Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor

Bibliographic Details
Main Author: Magalhães, Alessandra Tanuri [UNESP]
Publication Date: 2010
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/91208
Summary: O equilíbrio e a locomoção, nas crianças com deficiência visual, constituem habilidades importantes para a independência e a autonomia. Essas habilidades podem ser favorecidas pelo professor de educação infantil, pois ele é o principal mediador das crianças com deficiência visual matriculadas na escola. O professor da educação infantil deve incentivar atividades de orientação e mobilidade para estimular o desenvolvimento global da criança com deficiência visual. Este estudo teve o propósito de comparar o equilíbrio de crianças cegas e com baixa visão, por meio da oscilação do centro de pressão (CP), e identificar, descrever e analisar as estratégias utilizadas pelo professor que auxiliam ou dificultam o processo de orientação e locomoção, nos diferentes ambientes escolares. Para isso, o trabalho foi dividido em duas partes: Estudo 1- Análise do equilíbrio de crianças com deficiência visual; e Estudo 2- Análise da locomoção de um aluno com deficiência visual, no ambiente escolar. Do Estudo 1, participaram 12 crianças com deficiência visual: 6 cegas e 6 com baixa visão, na faixa etária entre 4 e 8 anos. A avaliação do equilíbrio foi realizada pelo software de análise de centro de pressão Matscan Clinical Foots 5.6 e Conformat Research 5.8 e uma plataforma com sensores de pressão da marca Tekscan. Foi efetuada coleta de dados das crianças em bipedestação, apoio unipodal direito e apoio unipodal esquerdo, em que foram obtidos o deslocamento total, ântero-posterior e médio-lateral do CP. Participou do Estudo 2 uma criança do gênero feminino, com 5 anos de idade, integrante do Estudo 1, e uma professora responsável pela sala de aula na qual a aluna estava matriculada. Foi feita a filmagem da rotina da criança na escola. A seguir, efetivou-se a transcrição dos diálogos e ações da professora e criança...
id UNSP_1aed642fb63543b392c25e07a3264c63
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91208
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professorEducação especialCegos - EducaçãoCrianças deficientes visuaisCegos - Orientação e mobilidadeDeficiência visual - Crianças - Controle posturalDeficiência visual - Crianças - EquilíbrioO equilíbrio e a locomoção, nas crianças com deficiência visual, constituem habilidades importantes para a independência e a autonomia. Essas habilidades podem ser favorecidas pelo professor de educação infantil, pois ele é o principal mediador das crianças com deficiência visual matriculadas na escola. O professor da educação infantil deve incentivar atividades de orientação e mobilidade para estimular o desenvolvimento global da criança com deficiência visual. Este estudo teve o propósito de comparar o equilíbrio de crianças cegas e com baixa visão, por meio da oscilação do centro de pressão (CP), e identificar, descrever e analisar as estratégias utilizadas pelo professor que auxiliam ou dificultam o processo de orientação e locomoção, nos diferentes ambientes escolares. Para isso, o trabalho foi dividido em duas partes: Estudo 1- Análise do equilíbrio de crianças com deficiência visual; e Estudo 2- Análise da locomoção de um aluno com deficiência visual, no ambiente escolar. Do Estudo 1, participaram 12 crianças com deficiência visual: 6 cegas e 6 com baixa visão, na faixa etária entre 4 e 8 anos. A avaliação do equilíbrio foi realizada pelo software de análise de centro de pressão Matscan Clinical Foots 5.6 e Conformat Research 5.8 e uma plataforma com sensores de pressão da marca Tekscan. Foi efetuada coleta de dados das crianças em bipedestação, apoio unipodal direito e apoio unipodal esquerdo, em que foram obtidos o deslocamento total, ântero-posterior e médio-lateral do CP. Participou do Estudo 2 uma criança do gênero feminino, com 5 anos de idade, integrante do Estudo 1, e uma professora responsável pela sala de aula na qual a aluna estava matriculada. Foi feita a filmagem da rotina da criança na escola. A seguir, efetivou-se a transcrição dos diálogos e ações da professora e criança...Both balance and locomotion in children with vision impairment constitute important abilities to their independence and autonomy. These abilities can be encouraged by their preschool teachers, once they are the main mediator of these blind children in school. The preschool teacher should encourage orientation and mobility activities in order to help the global development of the child with vision impairment. The objective of this study was to compare the balance between blind and low vision children through changes in the Center of pressure (CP) as well as to identify, describe and to analyze the strategies that are used by teachers which are favorable of unfavorable the process of orientation and mobility in different school environments. This study was divided in two parts: Study 1- Analysis of balance in children with vision impairment and Study 2- Analysis of locomotion of one vision impairment in student at school environment. Twelve children with vision impairment participated in study 1: six blind children and six low vision children. All of them are between 4 and 8 years of age. The