Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Valdeni de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899
Resumo: Resumo: A atividade de Tutoria é o esforço que o tutor (frequentemente o próprio professor) deve fazer para acompanhar cada aluno de forma personalizada colocando à disposição de cada aluno os conteúdos significativos (Ausubel) na dosagem sob medida (Bloom´s 2 Sigma Problem) para que o aluno possa fazer suas práticas pedagógicas e assim melhorar sua aprendizagem. Quanto mais personalizado for este acompanhamento (relação um tutor - um aluno), mais o tutor conhece o aluno, permitindo autenticar se é o próprio aluno que está fazendo suas atividades, em vez dele repassar ou copiar de um outro. O contato face a face, relação 1 professor/tutor 1 aluno, em sua maioria ocorrendo atualmente de modo virtual, quando presencial, será organizado com os devidos cuidados para o bom isolamento social.
id UFRGS-7_c17537c46a9b50d0b4af768c38126ccf
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/102899
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19TutoriaAprendizagem SignificativaCompetência de Dosagem2 Sigma ProblemTutoria sem AglomeraçãoResumo: A atividade de Tutoria é o esforço que o tutor (frequentemente o próprio professor) deve fazer para acompanhar cada aluno de forma personalizada colocando à disposição de cada aluno os conteúdos significativos (Ausubel) na dosagem sob medida (Bloom´s 2 Sigma Problem) para que o aluno possa fazer suas práticas pedagógicas e assim melhorar sua aprendizagem. Quanto mais personalizado for este acompanhamento (relação um tutor - um aluno), mais o tutor conhece o aluno, permitindo autenticar se é o próprio aluno que está fazendo suas atividades, em vez dele repassar ou copiar de um outro. O contato face a face, relação 1 professor/tutor 1 aluno, em sua maioria ocorrendo atualmente de modo virtual, quando presencial, será organizado com os devidos cuidados para o bom isolamento social.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoPonto de Vistaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10289910.22456/1982-1654.102899Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899/57087Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, José Valdeni de2021-03-14T20:39:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/102899Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:39:20Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19
title Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19
spellingShingle Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19
Lima, José Valdeni de
Tutoria
Aprendizagem Significativa
Competência de Dosagem
2 Sigma Problem
Tutoria sem Aglomeração
title_short Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19
title_full Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19
title_fullStr Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19
title_full_unstemmed Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19
title_sort Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19
author Lima, José Valdeni de
author_facet Lima, José Valdeni de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Valdeni de
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Aprendizagem Significativa
Competência de Dosagem
2 Sigma Problem
Tutoria sem Aglomeração
topic Tutoria
Aprendizagem Significativa
Competência de Dosagem
2 Sigma Problem
Tutoria sem Aglomeração
description Resumo: A atividade de Tutoria é o esforço que o tutor (frequentemente o próprio professor) deve fazer para acompanhar cada aluno de forma personalizada colocando à disposição de cada aluno os conteúdos significativos (Ausubel) na dosagem sob medida (Bloom´s 2 Sigma Problem) para que o aluno possa fazer suas práticas pedagógicas e assim melhorar sua aprendizagem. Quanto mais personalizado for este acompanhamento (relação um tutor - um aluno), mais o tutor conhece o aluno, permitindo autenticar se é o próprio aluno que está fazendo suas atividades, em vez dele repassar ou copiar de um outro. O contato face a face, relação 1 professor/tutor 1 aluno, em sua maioria ocorrendo atualmente de modo virtual, quando presencial, será organizado com os devidos cuidados para o bom isolamento social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
Ponto de Vista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899
10.22456/1982-1654.102899
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.102899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899/57087
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios
Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184185298944