Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Francisco Villa Ulhôa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vicari, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142
Resumo: Compreender a dinâmica dos processos de aprendizagem implica uma compreensão dos seus componentes: indivíduos, o ambiente ou contexto e mediação. Sabe-se que a Educação a Distância (EAD) tem uma característica distintiva em relação ao componente de mediação. Devido à necessidade de superar as barreiras da distância e do tem- po, a EAD utiliza intensamente tecnologias de informação e comunicação (TIC) para executar processos interativos. Uma construção de ambientes de aprendizagem eficaz de- pende das relações humanas e depende também da emoti- vidade em tais relações. Portanto, saber como agir em am- bientes virtuais, no sentido de criar o ambiente necessário para a animação dos processos de aprendizagem, tem uma importância singular. Este é o tema deste estudo. Os objeti- vos gerais alcançados podem ser assim resumidos: analisar os índices que são importantes para a avaliação da eficácia de um curso a distância; investigar em que medida a eficá- cia de cursos de EAD está correlacionada com a qualidade dos processos interativos; pesquisar características de con- versas de indivíduos interagindo em grupos de estudo, em ambientes virtuais, que podem contribuir para a eficácia de cursos a distância.
id UFRGS-7_c31e94a1f615f92ed97adcf39bcdc894
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12142
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativosQualidade na EAD. Avaliação da eficácia na EAD. Os processos interativos na EAD. Avaliação da interatividade na EAD.Compreender a dinâmica dos processos de aprendizagem implica uma compreensão dos seus componentes: indivíduos, o ambiente ou contexto e mediação. Sabe-se que a Educação a Distância (EAD) tem uma característica distintiva em relação ao componente de mediação. Devido à necessidade de superar as barreiras da distância e do tem- po, a EAD utiliza intensamente tecnologias de informação e comunicação (TIC) para executar processos interativos. Uma construção de ambientes de aprendizagem eficaz de- pende das relações humanas e depende também da emoti- vidade em tais relações. Portanto, saber como agir em am- bientes virtuais, no sentido de criar o ambiente necessário para a animação dos processos de aprendizagem, tem uma importância singular. Este é o tema deste estudo. Os objeti- vos gerais alcançados podem ser assim resumidos: analisar os índices que são importantes para a avaliação da eficácia de um curso a distância; investigar em que medida a eficá- cia de cursos de EAD está correlacionada com a qualidade dos processos interativos; pesquisar características de con- versas de indivíduos interagindo em grupos de estudo, em ambientes virtuais, que podem contribuir para a eficácia de cursos a distância.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1214210.22456/1982-1654.12142Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and DevelopmentInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142/7161Botelho, Francisco Villa UlhôaVicari, Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-03T13:04:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/12142Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-03T13:04:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos
title Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos
spellingShingle Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos
Botelho, Francisco Villa Ulhôa
Qualidade na EAD. Avaliação da eficácia na EAD. Os processos interativos na EAD. Avaliação da interatividade na EAD.
title_short Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos
title_full Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos
title_fullStr Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos
title_full_unstemmed Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos
title_sort Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos
author Botelho, Francisco Villa Ulhôa
author_facet Botelho, Francisco Villa Ulhôa
Vicari, Rosa Maria
author_role author
author2 Vicari, Rosa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Francisco Villa Ulhôa
Vicari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade na EAD. Avaliação da eficácia na EAD. Os processos interativos na EAD. Avaliação da interatividade na EAD.
topic Qualidade na EAD. Avaliação da eficácia na EAD. Os processos interativos na EAD. Avaliação da interatividade na EAD.
description Compreender a dinâmica dos processos de aprendizagem implica uma compreensão dos seus componentes: indivíduos, o ambiente ou contexto e mediação. Sabe-se que a Educação a Distância (EAD) tem uma característica distintiva em relação ao componente de mediação. Devido à necessidade de superar as barreiras da distância e do tem- po, a EAD utiliza intensamente tecnologias de informação e comunicação (TIC) para executar processos interativos. Uma construção de ambientes de aprendizagem eficaz de- pende das relações humanas e depende também da emoti- vidade em tais relações. Portanto, saber como agir em am- bientes virtuais, no sentido de criar o ambiente necessário para a animação dos processos de aprendizagem, tem uma importância singular. Este é o tema deste estudo. Os objeti- vos gerais alcançados podem ser assim resumidos: analisar os índices que são importantes para a avaliação da eficácia de um curso a distância; investigar em que medida a eficá- cia de cursos de EAD está correlacionada com a qualidade dos processos interativos; pesquisar características de con- versas de indivíduos interagindo em grupos de estudo, em ambientes virtuais, que podem contribuir para a eficácia de cursos a distância.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142
10.22456/1982-1654.12142
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.12142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142/7161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and Development
Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1789438653536141312