Reflections about the writing of the research as technology of itself (re)creation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7126 |
Resumo: | A escrita da pesquisa é foco das reflexões aqui apresentadas. A partir do registro de um acontecimento quando da coleta de informações para uma pesquisa de mestrado, problematiza-se a importância da narrativa de imprevistos que, uma vez alçados à condição de evento descrito, constituem-se como importantes dispositivos para a constituição do pesquisador. Nesse processo, a escrita da pesquisa é considerada como tecnologia: tecno, arte de enformação da realidade em matéria significante, que, no processo de enformação, (re)forma, (de)forma, (in)forma, enfim (re)cria a realidade e seu próprio autor. Isso é possível em razão da condição de mútua constituição entre sujeito que escreve e a escrita que se objetiva para a leitura de um outro que, por sua vez, (re)criará, a partir da sua posição axiológica, o próprio texto a ser lido. |
id |
UFRGS-7_d61599a686c3e6c3e654c16013e2c089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/7126 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflections about the writing of the research as technology of itself (re)creationReflexões sobre a escrita da pesquisa como tecnologia de (re)criação de siPesquisa. Escrita. Constituição do pesquisador. Metodologia.A escrita da pesquisa é foco das reflexões aqui apresentadas. A partir do registro de um acontecimento quando da coleta de informações para uma pesquisa de mestrado, problematiza-se a importância da narrativa de imprevistos que, uma vez alçados à condição de evento descrito, constituem-se como importantes dispositivos para a constituição do pesquisador. Nesse processo, a escrita da pesquisa é considerada como tecnologia: tecno, arte de enformação da realidade em matéria significante, que, no processo de enformação, (re)forma, (de)forma, (in)forma, enfim (re)cria a realidade e seu próprio autor. Isso é possível em razão da condição de mútua constituição entre sujeito que escreve e a escrita que se objetiva para a leitura de um outro que, por sua vez, (re)criará, a partir da sua posição axiológica, o próprio texto a ser lido.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/712610.22456/1982-1654.7126Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 1 (2008): Subjectivity, Technology and ResearchInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 1 (2008): Subjetivação, Tecnologia e Pesquisa1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7126/4881Zanella, Andréa Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:33:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/7126Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:33:20Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflections about the writing of the research as technology of itself (re)creation Reflexões sobre a escrita da pesquisa como tecnologia de (re)criação de si |
title |
Reflections about the writing of the research as technology of itself (re)creation |
spellingShingle |
Reflections about the writing of the research as technology of itself (re)creation Zanella, Andréa Vieira Pesquisa. Escrita. Constituição do pesquisador. Metodologia. |
title_short |
Reflections about the writing of the research as technology of itself (re)creation |
title_full |
Reflections about the writing of the research as technology of itself (re)creation |
title_fullStr |
Reflections about the writing of the research as technology of itself (re)creation |
title_full_unstemmed |
Reflections about the writing of the research as technology of itself (re)creation |
title_sort |
Reflections about the writing of the research as technology of itself (re)creation |
author |
Zanella, Andréa Vieira |
author_facet |
Zanella, Andréa Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanella, Andréa Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa. Escrita. Constituição do pesquisador. Metodologia. |
topic |
Pesquisa. Escrita. Constituição do pesquisador. Metodologia. |
description |
A escrita da pesquisa é foco das reflexões aqui apresentadas. A partir do registro de um acontecimento quando da coleta de informações para uma pesquisa de mestrado, problematiza-se a importância da narrativa de imprevistos que, uma vez alçados à condição de evento descrito, constituem-se como importantes dispositivos para a constituição do pesquisador. Nesse processo, a escrita da pesquisa é considerada como tecnologia: tecno, arte de enformação da realidade em matéria significante, que, no processo de enformação, (re)forma, (de)forma, (in)forma, enfim (re)cria a realidade e seu próprio autor. Isso é possível em razão da condição de mútua constituição entre sujeito que escreve e a escrita que se objetiva para a leitura de um outro que, por sua vez, (re)criará, a partir da sua posição axiológica, o próprio texto a ser lido. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7126 10.22456/1982-1654.7126 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7126 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.7126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7126/4881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 1 (2008): Subjectivity, Technology and Research Informática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 1 (2008): Subjetivação, Tecnologia e Pesquisa 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181633064960 |