Diferentes Abordagens de Computação Afetiva em Sistemas Multiagentes e Sistemas Tutores Inteligentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4946 |
Resumo: | Resumo: Os resultados recentemente obtidos nas neurociÍncias e ciÍncias cognitivas apontam para no-vas explicaÁies sobre o papel da emoÁ„o na aprendiza-gem e outros processos cognitivos. Esse entendimento influenciou, sobretudo a partir da dÈcada de 1990, a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas e ambientes computacionais de aprendizagem. Este artigo apresen-ta algumas abordagens de computaÁ„o afetiva tal como vÍm sendo adotadas por diferentes grupos de pesqui-sa, no formalismo simbÛlico de linguagens e raciocÌnio para o desenvolvimento de sistemas multiagentes e/ou de sistemas tutores inteligentes. |
id |
UFRGS-7_e2b87a419c53da39a07c99f83f86e8c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/4946 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferentes Abordagens de Computação Afetiva em Sistemas Multiagentes e Sistemas Tutores InteligentesResumo: Os resultados recentemente obtidos nas neurociÍncias e ciÍncias cognitivas apontam para no-vas explicaÁies sobre o papel da emoÁ„o na aprendiza-gem e outros processos cognitivos. Esse entendimento influenciou, sobretudo a partir da dÈcada de 1990, a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas e ambientes computacionais de aprendizagem. Este artigo apresen-ta algumas abordagens de computaÁ„o afetiva tal como vÍm sendo adotadas por diferentes grupos de pesqui-sa, no formalismo simbÛlico de linguagens e raciocÌnio para o desenvolvimento de sistemas multiagentes e/ou de sistemas tutores inteligentes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2003-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/494610.22456/1982-1654.4946Computers in education: theory & practice; Vol. 6 No. 2 (2003): Interaction Processes in Virtual Learning EnvironmentInformática na educação: teoria & prática; v. 6 n. 2 (2003): Processos Múltiplos de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4946/2934Pontarolo, Edilson PontaroloBercht, Magda BerchtVicari, Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:21:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/4946Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:21:32Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferentes Abordagens de Computação Afetiva em Sistemas Multiagentes e Sistemas Tutores Inteligentes |
title |
Diferentes Abordagens de Computação Afetiva em Sistemas Multiagentes e Sistemas Tutores Inteligentes |
spellingShingle |
Diferentes Abordagens de Computação Afetiva em Sistemas Multiagentes e Sistemas Tutores Inteligentes Pontarolo, Edilson Pontarolo |
title_short |
Diferentes Abordagens de Computação Afetiva em Sistemas Multiagentes e Sistemas Tutores Inteligentes |
title_full |
Diferentes Abordagens de Computação Afetiva em Sistemas Multiagentes e Sistemas Tutores Inteligentes |
title_fullStr |
Diferentes Abordagens de Computação Afetiva em Sistemas Multiagentes e Sistemas Tutores Inteligentes |
title_full_unstemmed |
Diferentes Abordagens de Computação Afetiva em Sistemas Multiagentes e Sistemas Tutores Inteligentes |
title_sort |
Diferentes Abordagens de Computação Afetiva em Sistemas Multiagentes e Sistemas Tutores Inteligentes |
author |
Pontarolo, Edilson Pontarolo |
author_facet |
Pontarolo, Edilson Pontarolo Bercht, Magda Bercht Vicari, Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Bercht, Magda Bercht Vicari, Rosa Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontarolo, Edilson Pontarolo Bercht, Magda Bercht Vicari, Rosa Maria |
description |
Resumo: Os resultados recentemente obtidos nas neurociÍncias e ciÍncias cognitivas apontam para no-vas explicaÁies sobre o papel da emoÁ„o na aprendiza-gem e outros processos cognitivos. Esse entendimento influenciou, sobretudo a partir da dÈcada de 1990, a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas e ambientes computacionais de aprendizagem. Este artigo apresen-ta algumas abordagens de computaÁ„o afetiva tal como vÍm sendo adotadas por diferentes grupos de pesqui-sa, no formalismo simbÛlico de linguagens e raciocÌnio para o desenvolvimento de sistemas multiagentes e/ou de sistemas tutores inteligentes. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4946 10.22456/1982-1654.4946 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4946 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.4946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4946/2934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 6 No. 2 (2003): Interaction Processes in Virtual Learning Environment Informática na educação: teoria & prática; v. 6 n. 2 (2003): Processos Múltiplos de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181082562561 |