PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AVANZI, Valéria Miranda
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: IDERIHAL, Nilce Marzolla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5736
Resumo: Frente às Diretrizes Curriculares Nacionais, várias escolas médicas estão sendo estimuladas a implantarem em seus currículos, metodologias ativas de ensino aprendizagem. No entanto, para que isto ocorra de forma efetiva há necessidade de profissionais qualificados, na sua gestão. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi identificar a percepção do gestor (coordenador de curso ou diretor de faculdade de medicina) quanto à gestão, frente à implantação de currículo com metodologias ativas. Foi realizado o levantamento, no site do MEC e das Escolas Médicas, das Instituições de Ensino que fazem uso destas metodologias no currículo do curso de Medicina. Após, foi enviado por meio de correio eletrônico informações do projeto, o TCLE e o questionário estruturado aos gestores dos cursos. Das 183 escolas de Medicina existentes no país, 76 declararam, nos sites não serem tradicionais, sendo identificadas, por nós, como passíveis de adotarem metodologias ativas. Das 76 instituições contatadas, 11 (14,5%) responderam ao questionário. Destas, 4 (36%) disseram não fazer uso de metodologias ativas e 7 (64%) adotam estas metodologias. O tempo de implantação do currículo com metodologia ativa variou de 1 a 14 anos e o tempo na gestão do curso, de 1 dia a 5 anos. Todos relataram ter recebido treinamento voltado à gestão de currículo em metodologias ativas. Os gestores descreveram aspectos facilitadores, dificultadores, além da resistência encontrada. Para que a aprendizagem dos futuros médicos aconteça de forma eficaz, é necessário que a gestão do curso acompanhe a inovação pedagógica, buscando ferramentas criativas e inovadoras.
id UNICESU -1_da22e2adec2ce035e904a7de11306590
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5736
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINAMetodologias ativasGestão de currículosAprendizagem baseada em problemasFrente às Diretrizes Curriculares Nacionais, várias escolas médicas estão sendo estimuladas a implantarem em seus currículos, metodologias ativas de ensino aprendizagem. No entanto, para que isto ocorra de forma efetiva há necessidade de profissionais qualificados, na sua gestão. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi identificar a percepção do gestor (coordenador de curso ou diretor de faculdade de medicina) quanto à gestão, frente à implantação de currículo com metodologias ativas. Foi realizado o levantamento, no site do MEC e das Escolas Médicas, das Instituições de Ensino que fazem uso destas metodologias no currículo do curso de Medicina. Após, foi enviado por meio de correio eletrônico informações do projeto, o TCLE e o questionário estruturado aos gestores dos cursos. Das 183 escolas de Medicina existentes no país, 76 declararam, nos sites não serem tradicionais, sendo identificadas, por nós, como passíveis de adotarem metodologias ativas. Das 76 instituições contatadas, 11 (14,5%) responderam ao questionário. Destas, 4 (36%) disseram não fazer uso de metodologias ativas e 7 (64%) adotam estas metodologias. O tempo de implantação do currículo com metodologia ativa variou de 1 a 14 anos e o tempo na gestão do curso, de 1 dia a 5 anos. Todos relataram ter recebido treinamento voltado à gestão de currículo em metodologias ativas. Os gestores descreveram aspectos facilitadores, dificultadores, além da resistência encontrada. Para que a aprendizagem dos futuros médicos aconteça de forma eficaz, é necessário que a gestão do curso acompanhe a inovação pedagógica, buscando ferramentas criativas e inovadoras.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-29T13:30:18Z2020-04-29T13:30:18Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5736porAVANZI, Valéria MirandaIDERIHAL, Nilce Marzollainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:42:06ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA
title PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA
spellingShingle PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA
AVANZI, Valéria Miranda
Metodologias ativas
Gestão de currículos
Aprendizagem baseada em problemas
title_short PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA
title_full PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA
title_fullStr PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA
title_sort PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA
author AVANZI, Valéria Miranda
author_facet AVANZI, Valéria Miranda
IDERIHAL, Nilce Marzolla
author_role author
author2 IDERIHAL, Nilce Marzolla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AVANZI, Valéria Miranda
IDERIHAL, Nilce Marzolla
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Gestão de currículos
Aprendizagem baseada em problemas
topic Metodologias ativas
Gestão de currículos
Aprendizagem baseada em problemas
description Frente às Diretrizes Curriculares Nacionais, várias escolas médicas estão sendo estimuladas a implantarem em seus currículos, metodologias ativas de ensino aprendizagem. No entanto, para que isto ocorra de forma efetiva há necessidade de profissionais qualificados, na sua gestão. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi identificar a percepção do gestor (coordenador de curso ou diretor de faculdade de medicina) quanto à gestão, frente à implantação de currículo com metodologias ativas. Foi realizado o levantamento, no site do MEC e das Escolas Médicas, das Instituições de Ensino que fazem uso destas metodologias no currículo do curso de Medicina. Após, foi enviado por meio de correio eletrônico informações do projeto, o TCLE e o questionário estruturado aos gestores dos cursos. Das 183 escolas de Medicina existentes no país, 76 declararam, nos sites não serem tradicionais, sendo identificadas, por nós, como passíveis de adotarem metodologias ativas. Das 76 instituições contatadas, 11 (14,5%) responderam ao questionário. Destas, 4 (36%) disseram não fazer uso de metodologias ativas e 7 (64%) adotam estas metodologias. O tempo de implantação do currículo com metodologia ativa variou de 1 a 14 anos e o tempo na gestão do curso, de 1 dia a 5 anos. Todos relataram ter recebido treinamento voltado à gestão de currículo em metodologias ativas. Os gestores descreveram aspectos facilitadores, dificultadores, além da resistência encontrada. Para que a aprendizagem dos futuros médicos aconteça de forma eficaz, é necessário que a gestão do curso acompanhe a inovação pedagógica, buscando ferramentas criativas e inovadoras.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-29T13:30:18Z
2020-04-29T13:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5736
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771928907612160