Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88486 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de aprendizagem e as atividades realizadas a partir dos questionamentos das crianças e a uma reflexão sobre como as Tecnologias Digitais podem contribuir para a pesquisa e construção do conhecimento no contexto da Educação Infantil. O projeto foi realizado com uma turma de faixa etária três de uma escola pública de Educação Infantil, de um município do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de natureza aplicada, configurando-se como Pesquisa Exploratória e, enquanto procedimentos técnicos classificada como o Estudo de Caso. Para a realização das atividades foram utilizadas as tecnologias Google Maps e Google Street View. Assim, com base nas reflexões teóricas foi possível repensar a prática pedagógica, junto a uma turma de Educação Infantil, bem como o uso das tecnologias digitais no contexto escolar. |
id |
UFRGS-7_f5fa89ca5fec87de22aaddae03c3fd52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/88486 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street ViewProjeto de AprendizagemTecnologias DigitaisEducação Infantil.O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de aprendizagem e as atividades realizadas a partir dos questionamentos das crianças e a uma reflexão sobre como as Tecnologias Digitais podem contribuir para a pesquisa e construção do conhecimento no contexto da Educação Infantil. O projeto foi realizado com uma turma de faixa etária três de uma escola pública de Educação Infantil, de um município do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de natureza aplicada, configurando-se como Pesquisa Exploratória e, enquanto procedimentos técnicos classificada como o Estudo de Caso. Para a realização das atividades foram utilizadas as tecnologias Google Maps e Google Street View. Assim, com base nas reflexões teóricas foi possível repensar a prática pedagógica, junto a uma turma de Educação Infantil, bem como o uso das tecnologias digitais no contexto escolar.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8848610.22456/1982-1654.88486Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88486/54534Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLocatelli, Ederson LuizPaiva, Ester Elisete PalmeiroFortes, JosmeCamboim, Lisandra Glória LuzBarcelos, Luciane Piresdos Reis, Tatiane Vidalda Silva, Eliane Soares2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/88486Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View |
title |
Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View |
spellingShingle |
Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View Locatelli, Ederson Luiz Projeto de Aprendizagem Tecnologias Digitais Educação Infantil. |
title_short |
Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View |
title_full |
Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View |
title_fullStr |
Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View |
title_sort |
Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View |
author |
Locatelli, Ederson Luiz |
author_facet |
Locatelli, Ederson Luiz Paiva, Ester Elisete Palmeiro Fortes, Josme Camboim, Lisandra Glória Luz Barcelos, Luciane Pires dos Reis, Tatiane Vidal da Silva, Eliane Soares |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Ester Elisete Palmeiro Fortes, Josme Camboim, Lisandra Glória Luz Barcelos, Luciane Pires dos Reis, Tatiane Vidal da Silva, Eliane Soares |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Locatelli, Ederson Luiz Paiva, Ester Elisete Palmeiro Fortes, Josme Camboim, Lisandra Glória Luz Barcelos, Luciane Pires dos Reis, Tatiane Vidal da Silva, Eliane Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de Aprendizagem Tecnologias Digitais Educação Infantil. |
topic |
Projeto de Aprendizagem Tecnologias Digitais Educação Infantil. |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de aprendizagem e as atividades realizadas a partir dos questionamentos das crianças e a uma reflexão sobre como as Tecnologias Digitais podem contribuir para a pesquisa e construção do conhecimento no contexto da Educação Infantil. O projeto foi realizado com uma turma de faixa etária três de uma escola pública de Educação Infantil, de um município do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de natureza aplicada, configurando-se como Pesquisa Exploratória e, enquanto procedimentos técnicos classificada como o Estudo de Caso. Para a realização das atividades foram utilizadas as tecnologias Google Maps e Google Street View. Assim, com base nas reflexões teóricas foi possível repensar a prática pedagógica, junto a uma turma de Educação Infantil, bem como o uso das tecnologias digitais no contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88486 10.22456/1982-1654.88486 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88486 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.88486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88486/54534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183667302400 |