balance test was performed by the software of CP analysis Matscan Clinical Foots 5.6 and Conformat Research 5.8 and one Tekscan platform with pressures sensors. The children were evaluated in an upright position, right and left unipodal stance and then the total displacement as well as the anterior and medium lateral CP were achieved. A five year old girl from Study 1 joined the Study 2 as well as her teacher who was responsible for her classroom. A daily activity film of this child at school was performed. After that a speech transcription of the teacher and the child behaviors at school was done. After that it was developed 6 themes of analysis related to the strategies used by the teacher during the child orientation and mobility... (Complete abstract, click electronic address below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magalhães, Alessandra Tanuri [UNESP]2014-06-11T19:24:56Z2014-06-11T19:24:56Z2010-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 f. : il. color.application/pdfMAGALHÃES, Alessandra Tanuri. Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor. 2010. 132 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/91208000622201magalhaes_at_dr_mar.pdf33004110040P55197619968036480Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-02T06:19:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91208Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-02T06:19:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor
title Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor
spellingShingle Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor
Magalhães, Alessandra Tanuri [UNESP]
Educação especial
Cegos - Educação
Crianças deficientes visuais
Cegos - Orientação e mobilidade
Deficiência visual - Crianças - Controle postural
Deficiência visual - Crianças - Equilíbrio
title_short Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor
title_full Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor
title_fullStr Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor
title_full_unstemmed Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor
title_sort Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor
author Magalhães, Alessandra Tanuri [UNESP]
author_facet Magalhães, Alessandra Tanuri [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Alessandra Tanuri [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Cegos - Educação
Crianças deficientes visuais
Cegos - Orientação e mobilidade
Deficiência visual - Crianças - Controle postural
Deficiência visual - Crianças - Equilíbrio
topic Educação especial
Cegos - Educação
Crianças deficientes visuais
Cegos - Orientação e mobilidade
Deficiência visual - Crianças - Controle postural
Deficiência visual - Crianças - Equilíbrio
description O equilíbrio e a locomoção, nas crianças com deficiência visual, constituem habilidades importantes para a independência e a autonomia. Essas habilidades podem ser favorecidas pelo professor de educação infantil, pois ele é o principal mediador das crianças com deficiência visual matriculadas na escola. O professor da educação infantil deve incentivar atividades de orientação e mobilidade para estimular o desenvolvimento global da criança com deficiência visual. Este estudo teve o propósito de comparar o equilíbrio de crianças cegas e com baixa visão, por meio da oscilação do centro de pressão (CP), e identificar, descrever e analisar as estratégias utilizadas pelo professor que auxiliam ou dificultam o processo de orientação e locomoção, nos diferentes ambientes escolares. Para isso, o trabalho foi dividido em duas partes: Estudo 1- Análise do equilíbrio de crianças com deficiência visual; e Estudo 2- Análise da locomoção de um aluno com deficiência visual, no ambiente escolar. Do Estudo 1, participaram 12 crianças com deficiência visual: 6 cegas e 6 com baixa visão, na faixa etária entre 4 e 8 anos. A avaliação do equilíbrio foi realizada pelo software de análise de centro de pressão Matscan Clinical Foots 5.6 e Conformat Research 5.8 e uma plataforma com sensores de pressão da marca Tekscan. Foi efetuada coleta de dados das crianças em bipedestação, apoio unipodal direito e apoio unipodal esquerdo, em que foram obtidos o deslocamento total, ântero-posterior e médio-lateral do CP. Participou do Estudo 2 uma criança do gênero feminino, com 5 anos de idade, integrante do Estudo 1, e uma professora responsável pela sala de aula na qual a aluna estava matriculada. Foi feita a filmagem da rotina da criança na escola. A seguir, efetivou-se a transcrição dos diálogos e ações da professora e criança...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-04
2014-06-11T19:24:56Z
2014-06-11T19:24:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Alessandra Tanuri. Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor. 2010. 132 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/91208
000622201
magalhaes_at_dr_mar.pdf
33004110040P5
5197619968036480
identifier_str_mv MAGALHÃES, Alessandra Tanuri. Orientação e mobilidade: estudo sobre equilíbrio e estratégias de locomoção utilizadas pelo professor. 2010. 132 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000622201
magalhaes_at_dr_mar.pdf
33004110040P5
5197619968036480
url http://hdl.handle.net/11449/91208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965150359322624