Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldaner, Natalia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203026
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
id UFSC_a3449da2b7c9221a5ff19f5fafe8c1a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203026
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZKComputação AfetivaSistema Tutores InteligentesMAZKTecnologias EducacionaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoA Inteligência Artificial está inserindo-se no ambiente educacional de forma acelerada, e com isso, culminando em tecnologias facilitadoras, como é o caso dos sistemas tutores inteligentes. Paralelamente, teorias sugerem que a afetividade do comportamento humano possui ligação com o processo cognitivo, e com isso, torna-se fundamentalmente importante conciliarmos as emoções com o processo de aprendizagem no ambiente educacional. Os professores são capazes de usar-se da empatia para compreender estados emocionais do aluno e intervir quando necessário, contudo, ao considerarmos tutores inteligentes, ainda enfrentam-se desafios. Tendo em vista isso, a Computação Afetiva é a área de estudo que se dedica a encontrar mecanismos para inferir emoções em máquinas, e neste trabalho, o objetivo é realizar um estudo a partir dela, visando elaborar uma proposta para dotar o Sistema Tutor Inteligente MAZK de capacidades afetivas. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada deu-se através da pesquisa qualitativa e exploratória. A partir disso, observou-se que é possível inserir um módulo reconhecimento afetivo no MAZK, e permitir que o sistema intervenha de maneira empática em situações que sugerem que o aluno está desmotivado e com maiores dificuldades, ao passo que fornece feedbacks positivos aos alunos com bom desempenho. Este reconhecimento é possível utilizando-se de técnicas como análise de expressões faciais, comportamento observável e análise avaliativa.Araranguá, SCPozzebon, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaMaldaner, Natalia2019-12-16T19:12:49Z2019-12-16T19:12:49Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203026info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-16T19:13:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203026Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-16T19:13:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK
title Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK
spellingShingle Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK
Maldaner, Natalia
Computação Afetiva
Sistema Tutores Inteligentes
MAZK
Tecnologias Educacionais
title_short Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK
title_full Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK
title_fullStr Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK
title_full_unstemmed Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK
title_sort Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK
author Maldaner, Natalia
author_facet Maldaner, Natalia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pozzebon, Eliane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldaner, Natalia
dc.subject.por.fl_str_mv Computação Afetiva
Sistema Tutores Inteligentes
MAZK
Tecnologias Educacionais
topic Computação Afetiva
Sistema Tutores Inteligentes
MAZK
Tecnologias Educacionais
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T19:12:49Z
2019-12-16T19:12:49Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203026
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652249765773312