Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo inserir um programa de capacitação de familiares de crianças, jovens e adultos usuários de sistemas suplementares e alternativos de comunicação no contexto das linguagens alternativas. Participaram deste estudo famílias na faixa etária de 25 a 65 anos no período de 2010 a 2012. As atividades foram realizadas semanalmente com a duração de uma hora em um laboratório de comunicação alternativa. Todas as atividades foram filmadas e, após a transcrição dos relatos verbais dos participantes. As categorias obtidas foram analisadas de acordo com as etapas do programa. Os resultados indicaram que as famílias perceberam: a necessidade do uso dos sistemas gráficos para a comunicação, importância da adaptação dos materiais e a necessidade de perceber as diferentes habilidades de seus filhos. O trabalho reforçou a necessidade de orientação sistemática e contínua para as famílias, assim como, destacou o uso dos sistemas gráficos no contexto da linguagem. |
id |
UFRGS-7_ec2b84c3000a26fdd5108da9a5681914 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/43427 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativaEducação especial. Inclusão. Família. Habilidades comunicativas. Comunicação alternativa.Comunicação AlternativaEste trabalho teve como objetivo inserir um programa de capacitação de familiares de crianças, jovens e adultos usuários de sistemas suplementares e alternativos de comunicação no contexto das linguagens alternativas. Participaram deste estudo famílias na faixa etária de 25 a 65 anos no período de 2010 a 2012. As atividades foram realizadas semanalmente com a duração de uma hora em um laboratório de comunicação alternativa. Todas as atividades foram filmadas e, após a transcrição dos relatos verbais dos participantes. As categorias obtidas foram analisadas de acordo com as etapas do programa. Os resultados indicaram que as famílias perceberam: a necessidade do uso dos sistemas gráficos para a comunicação, importância da adaptação dos materiais e a necessidade de perceber as diferentes habilidades de seus filhos. O trabalho reforçou a necessidade de orientação sistemática e contínua para as famílias, assim como, destacou o uso dos sistemas gráficos no contexto da linguagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4342710.22456/1982-1654.43427Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427/28004Deliberato, DeboraMassaro, MuniqueGoldoni, MatalieSilveira, Juliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/43427Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
title |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
spellingShingle |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa Deliberato, Debora Educação especial. Inclusão. Família. Habilidades comunicativas. Comunicação alternativa. Comunicação Alternativa |
title_short |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
title_full |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
title_fullStr |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
title_full_unstemmed |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
title_sort |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
author |
Deliberato, Debora |
author_facet |
Deliberato, Debora Massaro, Munique Goldoni, Matalie Silveira, Julia |
author_role |
author |
author2 |
Massaro, Munique Goldoni, Matalie Silveira, Julia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deliberato, Debora Massaro, Munique Goldoni, Matalie Silveira, Julia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial. Inclusão. Família. Habilidades comunicativas. Comunicação alternativa. Comunicação Alternativa |
topic |
Educação especial. Inclusão. Família. Habilidades comunicativas. Comunicação alternativa. Comunicação Alternativa |
description |
Este trabalho teve como objetivo inserir um programa de capacitação de familiares de crianças, jovens e adultos usuários de sistemas suplementares e alternativos de comunicação no contexto das linguagens alternativas. Participaram deste estudo famílias na faixa etária de 25 a 65 anos no período de 2010 a 2012. As atividades foram realizadas semanalmente com a duração de uma hora em um laboratório de comunicação alternativa. Todas as atividades foram filmadas e, após a transcrição dos relatos verbais dos participantes. As categorias obtidas foram analisadas de acordo com as etapas do programa. Os resultados indicaram que as famílias perceberam: a necessidade do uso dos sistemas gráficos para a comunicação, importância da adaptação dos materiais e a necessidade de perceber as diferentes habilidades de seus filhos. O trabalho reforçou a necessidade de orientação sistemática e contínua para as famílias, assim como, destacou o uso dos sistemas gráficos no contexto da linguagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427 10.22456/1982-1654.43427 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.43427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427/28004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183088488448 |