Por um conceito de vivacidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20785 |
Resumo: | Neste trabalho procuramos elaborar um conceito de vivacidade do ser utilizando intuições teóricas e clínicas encontradas principalmente nas obras do filósofo Gilbert Simondon e do psicanalista Donald Winnicott. A constituição deste conceito responde à necessidade de pensar uma clínica para os nossos dias, nos quais o plano de engendramento das sensações se configura como o próprio território ético e político do qual se produzem formas do sentir e pensar, bem como formas de adoecer. |
id |
UFRGS-7_bdd44fe9942482a79522ba4cdf89d287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/20785 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Por um conceito de vivacidadeVivacidadeindividuaçãotopologiaSimondonWinnicottVivacidadeNeste trabalho procuramos elaborar um conceito de vivacidade do ser utilizando intuições teóricas e clínicas encontradas principalmente nas obras do filósofo Gilbert Simondon e do psicanalista Donald Winnicott. A constituição deste conceito responde à necessidade de pensar uma clínica para os nossos dias, nos quais o plano de engendramento das sensações se configura como o próprio território ético e político do qual se produzem formas do sentir e pensar, bem como formas de adoecer.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionargumentação teóricaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2078510.22456/1982-1654.20785Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 1 (2012): Gilbert Simondon, Individuation Process, Technical CultureInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 1 (2012): Gilbert Simondon, Processo de Individuação e Cultura Técnica1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20785/19323Aragon, Luis Poncianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-06T00:43:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/20785Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-08-06T00:43:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por um conceito de vivacidade |
title |
Por um conceito de vivacidade |
spellingShingle |
Por um conceito de vivacidade Aragon, Luis Ponciano Vivacidade individuação topologia Simondon Winnicott Vivacidade |
title_short |
Por um conceito de vivacidade |
title_full |
Por um conceito de vivacidade |
title_fullStr |
Por um conceito de vivacidade |
title_full_unstemmed |
Por um conceito de vivacidade |
title_sort |
Por um conceito de vivacidade |
author |
Aragon, Luis Ponciano |
author_facet |
Aragon, Luis Ponciano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragon, Luis Ponciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vivacidade individuação topologia Simondon Winnicott Vivacidade |
topic |
Vivacidade individuação topologia Simondon Winnicott Vivacidade |
description |
Neste trabalho procuramos elaborar um conceito de vivacidade do ser utilizando intuições teóricas e clínicas encontradas principalmente nas obras do filósofo Gilbert Simondon e do psicanalista Donald Winnicott. A constituição deste conceito responde à necessidade de pensar uma clínica para os nossos dias, nos quais o plano de engendramento das sensações se configura como o próprio território ético e político do qual se produzem formas do sentir e pensar, bem como formas de adoecer. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion argumentação teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20785 10.22456/1982-1654.20785 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20785 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.20785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20785/19323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 1 (2012): Gilbert Simondon, Individuation Process, Technical Culture Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 1 (2012): Gilbert Simondon, Processo de Individuação e Cultura Técnica 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182564200448 |