Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Karla Marques
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Axt, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/41104
Resumo: Este artigo propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização semipresencial. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.
id UFRGS-7_eec726e53b3dc667b87b4c33a1dbdb76
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/41104
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de AprendizagemAmbiente Virtual de Ensino Aprendizagem. Redes de Conversação. Sistema Social.Comunidade em Ambiente Virtual de AprendizagemEste artigo propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização semipresencial. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa, Estudo de casoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4110410.22456/1982-1654.41104Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/41104/29980da Rocha, Karla MarquesAxt, Margareteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/41104Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
spellingShingle Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
da Rocha, Karla Marques
Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem. Redes de Conversação. Sistema Social.
Comunidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_short Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_fullStr Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full_unstemmed Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_sort Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
author da Rocha, Karla Marques
author_facet da Rocha, Karla Marques
Axt, Margarete
author_role author
author2 Axt, Margarete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha, Karla Marques
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem. Redes de Conversação. Sistema Social.
Comunidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem
topic Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem. Redes de Conversação. Sistema Social.
Comunidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem
description Este artigo propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização semipresencial. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa, Estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/41104
10.22456/1982-1654.41104
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/41104
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.41104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/41104/29980
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183072759808