Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/118446 |
Resumo: | A educação formal das gerações nascidas na cultura digital é desafiada a integralizar as Tecnologias Digitais (TD) à rotina das crianças na escola. Isso ocorre nas mais variadas atividades, como é o caso da contação de histórias para crianças pequenas. Nesta investigação o objetivo geral foi elencar implicações pedagógicas no uso dos jogos digitais da Disney na contação de história, no 2º período da educação infantil de uma escola municipal, em Maceió/AL. Os sujeitos da pesquisa foram 15 crianças e a partir de um projeto de intervenção realizado em sala de aula, foram retratadas as reações das crianças durante os momentos de interação com a turma, a partir da contação de três histórias associadas aos jogos digitais. Partindo do pressuposto que jogos digitais são artefatos culturais, foi possível constatar que sua utilização no ambiente escolar foi favorável e contribuiu no processo de construção do conhecimento das crianças observadas. |
id |
UFRGS-7_e8cbf44723b50a031bcedc41ca6b0837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/118446 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação InfantilJogos DigitaisContação de HistóriasEducação Infantil.Jogos Digitais na EducaçãoA educação formal das gerações nascidas na cultura digital é desafiada a integralizar as Tecnologias Digitais (TD) à rotina das crianças na escola. Isso ocorre nas mais variadas atividades, como é o caso da contação de histórias para crianças pequenas. Nesta investigação o objetivo geral foi elencar implicações pedagógicas no uso dos jogos digitais da Disney na contação de história, no 2º período da educação infantil de uma escola municipal, em Maceió/AL. Os sujeitos da pesquisa foram 15 crianças e a partir de um projeto de intervenção realizado em sala de aula, foram retratadas as reações das crianças durante os momentos de interação com a turma, a partir da contação de três histórias associadas aos jogos digitais. Partindo do pressuposto que jogos digitais são artefatos culturais, foi possível constatar que sua utilização no ambiente escolar foi favorável e contribuiu no processo de construção do conhecimento das crianças observadas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11844610.22456/1982-1654.118446Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 71-86Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 71-861982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/118446/87124Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Arly Tenório Rijo da Silvade Almeida, Fabiana ArrudaPimentel, Fernando Silvio Cavalcante2022-12-08T01:34:38Zoai:seer.ufrgs.br:article/118446Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-12-08T01:34:38Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil |
title |
Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil |
spellingShingle |
Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil Lopes, Arly Tenório Rijo da Silva Jogos Digitais Contação de Histórias Educação Infantil. Jogos Digitais na Educação |
title_short |
Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil |
title_full |
Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil |
title_fullStr |
Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil |
title_sort |
Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil |
author |
Lopes, Arly Tenório Rijo da Silva |
author_facet |
Lopes, Arly Tenório Rijo da Silva de Almeida, Fabiana Arruda Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Fabiana Arruda Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Arly Tenório Rijo da Silva de Almeida, Fabiana Arruda Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Digitais Contação de Histórias Educação Infantil. Jogos Digitais na Educação |
topic |
Jogos Digitais Contação de Histórias Educação Infantil. Jogos Digitais na Educação |
description |
A educação formal das gerações nascidas na cultura digital é desafiada a integralizar as Tecnologias Digitais (TD) à rotina das crianças na escola. Isso ocorre nas mais variadas atividades, como é o caso da contação de histórias para crianças pequenas. Nesta investigação o objetivo geral foi elencar implicações pedagógicas no uso dos jogos digitais da Disney na contação de história, no 2º período da educação infantil de uma escola municipal, em Maceió/AL. Os sujeitos da pesquisa foram 15 crianças e a partir de um projeto de intervenção realizado em sala de aula, foram retratadas as reações das crianças durante os momentos de interação com a turma, a partir da contação de três histórias associadas aos jogos digitais. Partindo do pressuposto que jogos digitais são artefatos culturais, foi possível constatar que sua utilização no ambiente escolar foi favorável e contribuiu no processo de construção do conhecimento das crianças observadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/118446 10.22456/1982-1654.118446 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/118446 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.118446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/118446/87124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 71-86 Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 71-86 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184237727744 |