Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
DOI: | 10.22456/1982-1654.12142 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142 |
Resumo: | Compreender a dinâmica dos processos de aprendizagem implica uma compreensão dos seus componentes: indivíduos, o ambiente ou contexto e mediação. Sabe-se que a Educação a Distância (EAD) tem uma característica distintiva em relação ao componente de mediação. Devido à necessidade de superar as barreiras da distância e do tem- po, a EAD utiliza intensamente tecnologias de informação e comunicação (TIC) para executar processos interativos. Uma construção de ambientes de aprendizagem eficaz de- pende das relações humanas e depende também da emoti- vidade em tais relações. Portanto, saber como agir em am- bientes virtuais, no sentido de criar o ambiente necessário para a animação dos processos de aprendizagem, tem uma importância singular. Este é o tema deste estudo. Os objeti- vos gerais alcançados podem ser assim resumidos: analisar os índices que são importantes para a avaliação da eficácia de um curso a distância; investigar em que medida a eficá- cia de cursos de EAD está correlacionada com a qualidade dos processos interativos; pesquisar características de con- versas de indivíduos interagindo em grupos de estudo, em ambientes virtuais, que podem contribuir para a eficácia de cursos a distância. |
id |
UFRGS-7_c31e94a1f615f92ed97adcf39bcdc894 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/12142 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
spelling |
Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativosQualidade na EAD. Avaliação da eficácia na EAD. Os processos interativos na EAD. Avaliação da interatividade na EAD.Compreender a dinâmica dos processos de aprendizagem implica uma compreensão dos seus componentes: indivíduos, o ambiente ou contexto e mediação. Sabe-se que a Educação a Distância (EAD) tem uma característica distintiva em relação ao componente de mediação. Devido à necessidade de superar as barreiras da distância e do tem- po, a EAD utiliza intensamente tecnologias de informação e comunicação (TIC) para executar processos interativos. Uma construção de ambientes de aprendizagem eficaz de- pende das relações humanas e depende também da emoti- vidade em tais relações. Portanto, saber como agir em am- bientes virtuais, no sentido de criar o ambiente necessário para a animação dos processos de aprendizagem, tem uma importância singular. Este é o tema deste estudo. Os objeti- vos gerais alcançados podem ser assim resumidos: analisar os índices que são importantes para a avaliação da eficácia de um curso a distância; investigar em que medida a eficá- cia de cursos de EAD está correlacionada com a qualidade dos processos interativos; pesquisar características de con- versas de indivíduos interagindo em grupos de estudo, em ambientes virtuais, que podem contribuir para a eficácia de cursos a distância.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1214210.22456/1982-1654.12142Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and DevelopmentInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142/7161Botelho, Francisco Villa UlhôaVicari, Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-03T13:04:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/12142Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-03T13:04:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos |
title |
Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos |
spellingShingle |
Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos Botelho, Francisco Villa Ulhôa Qualidade na EAD. Avaliação da eficácia na EAD. Os processos interativos na EAD. Avaliação da interatividade na EAD. Botelho, Francisco Villa Ulhôa Qualidade na EAD. Avaliação da eficácia na EAD. Os processos interativos na EAD. Avaliação da interatividade na EAD. |
title_short |
Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos |
title_full |
Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos |
title_fullStr |
Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos |
title_full_unstemmed |
Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos |
title_sort |
Avaliação da eficácia de Curso a Distância – Explorando a qualidade dos processos interativos |
author |
Botelho, Francisco Villa Ulhôa |
author_facet |
Botelho, Francisco Villa Ulhôa Botelho, Francisco Villa Ulhôa Vicari, Rosa Maria Vicari, Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Vicari, Rosa Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Francisco Villa Ulhôa Vicari, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade na EAD. Avaliação da eficácia na EAD. Os processos interativos na EAD. Avaliação da interatividade na EAD. |
topic |
Qualidade na EAD. Avaliação da eficácia na EAD. Os processos interativos na EAD. Avaliação da interatividade na EAD. |
description |
Compreender a dinâmica dos processos de aprendizagem implica uma compreensão dos seus componentes: indivíduos, o ambiente ou contexto e mediação. Sabe-se que a Educação a Distância (EAD) tem uma característica distintiva em relação ao componente de mediação. Devido à necessidade de superar as barreiras da distância e do tem- po, a EAD utiliza intensamente tecnologias de informação e comunicação (TIC) para executar processos interativos. Uma construção de ambientes de aprendizagem eficaz de- pende das relações humanas e depende também da emoti- vidade em tais relações. Portanto, saber como agir em am- bientes virtuais, no sentido de criar o ambiente necessário para a animação dos processos de aprendizagem, tem uma importância singular. Este é o tema deste estudo. Os objeti- vos gerais alcançados podem ser assim resumidos: analisar os índices que são importantes para a avaliação da eficácia de um curso a distância; investigar em que medida a eficá- cia de cursos de EAD está correlacionada com a qualidade dos processos interativos; pesquisar características de con- versas de indivíduos interagindo em grupos de estudo, em ambientes virtuais, que podem contribuir para a eficácia de cursos a distância. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142 10.22456/1982-1654.12142 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.12142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12142/7161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and Development Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1822182845079093248 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22456/1982-1654.12142 |