O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portes, Rutileia Maria de Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235
Resumo: Apresentamos um relato de pesquisa com foco nas práticas de letramento das pessoas com deficiência visual, especialmente durante os processos iniciais de alfabetização. O computador com leitor de tela é apontado como uma TIC capaz de suprir as lacunas comunicacionais e interacionais deixadas pelo código Braille. A pesquisa objetivou compreender e analisar os saberes de professores sobre os recursos de acesso ao conhecimento para crianças com deficiência visual matriculadas na rede municipal de ensino de Uberlândia (MG). Participaram da pesquisa quatro professoras do AEE que por meio de entrevistas semiestruturadas nos forneceram os dados necessários, cuja construção ocorreu sob uma dimensão histórico-cultural característica da epistemologia qualitativa. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdos. As conclusões revelam que o código Braille ocupa a centralidade dos saberes e das práticas dos sujeitos da pesquisa, sendo a informática utilizada de maneira muito insipiente.
id UFRGS-7_e4dbb8b42218e83005cb21ab3e4bc6c2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/39235
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência VisualEducação. Letramento. Braille. Leitores de telaSaberes docentes. Letramento de pessoas com deficiência visualApresentamos um relato de pesquisa com foco nas práticas de letramento das pessoas com deficiência visual, especialmente durante os processos iniciais de alfabetização. O computador com leitor de tela é apontado como uma TIC capaz de suprir as lacunas comunicacionais e interacionais deixadas pelo código Braille. A pesquisa objetivou compreender e analisar os saberes de professores sobre os recursos de acesso ao conhecimento para crianças com deficiência visual matriculadas na rede municipal de ensino de Uberlândia (MG). Participaram da pesquisa quatro professoras do AEE que por meio de entrevistas semiestruturadas nos forneceram os dados necessários, cuja construção ocorreu sob uma dimensão histórico-cultural característica da epistemologia qualitativa. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdos. As conclusões revelam que o código Braille ocupa a centralidade dos saberes e das práticas dos sujeitos da pesquisa, sendo a informática utilizada de maneira muito insipiente.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3923510.22456/1982-1654.39235Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235/32519Portes, Rutileia Maria de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/39235Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:46Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual
title O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual
spellingShingle O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual
Portes, Rutileia Maria de Lima
Educação. Letramento. Braille. Leitores de tela
Saberes docentes. Letramento de pessoas com deficiência visual
title_short O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual
title_full O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual
title_fullStr O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual
title_full_unstemmed O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual
title_sort O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual
author Portes, Rutileia Maria de Lima
author_facet Portes, Rutileia Maria de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portes, Rutileia Maria de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Letramento. Braille. Leitores de tela
Saberes docentes. Letramento de pessoas com deficiência visual
topic Educação. Letramento. Braille. Leitores de tela
Saberes docentes. Letramento de pessoas com deficiência visual
description Apresentamos um relato de pesquisa com foco nas práticas de letramento das pessoas com deficiência visual, especialmente durante os processos iniciais de alfabetização. O computador com leitor de tela é apontado como uma TIC capaz de suprir as lacunas comunicacionais e interacionais deixadas pelo código Braille. A pesquisa objetivou compreender e analisar os saberes de professores sobre os recursos de acesso ao conhecimento para crianças com deficiência visual matriculadas na rede municipal de ensino de Uberlândia (MG). Participaram da pesquisa quatro professoras do AEE que por meio de entrevistas semiestruturadas nos forneceram os dados necessários, cuja construção ocorreu sob uma dimensão histórico-cultural característica da epistemologia qualitativa. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdos. As conclusões revelam que o código Braille ocupa a centralidade dos saberes e das práticas dos sujeitos da pesquisa, sendo a informática utilizada de maneira muito insipiente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235
10.22456/1982-1654.39235
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.39235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235/32519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182733021184