Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltran-Pedreros, Sandra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bérgamo, Luciano, Godinho, Jones
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622
Resumo: O celular é um recurso versátil no ambiente escolar, usado por alunos gera dilemas em professores e repressão nas escolas. Competências pedagógicas-digitais no uso do celular de 107 professores foram analisadas. 89,7% disseram ter de básica à muita habilidade no uso do celular, porém, a infraestrutura/política da escola sobre o uso na sala de aula foi de precária (27,1%) a muito boa (24,3%). O celular, para 70,1% dos professores, ajuda aos alunos nos estudos, mas 22,4% têm problema para captar a atenção. Ainda, falta internet na instituição (78,5%), tempo para preparar aulas (44,9%) e competência no uso dos apli-cativos (43%), está proibido o uso em sala de aula (62,6%), e 61,7% nunca tiveram capaci-tação em tecnologias digitais. É necessário inserir o celular como ferramenta pedagógica, acompanhado de uma política de capacitação dos professores e de mudanças na gestão ao respeito de acesso à internet na escola.
id UFRGS-7_e3bad1e92beef6ae8e05a5c9f949ed79
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/112622
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagemTecnologias digitais na educaçãoFerramentas pedagógicasCompetência pedagógico-digitalCelularEnsino AprendizagemCompetência Pedagógico DigitalO celular é um recurso versátil no ambiente escolar, usado por alunos gera dilemas em professores e repressão nas escolas. Competências pedagógicas-digitais no uso do celular de 107 professores foram analisadas. 89,7% disseram ter de básica à muita habilidade no uso do celular, porém, a infraestrutura/política da escola sobre o uso na sala de aula foi de precária (27,1%) a muito boa (24,3%). O celular, para 70,1% dos professores, ajuda aos alunos nos estudos, mas 22,4% têm problema para captar a atenção. Ainda, falta internet na instituição (78,5%), tempo para preparar aulas (44,9%) e competência no uso dos apli-cativos (43%), está proibido o uso em sala de aula (62,6%), e 61,7% nunca tiveram capaci-tação em tecnologias digitais. É necessário inserir o celular como ferramenta pedagógica, acompanhado de uma política de capacitação dos professores e de mudanças na gestão ao respeito de acesso à internet na escola.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Educacionalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11262210.22456/1982-1654.112622Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na MotivaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622/65961Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBeltran-Pedreros, SandraBérgamo, LucianoGodinho, Jones2022-01-06T18:22:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/112622Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:22:16Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem
title Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem
spellingShingle Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem
Beltran-Pedreros, Sandra
Tecnologias digitais na educação
Ferramentas pedagógicas
Competência pedagógico-digital
Celular
Ensino Aprendizagem
Competência Pedagógico Digital
title_short Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem
title_full Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem
title_fullStr Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem
title_sort Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem
author Beltran-Pedreros, Sandra
author_facet Beltran-Pedreros, Sandra
Bérgamo, Luciano
Godinho, Jones
author_role author
author2 Bérgamo, Luciano
Godinho, Jones
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltran-Pedreros, Sandra
Bérgamo, Luciano
Godinho, Jones
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais na educação
Ferramentas pedagógicas
Competência pedagógico-digital
Celular
Ensino Aprendizagem
Competência Pedagógico Digital
topic Tecnologias digitais na educação
Ferramentas pedagógicas
Competência pedagógico-digital
Celular
Ensino Aprendizagem
Competência Pedagógico Digital
description O celular é um recurso versátil no ambiente escolar, usado por alunos gera dilemas em professores e repressão nas escolas. Competências pedagógicas-digitais no uso do celular de 107 professores foram analisadas. 89,7% disseram ter de básica à muita habilidade no uso do celular, porém, a infraestrutura/política da escola sobre o uso na sala de aula foi de precária (27,1%) a muito boa (24,3%). O celular, para 70,1% dos professores, ajuda aos alunos nos estudos, mas 22,4% têm problema para captar a atenção. Ainda, falta internet na instituição (78,5%), tempo para preparar aulas (44,9%) e competência no uso dos apli-cativos (43%), está proibido o uso em sala de aula (62,6%), e 61,7% nunca tiveram capaci-tação em tecnologias digitais. É necessário inserir o celular como ferramenta pedagógica, acompanhado de uma política de capacitação dos professores e de mudanças na gestão ao respeito de acesso à internet na escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Educacional
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622
10.22456/1982-1654.112622
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.112622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622/65961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184225144832