Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622 |
Resumo: | O celular é um recurso versátil no ambiente escolar, usado por alunos gera dilemas em professores e repressão nas escolas. Competências pedagógicas-digitais no uso do celular de 107 professores foram analisadas. 89,7% disseram ter de básica à muita habilidade no uso do celular, porém, a infraestrutura/política da escola sobre o uso na sala de aula foi de precária (27,1%) a muito boa (24,3%). O celular, para 70,1% dos professores, ajuda aos alunos nos estudos, mas 22,4% têm problema para captar a atenção. Ainda, falta internet na instituição (78,5%), tempo para preparar aulas (44,9%) e competência no uso dos apli-cativos (43%), está proibido o uso em sala de aula (62,6%), e 61,7% nunca tiveram capaci-tação em tecnologias digitais. É necessário inserir o celular como ferramenta pedagógica, acompanhado de uma política de capacitação dos professores e de mudanças na gestão ao respeito de acesso à internet na escola. |
id |
UFRGS-7_e3bad1e92beef6ae8e05a5c9f949ed79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/112622 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagemTecnologias digitais na educaçãoFerramentas pedagógicasCompetência pedagógico-digitalCelularEnsino AprendizagemCompetência Pedagógico DigitalO celular é um recurso versátil no ambiente escolar, usado por alunos gera dilemas em professores e repressão nas escolas. Competências pedagógicas-digitais no uso do celular de 107 professores foram analisadas. 89,7% disseram ter de básica à muita habilidade no uso do celular, porém, a infraestrutura/política da escola sobre o uso na sala de aula foi de precária (27,1%) a muito boa (24,3%). O celular, para 70,1% dos professores, ajuda aos alunos nos estudos, mas 22,4% têm problema para captar a atenção. Ainda, falta internet na instituição (78,5%), tempo para preparar aulas (44,9%) e competência no uso dos apli-cativos (43%), está proibido o uso em sala de aula (62,6%), e 61,7% nunca tiveram capaci-tação em tecnologias digitais. É necessário inserir o celular como ferramenta pedagógica, acompanhado de uma política de capacitação dos professores e de mudanças na gestão ao respeito de acesso à internet na escola.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Educacionalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11262210.22456/1982-1654.112622Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na MotivaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622/65961Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBeltran-Pedreros, SandraBérgamo, LucianoGodinho, Jones2022-01-06T18:22:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/112622Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:22:16Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem |
title |
Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem Beltran-Pedreros, Sandra Tecnologias digitais na educação Ferramentas pedagógicas Competência pedagógico-digital Celular Ensino Aprendizagem Competência Pedagógico Digital |
title_short |
Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem |
title_full |
Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem |
author |
Beltran-Pedreros, Sandra |
author_facet |
Beltran-Pedreros, Sandra Bérgamo, Luciano Godinho, Jones |
author_role |
author |
author2 |
Bérgamo, Luciano Godinho, Jones |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltran-Pedreros, Sandra Bérgamo, Luciano Godinho, Jones |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais na educação Ferramentas pedagógicas Competência pedagógico-digital Celular Ensino Aprendizagem Competência Pedagógico Digital |
topic |
Tecnologias digitais na educação Ferramentas pedagógicas Competência pedagógico-digital Celular Ensino Aprendizagem Competência Pedagógico Digital |
description |
O celular é um recurso versátil no ambiente escolar, usado por alunos gera dilemas em professores e repressão nas escolas. Competências pedagógicas-digitais no uso do celular de 107 professores foram analisadas. 89,7% disseram ter de básica à muita habilidade no uso do celular, porém, a infraestrutura/política da escola sobre o uso na sala de aula foi de precária (27,1%) a muito boa (24,3%). O celular, para 70,1% dos professores, ajuda aos alunos nos estudos, mas 22,4% têm problema para captar a atenção. Ainda, falta internet na instituição (78,5%), tempo para preparar aulas (44,9%) e competência no uso dos apli-cativos (43%), está proibido o uso em sala de aula (62,6%), e 61,7% nunca tiveram capaci-tação em tecnologias digitais. É necessário inserir o celular como ferramenta pedagógica, acompanhado de uma política de capacitação dos professores e de mudanças na gestão ao respeito de acesso à internet na escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Educacional |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622 10.22456/1982-1654.112622 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.112622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622/65961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184225144832 |