A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rita de Cassia Miranda da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Terçariol, Adriana Aparecida de Lima, Mello, Fernanda Sutkus de Oliveira, Sousa, Sidinei de Oliveira, Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775
Resumo: O presente estudo teve como finalidade desenvolver um protótipo de módulo digital que pudesse melhorar e/ou adequar o acesso de pessoas com daltonismo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Aprender Unoeste”. A pesquisa assumiu um caráter qualitativo, uma vez que a proposta de investigação focou o estudo a respeito da acessibilidade de pessoas com daltonismo aos AVAs. Os resultados obtidos contribuíram para o entendimento da necessidade de se considerar determinadas especificidades para se promover o acesso efetivo de pessoas com daltonismo aos AVAs, propiciando condições mais eficientes de leitura e visualização das informações gerais e dos materiais didáticos disponíveis.
id UFRGS-7_db4fd13934c6ae4aa36f3f6087515bfa
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/66775
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA InclusivoAcessibilidade. Inclusão. Daltonismo. Ambiente Virtual de Aprendizagem.AcessibilidadeO presente estudo teve como finalidade desenvolver um protótipo de módulo digital que pudesse melhorar e/ou adequar o acesso de pessoas com daltonismo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Aprender Unoeste”. A pesquisa assumiu um caráter qualitativo, uma vez que a proposta de investigação focou o estudo a respeito da acessibilidade de pessoas com daltonismo aos AVAs. Os resultados obtidos contribuíram para o entendimento da necessidade de se considerar determinadas especificidades para se promover o acesso efetivo de pessoas com daltonismo aos AVAs, propiciando condições mais eficientes de leitura e visualização das informações gerais e dos materiais didáticos disponíveis.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6677510.22456/1982-1654.66775Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775/43624Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rita de Cassia Miranda daTerçariol, Adriana Aparecida de LimaMello, Fernanda Sutkus de OliveiraSousa, Sidinei de OliveiraIkeshoji, Elisangela Aparecida Bulla2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/66775Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo
title A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo
spellingShingle A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo
Costa, Rita de Cassia Miranda da
Acessibilidade. Inclusão. Daltonismo. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Acessibilidade
title_short A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo
title_full A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo
title_fullStr A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo
title_full_unstemmed A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo
title_sort A Acessibilidade de Pessoas com Daltonismo: A Construção de um Protótipo de AVA Inclusivo
author Costa, Rita de Cassia Miranda da
author_facet Costa, Rita de Cassia Miranda da
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Mello, Fernanda Sutkus de Oliveira
Sousa, Sidinei de Oliveira
Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla
author_role author
author2 Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Mello, Fernanda Sutkus de Oliveira
Sousa, Sidinei de Oliveira
Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rita de Cassia Miranda da
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Mello, Fernanda Sutkus de Oliveira
Sousa, Sidinei de Oliveira
Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade. Inclusão. Daltonismo. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Acessibilidade
topic Acessibilidade. Inclusão. Daltonismo. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Acessibilidade
description O presente estudo teve como finalidade desenvolver um protótipo de módulo digital que pudesse melhorar e/ou adequar o acesso de pessoas com daltonismo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Aprender Unoeste”. A pesquisa assumiu um caráter qualitativo, uma vez que a proposta de investigação focou o estudo a respeito da acessibilidade de pessoas com daltonismo aos AVAs. Os resultados obtidos contribuíram para o entendimento da necessidade de se considerar determinadas especificidades para se promover o acesso efetivo de pessoas com daltonismo aos AVAs, propiciando condições mais eficientes de leitura e visualização das informações gerais e dos materiais didáticos disponíveis.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775
10.22456/1982-1654.66775
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.66775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66775/43624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183475412992