidade
title_sort Por um conceito de vivacidade
author Aragon, Luis Ponciano
author_facet Aragon, Luis Ponciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragon, Luis Ponciano
dc.subject.por.fl_str_mv Vivacidade
individuação
topologia
Simondon
Winnicott
Vivacidade
topic Vivacidade
individuação
topologia
Simondon
Winnicott
Vivacidade
description Neste trabalho procuramos elaborar um conceito de vivacidade do ser utilizando intuições teóricas e clínicas encontradas principalmente nas obras do filósofo Gilbert Simondon e do psicanalista Donald Winnicott. A constituição deste conceito responde à necessidade de pensar uma clínica para os nossos dias, nos quais o plano de engendramento das sensações se configura como o próprio território ético e político do qual se produzem formas do sentir e pensar, bem como formas de adoecer.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
argumentação teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20785
10.22456/1982-1654.20785
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20785
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.20785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20785/19323
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 1 (2012): Gilbert Simondon, Individuation Process, Technical Culture
Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 1 (2012): Gilbert Simondon, Processo de Individuação e Cultura Técnica
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182564200448