Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/41104 |
Resumo: | Este artigo propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização semipresencial. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem. |
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Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de AprendizagemAmbiente Virtual de Ensino Aprendizagem. Redes de Conversação. Sistema Social.Comunidade em Ambiente Virtual de AprendizagemEste artigo propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização semipresencial. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa, Estudo de casoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4110410.22456/1982-1654.41104Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/41104/29980da Rocha, Karla MarquesAxt, Margareteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/41104Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este artigo propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização semipresencial. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem. |
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