O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235 |
Resumo: | Apresentamos um relato de pesquisa com foco nas práticas de letramento das pessoas com deficiência visual, especialmente durante os processos iniciais de alfabetização. O computador com leitor de tela é apontado como uma TIC capaz de suprir as lacunas comunicacionais e interacionais deixadas pelo código Braille. A pesquisa objetivou compreender e analisar os saberes de professores sobre os recursos de acesso ao conhecimento para crianças com deficiência visual matriculadas na rede municipal de ensino de Uberlândia (MG). Participaram da pesquisa quatro professoras do AEE que por meio de entrevistas semiestruturadas nos forneceram os dados necessários, cuja construção ocorreu sob uma dimensão histórico-cultural característica da epistemologia qualitativa. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdos. As conclusões revelam que o código Braille ocupa a centralidade dos saberes e das práticas dos sujeitos da pesquisa, sendo a informática utilizada de maneira muito insipiente. |
id |
UFRGS-7_e4dbb8b42218e83005cb21ab3e4bc6c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/39235 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência VisualEducação. Letramento. Braille. Leitores de telaSaberes docentes. Letramento de pessoas com deficiência visualApresentamos um relato de pesquisa com foco nas práticas de letramento das pessoas com deficiência visual, especialmente durante os processos iniciais de alfabetização. O computador com leitor de tela é apontado como uma TIC capaz de suprir as lacunas comunicacionais e interacionais deixadas pelo código Braille. A pesquisa objetivou compreender e analisar os saberes de professores sobre os recursos de acesso ao conhecimento para crianças com deficiência visual matriculadas na rede municipal de ensino de Uberlândia (MG). Participaram da pesquisa quatro professoras do AEE que por meio de entrevistas semiestruturadas nos forneceram os dados necessários, cuja construção ocorreu sob uma dimensão histórico-cultural característica da epistemologia qualitativa. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdos. As conclusões revelam que o código Braille ocupa a centralidade dos saberes e das práticas dos sujeitos da pesquisa, sendo a informática utilizada de maneira muito insipiente.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3923510.22456/1982-1654.39235Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235/32519Portes, Rutileia Maria de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/39235Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:46Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual |
title |
O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual |
spellingShingle |
O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual Portes, Rutileia Maria de Lima Educação. Letramento. Braille. Leitores de tela Saberes docentes. Letramento de pessoas com deficiência visual |
title_short |
O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual |
title_full |
O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual |
title_fullStr |
O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual |
title_full_unstemmed |
O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual |
title_sort |
O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual |
author |
Portes, Rutileia Maria de Lima |
author_facet |
Portes, Rutileia Maria de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portes, Rutileia Maria de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Letramento. Braille. Leitores de tela Saberes docentes. Letramento de pessoas com deficiência visual |
topic |
Educação. Letramento. Braille. Leitores de tela Saberes docentes. Letramento de pessoas com deficiência visual |
description |
Apresentamos um relato de pesquisa com foco nas práticas de letramento das pessoas com deficiência visual, especialmente durante os processos iniciais de alfabetização. O computador com leitor de tela é apontado como uma TIC capaz de suprir as lacunas comunicacionais e interacionais deixadas pelo código Braille. A pesquisa objetivou compreender e analisar os saberes de professores sobre os recursos de acesso ao conhecimento para crianças com deficiência visual matriculadas na rede municipal de ensino de Uberlândia (MG). Participaram da pesquisa quatro professoras do AEE que por meio de entrevistas semiestruturadas nos forneceram os dados necessários, cuja construção ocorreu sob uma dimensão histórico-cultural característica da epistemologia qualitativa. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdos. As conclusões revelam que o código Braille ocupa a centralidade dos saberes e das práticas dos sujeitos da pesquisa, sendo a informática utilizada de maneira muito insipiente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235 10.22456/1982-1654.39235 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.39235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235/32519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182733021184 |