PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5736 |
Resumo: | Frente às Diretrizes Curriculares Nacionais, várias escolas médicas estão sendo estimuladas a implantarem em seus currículos, metodologias ativas de ensino aprendizagem. No entanto, para que isto ocorra de forma efetiva há necessidade de profissionais qualificados, na sua gestão. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi identificar a percepção do gestor (coordenador de curso ou diretor de faculdade de medicina) quanto à gestão, frente à implantação de currículo com metodologias ativas. Foi realizado o levantamento, no site do MEC e das Escolas Médicas, das Instituições de Ensino que fazem uso destas metodologias no currículo do curso de Medicina. Após, foi enviado por meio de correio eletrônico informações do projeto, o TCLE e o questionário estruturado aos gestores dos cursos. Das 183 escolas de Medicina existentes no país, 76 declararam, nos sites não serem tradicionais, sendo identificadas, por nós, como passíveis de adotarem metodologias ativas. Das 76 instituições contatadas, 11 (14,5%) responderam ao questionário. Destas, 4 (36%) disseram não fazer uso de metodologias ativas e 7 (64%) adotam estas metodologias. O tempo de implantação do currículo com metodologia ativa variou de 1 a 14 anos e o tempo na gestão do curso, de 1 dia a 5 anos. Todos relataram ter recebido treinamento voltado à gestão de currículo em metodologias ativas. Os gestores descreveram aspectos facilitadores, dificultadores, além da resistência encontrada. Para que a aprendizagem dos futuros médicos aconteça de forma eficaz, é necessário que a gestão do curso acompanhe a inovação pedagógica, buscando ferramentas criativas e inovadoras. |
id |
UNICESU -1_da22e2adec2ce035e904a7de11306590 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5736 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINAMetodologias ativasGestão de currículosAprendizagem baseada em problemasFrente às Diretrizes Curriculares Nacionais, várias escolas médicas estão sendo estimuladas a implantarem em seus currículos, metodologias ativas de ensino aprendizagem. No entanto, para que isto ocorra de forma efetiva há necessidade de profissionais qualificados, na sua gestão. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi identificar a percepção do gestor (coordenador de curso ou diretor de faculdade de medicina) quanto à gestão, frente à implantação de currículo com metodologias ativas. Foi realizado o levantamento, no site do MEC e das Escolas Médicas, das Instituições de Ensino que fazem uso destas metodologias no currículo do curso de Medicina. Após, foi enviado por meio de correio eletrônico informações do projeto, o TCLE e o questionário estruturado aos gestores dos cursos. Das 183 escolas de Medicina existentes no país, 76 declararam, nos sites não serem tradicionais, sendo identificadas, por nós, como passíveis de adotarem metodologias ativas. Das 76 instituições contatadas, 11 (14,5%) responderam ao questionário. Destas, 4 (36%) disseram não fazer uso de metodologias ativas e 7 (64%) adotam estas metodologias. O tempo de implantação do currículo com metodologia ativa variou de 1 a 14 anos e o tempo na gestão do curso, de 1 dia a 5 anos. Todos relataram ter recebido treinamento voltado à gestão de currículo em metodologias ativas. Os gestores descreveram aspectos facilitadores, dificultadores, além da resistência encontrada. Para que a aprendizagem dos futuros médicos aconteça de forma eficaz, é necessário que a gestão do curso acompanhe a inovação pedagógica, buscando ferramentas criativas e inovadoras.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-29T13:30:18Z2020-04-29T13:30:18Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5736porAVANZI, Valéria MirandaIDERIHAL, Nilce Marzollainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:42:06ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA |
title |
PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA AVANZI, Valéria Miranda Metodologias ativas Gestão de currículos Aprendizagem baseada em problemas |
title_short |
PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA |
title_full |
PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA |
title_sort |
PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA |
author |
AVANZI, Valéria Miranda |
author_facet |
AVANZI, Valéria Miranda IDERIHAL, Nilce Marzolla |
author_role |
author |
author2 |
IDERIHAL, Nilce Marzolla |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AVANZI, Valéria Miranda IDERIHAL, Nilce Marzolla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Gestão de currículos Aprendizagem baseada em problemas |
topic |
Metodologias ativas Gestão de currículos Aprendizagem baseada em problemas |
description |
Frente às Diretrizes Curriculares Nacionais, várias escolas médicas estão sendo estimuladas a implantarem em seus currículos, metodologias ativas de ensino aprendizagem. No entanto, para que isto ocorra de forma efetiva há necessidade de profissionais qualificados, na sua gestão. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi identificar a percepção do gestor (coordenador de curso ou diretor de faculdade de medicina) quanto à gestão, frente à implantação de currículo com metodologias ativas. Foi realizado o levantamento, no site do MEC e das Escolas Médicas, das Instituições de Ensino que fazem uso destas metodologias no currículo do curso de Medicina. Após, foi enviado por meio de correio eletrônico informações do projeto, o TCLE e o questionário estruturado aos gestores dos cursos. Das 183 escolas de Medicina existentes no país, 76 declararam, nos sites não serem tradicionais, sendo identificadas, por nós, como passíveis de adotarem metodologias ativas. Das 76 instituições contatadas, 11 (14,5%) responderam ao questionário. Destas, 4 (36%) disseram não fazer uso de metodologias ativas e 7 (64%) adotam estas metodologias. O tempo de implantação do currículo com metodologia ativa variou de 1 a 14 anos e o tempo na gestão do curso, de 1 dia a 5 anos. Todos relataram ter recebido treinamento voltado à gestão de currículo em metodologias ativas. Os gestores descreveram aspectos facilitadores, dificultadores, além da resistência encontrada. Para que a aprendizagem dos futuros médicos aconteça de forma eficaz, é necessário que a gestão do curso acompanhe a inovação pedagógica, buscando ferramentas criativas e inovadoras. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-04-29T13:30:18Z 2020-04-29T13:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5736 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771928907612160 |