AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOPOIESE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUE ESBOÇAM UM ENSAIO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Darli
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6391
Resumo: The present article works with the concepts of organization and auto-poiese, in the perpective of the knolodgement. For this reedem ideas of the authors like maturana, Varela, Morin and Piaget, having this last one as reference. Ahter the considerations made, the Genetic Espistemology is pointed as necessary and complementary to study and investigations of these concepts in the scope of the cognition.
id UFRGS-7_d0237376b0035247481ad82cdc182ae9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/6391
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOPOIESE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUE ESBOÇAM UM ENSAIO.organizaçãoauto-organizaçãoautopoieseorganismo vivodesenvolvimento cognitivoconhecimento.The present article works with the concepts of organization and auto-poiese, in the perpective of the knolodgement. For this reedem ideas of the authors like maturana, Varela, Morin and Piaget, having this last one as reference. Ahter the considerations made, the Genetic Espistemology is pointed as necessary and complementary to study and investigations of these concepts in the scope of the cognition.O presente artigo trabalha com os conceitos de organização, auto-organização e autopoiese na perspectiva do conhecimento. Para isso, resgata idéias de autores como maturaba, Varela, Morin e Piaget, lendo este último como referencia. Após as considerações construídas, a Epistemologia Genética é apontada como necessária e complementar ao estudo e investigações destes conceitos no ambito da cognição.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2000-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/639110.22456/1982-1654.6391Computers in education: theory & practice; Vol. 3 No. 1 (2000): Novas Tecnologias na EducaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 3 n. 1 (2000): Novas Tecnologias na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6391/3833Colares, Darliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:08:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/6391Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:08:04Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOPOIESE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUE ESBOÇAM UM ENSAIO.
title AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOPOIESE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUE ESBOÇAM UM ENSAIO.
spellingShingle AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOPOIESE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUE ESBOÇAM UM ENSAIO.
Colares, Darli
organização
auto-organização
autopoiese
organismo vivo
desenvolvimento cognitivo
conhecimento.
title_short AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOPOIESE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUE ESBOÇAM UM ENSAIO.
title_full AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOPOIESE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUE ESBOÇAM UM ENSAIO.
title_fullStr AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOPOIESE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUE ESBOÇAM UM ENSAIO.
title_full_unstemmed AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOPOIESE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUE ESBOÇAM UM ENSAIO.
title_sort AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTOPOIESE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUE ESBOÇAM UM ENSAIO.
author Colares, Darli
author_facet Colares, Darli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv organização
auto-organização
autopoiese
organismo vivo
desenvolvimento cognitivo
conhecimento.
topic organização
auto-organização
autopoiese
organismo vivo
desenvolvimento cognitivo
conhecimento.
description The present article works with the concepts of organization and auto-poiese, in the perpective of the knolodgement. For this reedem ideas of the authors like maturana, Varela, Morin and Piaget, having this last one as reference. Ahter the considerations made, the Genetic Espistemology is pointed as necessary and complementary to study and investigations of these concepts in the scope of the cognition.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6391
10.22456/1982-1654.6391
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6391
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.6391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6391/3833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 3 No. 1 (2000): Novas Tecnologias na Educação
Informática na educação: teoria & prática; v. 3 n. 1 (2000): Novas Tecnologias na Educação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181616287744