Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Ederson Luiz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paiva, Ester Elisete Palmeiro, Fortes, Josme, Camboim, Lisandra Glória Luz, Barcelos, Luciane Pires, dos Reis, Tatiane Vidal, da Silva, Eliane Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88486
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de aprendizagem e as atividades realizadas a partir dos questionamentos das crianças e a uma reflexão sobre como as Tecnologias Digitais podem contribuir para a pesquisa e construção do conhecimento no contexto da Educação Infantil. O projeto foi realizado com uma turma de faixa etária três de uma escola pública de Educação Infantil, de um município do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de natureza aplicada, configurando-se como Pesquisa Exploratória e, enquanto procedimentos técnicos classificada como o Estudo de Caso. Para a realização das atividades foram utilizadas as tecnologias Google Maps e Google Street View. Assim, com base nas reflexões teóricas foi possível repensar a prática pedagógica, junto a uma turma de Educação Infantil, bem como o uso das tecnologias digitais no contexto escolar.
id UFRGS-7_f5fa89ca5fec87de22aaddae03c3fd52
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/88486
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street ViewProjeto de AprendizagemTecnologias DigitaisEducação Infantil.O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de aprendizagem e as atividades realizadas a partir dos questionamentos das crianças e a uma reflexão sobre como as Tecnologias Digitais podem contribuir para a pesquisa e construção do conhecimento no contexto da Educação Infantil. O projeto foi realizado com uma turma de faixa etária três de uma escola pública de Educação Infantil, de um município do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de natureza aplicada, configurando-se como Pesquisa Exploratória e, enquanto procedimentos técnicos classificada como o Estudo de Caso. Para a realização das atividades foram utilizadas as tecnologias Google Maps e Google Street View. Assim, com base nas reflexões teóricas foi possível repensar a prática pedagógica, junto a uma turma de Educação Infantil, bem como o uso das tecnologias digitais no contexto escolar.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8848610.22456/1982-1654.88486Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88486/54534Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLocatelli, Ederson LuizPaiva, Ester Elisete PalmeiroFortes, JosmeCamboim, Lisandra Glória LuzBarcelos, Luciane Piresdos Reis, Tatiane Vidalda Silva, Eliane Soares2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/88486Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View
title Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View
spellingShingle Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View
Locatelli, Ederson Luiz
Projeto de Aprendizagem
Tecnologias Digitais
Educação Infantil.
title_short Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View
title_full Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View
title_fullStr Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View
title_full_unstemmed Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View
title_sort Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Projeto de Aprendizagem com Google Maps e Google Street View
author Locatelli, Ederson Luiz
author_facet Locatelli, Ederson Luiz
Paiva, Ester Elisete Palmeiro
Fortes, Josme
Camboim, Lisandra Glória Luz
Barcelos, Luciane Pires
dos Reis, Tatiane Vidal
da Silva, Eliane Soares
author_role author
author2 Paiva, Ester Elisete Palmeiro
Fortes, Josme
Camboim, Lisandra Glória Luz
Barcelos, Luciane Pires
dos Reis, Tatiane Vidal
da Silva, Eliane Soares
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Locatelli, Ederson Luiz
Paiva, Ester Elisete Palmeiro
Fortes, Josme
Camboim, Lisandra Glória Luz
Barcelos, Luciane Pires
dos Reis, Tatiane Vidal
da Silva, Eliane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de Aprendizagem
Tecnologias Digitais
Educação Infantil.
topic Projeto de Aprendizagem
Tecnologias Digitais
Educação Infantil.
description O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de aprendizagem e as atividades realizadas a partir dos questionamentos das crianças e a uma reflexão sobre como as Tecnologias Digitais podem contribuir para a pesquisa e construção do conhecimento no contexto da Educação Infantil. O projeto foi realizado com uma turma de faixa etária três de uma escola pública de Educação Infantil, de um município do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de natureza aplicada, configurando-se como Pesquisa Exploratória e, enquanto procedimentos técnicos classificada como o Estudo de Caso. Para a realização das atividades foram utilizadas as tecnologias Google Maps e Google Street View. Assim, com base nas reflexões teóricas foi possível repensar a prática pedagógica, junto a uma turma de Educação Infantil, bem como o uso das tecnologias digitais no contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88486
10.22456/1982-1654.88486
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88486
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.88486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88486/54534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183667302400