Soluções assistivas e trabalho: uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52326 |
Resumo: | Diante das questões que envolvem o significado do trabalho para as pessoas com deficiência, a inclusão laboral ainda enfrenta paradigmas que negam a estes sujeitos tais oportunidades. As adaptações nos postos de trabalho que viabilizam a realização de tarefas revelaram-se importantes na contribuição das mudanças neste cenário. Assim, este estudo propõe o desenvolvimento de um conceito de Solução Assistiva como um processo de práticas laborais de pessoas com deficiência dentro de ambientes de trabalho, que se dá a partir do entrelaçamento entre o agente, a cena, o ato, a agência e o propósito do sujeito. O conceito foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico e observações, sendo tensionado com um estudo multicasos em empresa de grande porte de Porto Alegre. Apresentamos, neste artigo, um recorte no qual a tecnologia transcende o uso do recurso, permitindo solucionar situações específicas no contexto em estudo. |
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Soluções assistivas e trabalho: uma nova perspectiva para as pessoas com deficiênciaPessoas com deficiência. Mercado de trabalho. Soluções assistivas.Diante das questões que envolvem o significado do trabalho para as pessoas com deficiência, a inclusão laboral ainda enfrenta paradigmas que negam a estes sujeitos tais oportunidades. As adaptações nos postos de trabalho que viabilizam a realização de tarefas revelaram-se importantes na contribuição das mudanças neste cenário. Assim, este estudo propõe o desenvolvimento de um conceito de Solução Assistiva como um processo de práticas laborais de pessoas com deficiência dentro de ambientes de trabalho, que se dá a partir do entrelaçamento entre o agente, a cena, o ato, a agência e o propósito do sujeito. O conceito foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico e observações, sendo tensionado com um estudo multicasos em empresa de grande porte de Porto Alegre. Apresentamos, neste artigo, um recorte no qual a tecnologia transcende o uso do recurso, permitindo solucionar situações específicas no contexto em estudo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5232610.22456/1982-1654.52326Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52326/36445Pereira, Ana Cristina CyprianoMorais, Marcus Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/52326Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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