Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo Nunes, Natália
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva De Bona, Aline, Pinheiro Alves, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483
Resumo: Educational trends show that use of digital technologies and programming logic will be discussed in classes, linked to computational thinking concepts. This article presents a way to work these information through desk checks, which are largely used in Computer Science. Different people of different knowledge levels have participated in research by receiving a question involving a day-to-day situation: “how to do an algorithm to tie a knot?”. The analysis of the diversity of solutions reveals that the chosen methodology is able to dialog with all kinds of knowledge and those concepts can be explored in different areas, not necessarily requiring the use of digital devices.
id UFRGS-7_d2daef1b5158e94eb51dad10bbb2ab62
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/132483
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional Educational trends show that use of digital technologies and programming logic will be discussed in classes, linked to computational thinking concepts. This article presents a way to work these information through desk checks, which are largely used in Computer Science. Different people of different knowledge levels have participated in research by receiving a question involving a day-to-day situation: “how to do an algorithm to tie a knot?”. The analysis of the diversity of solutions reveals that the chosen methodology is able to dialog with all kinds of knowledge and those concepts can be explored in different areas, not necessarily requiring the use of digital devices.Tendências educacionais apontam que o uso de tecnologias digitais e lógica de programação serão assuntos discutidos em sala de aula na atualidade, ancorados ao conceito de pensamento computacional. O presente artigo apresenta uma maneira de trabalhar estas informações através de testes de mesa, elementos amplamente utilizados na Ciência da Computação. Diferentes públicos de diferentes níveis de conhecimento participaram da pesquisa recebendo um questionamento envolvendo uma situação cotidiana: “como fazer um algoritmo para dar um nó em um calçado?”. A análise da diversidade de resoluções mostra que a metodologia adotada é capaz de dialogar com todos os tipos de conhecimento e que esses conceitos podem ser explorados em diferentes áreas, não necessariamente exigindo o uso de dispositivos digitais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483Computers in education: theory & practice; Vol. 26 No. 1 (2023): Informática na Educação: teoria e prática; 118-127Informática na educação: teoria & prática; v. 26 n. 1 (2023): Informática na Educação: teoria e prática; 118-1271982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483/90451http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernardo Nunes, NatáliaSilva De Bona, AlinePinheiro Alves, Lucas2023-11-28T11:45:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/132483Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2023-11-28T11:45:39Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional
title Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional
spellingShingle Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional
Bernardo Nunes, Natália
title_short Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional
title_full Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional
title_fullStr Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional
title_full_unstemmed Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional
title_sort Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional
author Bernardo Nunes, Natália
author_facet Bernardo Nunes, Natália
Silva De Bona, Aline
Pinheiro Alves, Lucas
author_role author
author2 Silva De Bona, Aline
Pinheiro Alves, Lucas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo Nunes, Natália
Silva De Bona, Aline
Pinheiro Alves, Lucas
description Educational trends show that use of digital technologies and programming logic will be discussed in classes, linked to computational thinking concepts. This article presents a way to work these information through desk checks, which are largely used in Computer Science. Different people of different knowledge levels have participated in research by receiving a question involving a day-to-day situation: “how to do an algorithm to tie a knot?”. The analysis of the diversity of solutions reveals that the chosen methodology is able to dialog with all kinds of knowledge and those concepts can be explored in different areas, not necessarily requiring the use of digital devices.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483/90451
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 26 No. 1 (2023): Informática na Educação: teoria e prática; 118-127
Informática na educação: teoria & prática; v. 26 n. 1 (2023): Informática na Educação: teoria e prática; 118-127
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184354119680