Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Karla Marques
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11583
Resumo: Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.
id UFRGS-7_b327207704088d33f7d1a83937ec3402
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/11583
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de AprendizagemAmbiente de aprendizagem – Ambiente virtual. Informática na educação. Tecnologia da informação e comunicação. Rede de conversação. MaturanaHumberto.Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo de Teseapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1158310.22456/1982-1654.11583Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANAInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11583/6795da Rocha, Karla Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:37:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/11583Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:37:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem
spellingShingle Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem
da Rocha, Karla Marques
Ambiente de aprendizagem – Ambiente virtual. Informática na educação. Tecnologia da informação e comunicação. Rede de conversação. Maturana
Humberto.
title_short Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_fullStr Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full_unstemmed Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_sort Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem
author da Rocha, Karla Marques
author_facet da Rocha, Karla Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha, Karla Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem – Ambiente virtual. Informática na educação. Tecnologia da informação e comunicação. Rede de conversação. Maturana
Humberto.
topic Ambiente de aprendizagem – Ambiente virtual. Informática na educação. Tecnologia da informação e comunicação. Rede de conversação. Maturana
Humberto.
description Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resumo de Tese
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11583
10.22456/1982-1654.11583
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11583
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.11583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11583/6795
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA
Informática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182180421632