Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899 |
Resumo: | Resumo: A atividade de Tutoria é o esforço que o tutor (frequentemente o próprio professor) deve fazer para acompanhar cada aluno de forma personalizada colocando à disposição de cada aluno os conteúdos significativos (Ausubel) na dosagem sob medida (Bloom´s 2 Sigma Problem) para que o aluno possa fazer suas práticas pedagógicas e assim melhorar sua aprendizagem. Quanto mais personalizado for este acompanhamento (relação um tutor - um aluno), mais o tutor conhece o aluno, permitindo autenticar se é o próprio aluno que está fazendo suas atividades, em vez dele repassar ou copiar de um outro. O contato face a face, relação 1 professor/tutor 1 aluno, em sua maioria ocorrendo atualmente de modo virtual, quando presencial, será organizado com os devidos cuidados para o bom isolamento social. |
id |
UFRGS-7_c17537c46a9b50d0b4af768c38126ccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/102899 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19TutoriaAprendizagem SignificativaCompetência de Dosagem2 Sigma ProblemTutoria sem AglomeraçãoResumo: A atividade de Tutoria é o esforço que o tutor (frequentemente o próprio professor) deve fazer para acompanhar cada aluno de forma personalizada colocando à disposição de cada aluno os conteúdos significativos (Ausubel) na dosagem sob medida (Bloom´s 2 Sigma Problem) para que o aluno possa fazer suas práticas pedagógicas e assim melhorar sua aprendizagem. Quanto mais personalizado for este acompanhamento (relação um tutor - um aluno), mais o tutor conhece o aluno, permitindo autenticar se é o próprio aluno que está fazendo suas atividades, em vez dele repassar ou copiar de um outro. O contato face a face, relação 1 professor/tutor 1 aluno, em sua maioria ocorrendo atualmente de modo virtual, quando presencial, será organizado com os devidos cuidados para o bom isolamento social.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoPonto de Vistaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10289910.22456/1982-1654.102899Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899/57087Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, José Valdeni de2021-03-14T20:39:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/102899Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:39:20Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19 |
title |
Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19 |
spellingShingle |
Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19 Lima, José Valdeni de Tutoria Aprendizagem Significativa Competência de Dosagem 2 Sigma Problem Tutoria sem Aglomeração |
title_short |
Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19 |
title_full |
Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19 |
title_fullStr |
Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19 |
title_sort |
Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19 |
author |
Lima, José Valdeni de |
author_facet |
Lima, José Valdeni de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, José Valdeni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Aprendizagem Significativa Competência de Dosagem 2 Sigma Problem Tutoria sem Aglomeração |
topic |
Tutoria Aprendizagem Significativa Competência de Dosagem 2 Sigma Problem Tutoria sem Aglomeração |
description |
Resumo: A atividade de Tutoria é o esforço que o tutor (frequentemente o próprio professor) deve fazer para acompanhar cada aluno de forma personalizada colocando à disposição de cada aluno os conteúdos significativos (Ausubel) na dosagem sob medida (Bloom´s 2 Sigma Problem) para que o aluno possa fazer suas práticas pedagógicas e assim melhorar sua aprendizagem. Quanto mais personalizado for este acompanhamento (relação um tutor - um aluno), mais o tutor conhece o aluno, permitindo autenticar se é o próprio aluno que está fazendo suas atividades, em vez dele repassar ou copiar de um outro. O contato face a face, relação 1 professor/tutor 1 aluno, em sua maioria ocorrendo atualmente de modo virtual, quando presencial, será organizado com os devidos cuidados para o bom isolamento social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado Ponto de Vista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899 10.22456/1982-1654.102899 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.102899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899/57087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184185298944 |