A matemática dos trajetos urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana usando o google maps

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarante, Janilson Ananias de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29953
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGCENM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que teve como objetivo discutir possibilidades para se trabalhar em sala de aula uma Geometria que se adapta muito bem ao ambiente urbano, por meio de atividades que utilizaram o Google Maps para simular e analisar percursos e distâncias. O seguinte questionamento norteou nossa pesquisa: como abordar em sala de aula de Matemática a Geometria envolvida nos trajetos urbanos utilizando o Google Maps? Discutimos, para respondê-la, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em aulas de Matemática pensando no ensino de conteúdos e como forma de promoção da cidadania. Conforme a exigência do mestrado profissional, elaboramos um produto educacional – uma sequência didática – que permite o docente abordar a Geometria do Taxista mediante a simulação e análise de deslocamentos por meio do software citado. O produto educacional foi aplicado em uma escola da rede estadual de ensino norterio-grandense, com uma turma da terceira série do Ensino Médio, o que nos permitiu testar e avaliar as atividades propostas. A coleta de dados ocorreu por meio de registros escritos e em áudio obtidos durante a aplicação da sequência didática. A análise dos dados nos revelou que o emprego de conceitos da Geometria Euclidiana na Geometria do Taxista permitiu que os alunos refletissem sobre distâncias e deslocamentos e sobre as aplicações de diferentes geometrias. As simulações propostas pelas atividades possibilitaram aos alunos uma aprendizagem que utilizava seus conhecimentos matemáticos e sobre as tecnologias digitais utilizadas para validar estratégias e resolver problemas.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29953Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGCENM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que teve como objetivo discutir possibilidades para se trabalhar em sala de aula uma Geometria que se adapta muito bem ao ambiente urbano, por meio de atividades que utilizaram o Google Maps para simular e analisar percursos e distâncias. O seguinte questionamento norteou nossa pesquisa: como abordar em sala de aula de Matemática a Geometria envolvida nos trajetos urbanos utilizando o Google Maps? Discutimos, para respondê-la, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em aulas de Matemática pensando no ensino de conteúdos e como forma de promoção da cidadania. Conforme a exigência do mestrado profissional, elaboramos um produto educacional – uma sequência didática – que permite o docente abordar a Geometria do Taxista mediante a simulação e análise de deslocamentos por meio do software citado. O produto educacional foi aplicado em uma escola da rede estadual de ensino norterio-grandense, com uma turma da terceira série do Ensino Médio, o que nos permitiu testar e avaliar as atividades propostas. A coleta de dados ocorreu por meio de registros escritos e em áudio obtidos durante a aplicação da sequência didática. A análise dos dados nos revelou que o emprego de conceitos da Geometria Euclidiana na Geometria do Taxista permitiu que os alunos refletissem sobre distâncias e deslocamentos e sobre as aplicações de diferentes geometrias. As simulações propostas pelas atividades possibilitaram aos alunos uma aprendizagem que utilizava seus conhecimentos matemáticos e sobre as tecnologias digitais utilizadas para validar estratégias e resolver problemas.This work is the result of a research of the professional master's degree in the Postgraduate Program in Teaching of Natural Sciences and Mathematics (PPGCENM) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) which aimed to discuss possibilities for working in the classroom a Geometry that adapts very well to the urban environment, through activities that used Google Maps to simulate and analyze routes and distances. The following question guided our research: how to approach the Geometry involved in urban paths in the Mathematics classroom using Google Maps? In order to answer it, we discussed the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in Mathematics classes with a view to teaching content and as a way of promoting citizenship. As required by the professional master's degree, we developed an educational product - a didactic sequence - that allows the teacher to approach the Taxi Driver's Geometry through the simulation and analysis of displacements through the aforementioned software. The educational product was applied in a school in Rio Grande do Norte the state education system, with a class from the third grade of high school, which allowed us to test and evaluate the proposed activities. Data collection occurred through written and audio records collected during the application of the didactic sequence. Data analysis revealed that the use of Euclidean Geometry concepts in Taxi Driver Geometry allowed students to reflect on distances and displacements, also on the applications of different geometries. The simulations proposed by the activities enabled students to learn using their mathematical knowledge and the digital technologies used to validate strategies and solve problems.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilEnsino de GeometriaGeometria do taxistaTecnologias digitais no ensino de matemáticaGoogle MapsA matemática dos trajetos urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana usando o google mapsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMatematicatrajetosurbanos_Amarante_2020.pdf.txtMatematicatrajetosurbanos_Amarante_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain248546https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29953/2/Matematicatrajetosurbanos_Amarante_2020.pdf.txt46cb8edaf4cc20ef0c0edb23b6e5586aMD52THUMBNAILMatematicatrajetosurbanos_Amarante_2020.pdf.jpgMatematicatrajetosurbanos_Amarante_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29953/3/Matematicatrajetosurbanos_Amarante_2020.pdf.jpg1ac417fc6823faf40228f12b50fea971MD53ORIGINALMatematicatrajetosurbanos_Amarante_2020.pdfapplication/pdf2471919https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29953/1/Matematicatrajetosurbanos_Amarante_2020.pdfe7028c7ce72efc4df62e58e34a7145c1MD51123456789/299532024-03-21 14:54:59.776oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29953Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-21T17:54:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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