Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203026 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
id |
UFSC_a3449da2b7c9221a5ff19f5fafe8c1a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203026 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZKComputação AfetivaSistema Tutores InteligentesMAZKTecnologias EducacionaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoA Inteligência Artificial está inserindo-se no ambiente educacional de forma acelerada, e com isso, culminando em tecnologias facilitadoras, como é o caso dos sistemas tutores inteligentes. Paralelamente, teorias sugerem que a afetividade do comportamento humano possui ligação com o processo cognitivo, e com isso, torna-se fundamentalmente importante conciliarmos as emoções com o processo de aprendizagem no ambiente educacional. Os professores são capazes de usar-se da empatia para compreender estados emocionais do aluno e intervir quando necessário, contudo, ao considerarmos tutores inteligentes, ainda enfrentam-se desafios. Tendo em vista isso, a Computação Afetiva é a área de estudo que se dedica a encontrar mecanismos para inferir emoções em máquinas, e neste trabalho, o objetivo é realizar um estudo a partir dela, visando elaborar uma proposta para dotar o Sistema Tutor Inteligente MAZK de capacidades afetivas. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada deu-se através da pesquisa qualitativa e exploratória. A partir disso, observou-se que é possível inserir um módulo reconhecimento afetivo no MAZK, e permitir que o sistema intervenha de maneira empática em situações que sugerem que o aluno está desmotivado e com maiores dificuldades, ao passo que fornece feedbacks positivos aos alunos com bom desempenho. Este reconhecimento é possível utilizando-se de técnicas como análise de expressões faciais, comportamento observável e análise avaliativa.Araranguá, SCPozzebon, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaMaldaner, Natalia2019-12-16T19:12:49Z2019-12-16T19:12:49Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203026info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-16T19:13:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203026Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-16T19:13:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK |
title |
Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK |
spellingShingle |
Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK Maldaner, Natalia Computação Afetiva Sistema Tutores Inteligentes MAZK Tecnologias Educacionais |
title_short |
Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK |
title_full |
Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK |
title_fullStr |
Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK |
title_full_unstemmed |
Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK |
title_sort |
Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK |
author |
Maldaner, Natalia |
author_facet |
Maldaner, Natalia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pozzebon, Eliane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maldaner, Natalia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computação Afetiva Sistema Tutores Inteligentes MAZK Tecnologias Educacionais |
topic |
Computação Afetiva Sistema Tutores Inteligentes MAZK Tecnologias Educacionais |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16T19:12:49Z 2019-12-16T19:12:49Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203026 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
71 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652249765773312 |