Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427 http://hdl.handle.net/11449/114757 |
Resumo: | This study aimed to enter a training program for family members of children, youth and adults who use augmentative and alternative communication systems in the context of alternative languages . The study included families in the age group of 25-65 years in the period 2010- 2012. The activities were held weekly with duration of one hour in a alternative communication laboratory. All activities were videotaped and after that, the verbal participants’ reports were transcribed. The obtained categories were analyzed according to the steps of the program. The results indicated that families realized: the necessity of graphics systems for communication; the importance of adapted materials; and the need to understand their children’s different skills. The study reinforced the need for systematic and continuous guidance for families, as well as highlighted the use of graphics systems in the context of language. |
id |
UNSP_6cb6dc4eaef09acb3e2cd8041cffdd4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/114757 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativaTraining program for families of alternative communication usersEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃOFAMÍLIACOMUNICAÇÃO ALTERNATIVAThis study aimed to enter a training program for family members of children, youth and adults who use augmentative and alternative communication systems in the context of alternative languages . The study included families in the age group of 25-65 years in the period 2010- 2012. The activities were held weekly with duration of one hour in a alternative communication laboratory. All activities were videotaped and after that, the verbal participants’ reports were transcribed. The obtained categories were analyzed according to the steps of the program. The results indicated that families realized: the necessity of graphics systems for communication; the importance of adapted materials; and the need to understand their children’s different skills. The study reinforced the need for systematic and continuous guidance for families, as well as highlighted the use of graphics systems in the context of language.Este trabalho teve como objetivo inserir um programa de capacitação de familiares de crianças, jovens e adultos usuários de sistemas suplementares e alternativos de comunicação no contexto das linguagens alternativas. Participaram deste estudo famílias na faixa etária de 25 a 65 anos no período de 2010 a 2012. As atividades foram realizadas semanalmente com a duração de uma hora em um laboratório de comunicação alternativa. Todas as atividades foram filmadas e, após a transcrição dos relatos verbais dos participantes. As categorias obtidas foram analisadas de acordo com as etapas do programa. Os resultados indicaram que as famílias perceberam: a necessidade do uso dos sistemas gráficos para a comunicação, importância da adaptação dos materiais e a necessidade de perceber as diferentes habilidades de seus filhos. O trabalho reforçou a necessidade de orientação sistemática e contínua para as famílias, assim como, destacou o uso dos sistemas gráficos no contexto da linguagem.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Massaro, Munique [UNESP]Goldoni, Natálie Iani [UNESP]Silveira, Júlia M. Vicente da [UNESP]2015-02-24T13:57:26Z2015-02-24T13:57:26Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article89-102application/pdfhttp://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427Informática na Educação, v. 16, n. 2, p. 89-102, 2013.1982-1654http://hdl.handle.net/11449/114757ISSN19821654-2013-16-02-89-102.pdf80110278515549595154063375333536Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInformática na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114757Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa Training program for families of alternative communication users |
title |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
spellingShingle |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa Deliberato, Débora [UNESP] EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO FAMÍLIA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA |
title_short |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
title_full |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
title_fullStr |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
title_full_unstemmed |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
title_sort |
Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa |
author |
Deliberato, Débora [UNESP] |
author_facet |
Deliberato, Débora [UNESP] Massaro, Munique [UNESP] Goldoni, Natálie Iani [UNESP] Silveira, Júlia M. Vicente da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Massaro, Munique [UNESP] Goldoni, Natálie Iani [UNESP] Silveira, Júlia M. Vicente da [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deliberato, Débora [UNESP] Massaro, Munique [UNESP] Goldoni, Natálie Iani [UNESP] Silveira, Júlia M. Vicente da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO FAMÍLIA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA |
topic |
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO FAMÍLIA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA |
description |
This study aimed to enter a training program for family members of children, youth and adults who use augmentative and alternative communication systems in the context of alternative languages . The study included families in the age group of 25-65 years in the period 2010- 2012. The activities were held weekly with duration of one hour in a alternative communication laboratory. All activities were videotaped and after that, the verbal participants’ reports were transcribed. The obtained categories were analyzed according to the steps of the program. The results indicated that families realized: the necessity of graphics systems for communication; the importance of adapted materials; and the need to understand their children’s different skills. The study reinforced the need for systematic and continuous guidance for families, as well as highlighted the use of graphics systems in the context of language. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-02-24T13:57:26Z 2015-02-24T13:57:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427 Informática na Educação, v. 16, n. 2, p. 89-102, 2013. 1982-1654 http://hdl.handle.net/11449/114757 ISSN19821654-2013-16-02-89-102.pdf 8011027851554959 5154063375333536 |
url |
http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427 http://hdl.handle.net/11449/114757 |
identifier_str_mv |
Informática na Educação, v. 16, n. 2, p. 89-102, 2013. 1982-1654 ISSN19821654-2013-16-02-89-102.pdf 8011027851554959 5154063375333536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Informática na Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
89-102 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128128846921728 |