Locomoção Independente: contribuição aos programas de orientação e mobilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21839 |
Resumo: | A bengala usada pelos cegos na locomoção funciona como extensão do sentido tátil, no entanto, não atende à necessidade de leitura de elementos localizados acima da linha da cintura, comumente encontrados nos centros urbanos, e que se configuram como barreiras físicas. Essas barreiras, tal como telefones públicos, toldos, lixeiras e outros, podem ocasionar acidentes, transmitindo insegurança na locomoção. Este artigo descreve o projeto Bengala Longa Eletrônica, o qual foi desenvolvido com o intuito de auxiliar no processo de orientação e mobilidade do cego em espaços urbanos abertos. Com essa finalidade são apresentadas as características do projeto e o resultado da avaliação qualitativa realizada com cegos e professores de uma associação dedicada ao trabalho com deficientes visuais. Mostra-se a relevante contribuição do projeto nos programas de Orientação e Mobilidade. |
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Locomoção Independente: contribuição aos programas de orientação e mobilidadeAcessibilidadeTecnologia AssistivaBengala LongaOrientação e MobilidadeDeficiência VisualContribuição do projeto Bengala Longa Eletrônica nos programas de Orientação e Mobilidade do cegoA bengala usada pelos cegos na locomoção funciona como extensão do sentido tátil, no entanto, não atende à necessidade de leitura de elementos localizados acima da linha da cintura, comumente encontrados nos centros urbanos, e que se configuram como barreiras físicas. Essas barreiras, tal como telefones públicos, toldos, lixeiras e outros, podem ocasionar acidentes, transmitindo insegurança na locomoção. Este artigo descreve o projeto Bengala Longa Eletrônica, o qual foi desenvolvido com o intuito de auxiliar no processo de orientação e mobilidade do cego em espaços urbanos abertos. Com essa finalidade são apresentadas as características do projeto e o resultado da avaliação qualitativa realizada com cegos e professores de uma associação dedicada ao trabalho com deficientes visuais. Mostra-se a relevante contribuição do projeto nos programas de Orientação e Mobilidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTecnologia Assistivaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2183910.22456/1982-1654.21839Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21839/23713Ramirez, Rafael Garciada Silva, Renato Livramentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-28T19:29:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/21839Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-12-28T19:29:59Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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