A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775 |
Resumo: | O presente estudo teve como finalidade desenvolver um protótipo de módulo digital que pudesse melhorar e/ou adequar o acesso de pessoas com daltonismo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Aprender Unoeste”. A pesquisa assumiu um caráter qualitativo, uma vez que a proposta de investigação focou o estudo a respeito da acessibilidade de pessoas com daltonismo aos AVAs. Os resultados obtidos contribuíram para o entendimento da necessidade de se considerar determinadas especificidades para se promover o acesso efetivo de pessoas com daltonismo aos AVAs, propiciando condições mais eficientes de leitura e visualização das informações gerais e dos materiais didáticos disponíveis. |
id |
UFRGS-7_db4fd13934c6ae4aa36f3f6087515bfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/66775 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA InclusivoAcessibilidade. Inclusão. Daltonismo. Ambiente Virtual de Aprendizagem.AcessibilidadeO presente estudo teve como finalidade desenvolver um protótipo de módulo digital que pudesse melhorar e/ou adequar o acesso de pessoas com daltonismo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Aprender Unoeste”. A pesquisa assumiu um caráter qualitativo, uma vez que a proposta de investigação focou o estudo a respeito da acessibilidade de pessoas com daltonismo aos AVAs. Os resultados obtidos contribuíram para o entendimento da necessidade de se considerar determinadas especificidades para se promover o acesso efetivo de pessoas com daltonismo aos AVAs, propiciando condições mais eficientes de leitura e visualização das informações gerais e dos materiais didáticos disponíveis.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6677510.22456/1982-1654.66775Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775/43624Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rita de Cassia Miranda daTerçariol, Adriana Aparecida de LimaMello, Fernanda Sutkus de OliveiraSousa, Sidinei de OliveiraIkeshoji, Elisangela Aparecida Bulla2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/66775Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo |
title |
A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo |
spellingShingle |
A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo Costa, Rita de Cassia Miranda da Acessibilidade. Inclusão. Daltonismo. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Acessibilidade |
title_short |
A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo |
title_full |
A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo |
title_fullStr |
A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo |
title_full_unstemmed |
A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo |
title_sort |
A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo |
author |
Costa, Rita de Cassia Miranda da |
author_facet |
Costa, Rita de Cassia Miranda da Terçariol, Adriana Aparecida de Lima Mello, Fernanda Sutkus de Oliveira Sousa, Sidinei de Oliveira Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla |
author_role |
author |
author2 |
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima Mello, Fernanda Sutkus de Oliveira Sousa, Sidinei de Oliveira Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rita de Cassia Miranda da Terçariol, Adriana Aparecida de Lima Mello, Fernanda Sutkus de Oliveira Sousa, Sidinei de Oliveira Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade. Inclusão. Daltonismo. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Acessibilidade |
topic |
Acessibilidade. Inclusão. Daltonismo. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Acessibilidade |
description |
O presente estudo teve como finalidade desenvolver um protótipo de módulo digital que pudesse melhorar e/ou adequar o acesso de pessoas com daltonismo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Aprender Unoeste”. A pesquisa assumiu um caráter qualitativo, uma vez que a proposta de investigação focou o estudo a respeito da acessibilidade de pessoas com daltonismo aos AVAs. Os resultados obtidos contribuíram para o entendimento da necessidade de se considerar determinadas especificidades para se promover o acesso efetivo de pessoas com daltonismo aos AVAs, propiciando condições mais eficientes de leitura e visualização das informações gerais e dos materiais didáticos disponíveis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775 10.22456/1982-1654.66775 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.66775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775/43624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183475412992 |