Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21659 |
Resumo: | A existência de comunidades online em torno de objectos sociais é cada vez mais habitual na Internet, tendo algumas enorme popularidade. Este trabalho enquadra-se no âmbito de comunidades online na área do ensino e aprendizagem, ao propor o sistema BOA (Bolsa de Objectos de Aprendizagem) como uma plataforma de Objectos de Aprendizagem (OA) versátil e configurável, que introduz conceitos inovadores para promover a colaboração entre utilizadores, privilegiando uma competitividade saudável e consequente qualidade dos OA submetidos. A plataforma BOA tem sido desenvolvida e aplicada em cenários concretos ao longo dos últimos anos, suportando diferentes tipos de comunidades, tais como o VemAprender.net ou o BOA-GPI. Este artigo apresenta o resultado da análise e avaliação da plataforma BOA com base no referencial da computação social perspectivando, consequentemente, um conjunto de aspectos relevantes a desenvolver. Em particular, é analisado e avaliado o BOA contra um conjunto de padrões de interfaces sociais (i.e., Profile, PersonnalDashboard, Favorites, Displaying, Send/Share widget, Embbeding, Send/Receive Invitations) que são manifestos em sistemas como o Youtube, SlideShare ou o Flickr. Por fim, e com base nesta avaliação, são discutidos os aspectos relevantes a desenvolver para oferecer aos utilizadores do BOA uma experiência de utilização superior e potenciar a respectiva comunidade. Consideramos que a abordagem de análise e avaliação do BOA, proposta neste artigo, poderá ser adoptada com vantagem para avaliação de quaisquer outras plataformas ou comunidades relacionadas. |
id |
UFRGS-7_c72536b91f347f7b1c1a74ce3347ccaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/21659 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOAObjectos de AprendizagemComunidades OnlinePadrões de Interfaces SociaisObjectos Sociais.A existência de comunidades online em torno de objectos sociais é cada vez mais habitual na Internet, tendo algumas enorme popularidade. Este trabalho enquadra-se no âmbito de comunidades online na área do ensino e aprendizagem, ao propor o sistema BOA (Bolsa de Objectos de Aprendizagem) como uma plataforma de Objectos de Aprendizagem (OA) versátil e configurável, que introduz conceitos inovadores para promover a colaboração entre utilizadores, privilegiando uma competitividade saudável e consequente qualidade dos OA submetidos. A plataforma BOA tem sido desenvolvida e aplicada em cenários concretos ao longo dos últimos anos, suportando diferentes tipos de comunidades, tais como o VemAprender.net ou o BOA-GPI. Este artigo apresenta o resultado da análise e avaliação da plataforma BOA com base no referencial da computação social perspectivando, consequentemente, um conjunto de aspectos relevantes a desenvolver. Em particular, é analisado e avaliado o BOA contra um conjunto de padrões de interfaces sociais (i.e., Profile, PersonnalDashboard, Favorites, Displaying, Send/Share widget, Embbeding, Send/Receive Invitations) que são manifestos em sistemas como o Youtube, SlideShare ou o Flickr. Por fim, e com base nesta avaliação, são discutidos os aspectos relevantes a desenvolver para oferecer aos utilizadores do BOA uma experiência de utilização superior e potenciar a respectiva comunidade. Consideramos que a abordagem de análise e avaliação do BOA, proposta neste artigo, poderá ser adoptada com vantagem para avaliação de quaisquer outras plataformas ou comunidades relacionadas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2165910.22456/1982-1654.21659Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning ObjectsInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21659/13986Silva, Alberto Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-01T14:50:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/21659Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-11-01T14:50:15Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA |
title |
Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA |
spellingShingle |
Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA Silva, Alberto Rodrigues da Objectos de Aprendizagem Comunidades Online Padrões de Interfaces Sociais Objectos Sociais. |
title_short |
Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA |
title_full |
Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA |
title_fullStr |
Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA |
title_full_unstemmed |
Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA |
title_sort |
Padrões de Interfaces Sociais no Desenho do BOA |
author |
Silva, Alberto Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Alberto Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alberto Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objectos de Aprendizagem Comunidades Online Padrões de Interfaces Sociais Objectos Sociais. |
topic |
Objectos de Aprendizagem Comunidades Online Padrões de Interfaces Sociais Objectos Sociais. |
description |
A existência de comunidades online em torno de objectos sociais é cada vez mais habitual na Internet, tendo algumas enorme popularidade. Este trabalho enquadra-se no âmbito de comunidades online na área do ensino e aprendizagem, ao propor o sistema BOA (Bolsa de Objectos de Aprendizagem) como uma plataforma de Objectos de Aprendizagem (OA) versátil e configurável, que introduz conceitos inovadores para promover a colaboração entre utilizadores, privilegiando uma competitividade saudável e consequente qualidade dos OA submetidos. A plataforma BOA tem sido desenvolvida e aplicada em cenários concretos ao longo dos últimos anos, suportando diferentes tipos de comunidades, tais como o VemAprender.net ou o BOA-GPI. Este artigo apresenta o resultado da análise e avaliação da plataforma BOA com base no referencial da computação social perspectivando, consequentemente, um conjunto de aspectos relevantes a desenvolver. Em particular, é analisado e avaliado o BOA contra um conjunto de padrões de interfaces sociais (i.e., Profile, PersonnalDashboard, Favorites, Displaying, Send/Share widget, Embbeding, Send/Receive Invitations) que são manifestos em sistemas como o Youtube, SlideShare ou o Flickr. Por fim, e com base nesta avaliação, são discutidos os aspectos relevantes a desenvolver para oferecer aos utilizadores do BOA uma experiência de utilização superior e potenciar a respectiva comunidade. Consideramos que a abordagem de análise e avaliação do BOA, proposta neste artigo, poderá ser adoptada com vantagem para avaliação de quaisquer outras plataformas ou comunidades relacionadas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21659 10.22456/1982-1654.21659 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21659 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.21659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21659/13986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning Objects Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182590414848 |