Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483 |
Resumo: | Educational trends show that use of digital technologies and programming logic will be discussed in classes, linked to computational thinking concepts. This article presents a way to work these information through desk checks, which are largely used in Computer Science. Different people of different knowledge levels have participated in research by receiving a question involving a day-to-day situation: “how to do an algorithm to tie a knot?”. The analysis of the diversity of solutions reveals that the chosen methodology is able to dialog with all kinds of knowledge and those concepts can be explored in different areas, not necessarily requiring the use of digital devices. |
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Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional Educational trends show that use of digital technologies and programming logic will be discussed in classes, linked to computational thinking concepts. This article presents a way to work these information through desk checks, which are largely used in Computer Science. Different people of different knowledge levels have participated in research by receiving a question involving a day-to-day situation: “how to do an algorithm to tie a knot?”. The analysis of the diversity of solutions reveals that the chosen methodology is able to dialog with all kinds of knowledge and those concepts can be explored in different areas, not necessarily requiring the use of digital devices.Tendências educacionais apontam que o uso de tecnologias digitais e lógica de programação serão assuntos discutidos em sala de aula na atualidade, ancorados ao conceito de pensamento computacional. O presente artigo apresenta uma maneira de trabalhar estas informações através de testes de mesa, elementos amplamente utilizados na Ciência da Computação. Diferentes públicos de diferentes níveis de conhecimento participaram da pesquisa recebendo um questionamento envolvendo uma situação cotidiana: “como fazer um algoritmo para dar um nó em um calçado?”. A análise da diversidade de resoluções mostra que a metodologia adotada é capaz de dialogar com todos os tipos de conhecimento e que esses conceitos podem ser explorados em diferentes áreas, não necessariamente exigindo o uso de dispositivos digitais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483Computers in education: theory & practice; Vol. 26 No. 1 (2023): Informática na Educação: teoria e prática; 118-127Informática na educação: teoria & prática; v. 26 n. 1 (2023): Informática na Educação: teoria e prática; 118-1271982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483/90451http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernardo Nunes, NatáliaSilva De Bona, AlinePinheiro Alves, Lucas2023-11-28T11:45:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/132483Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2023-11-28T11:45:39Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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